segunda-feira, setembro 29, 2008

ENCERRADOS OS JOGOS ABERTOS DO PARANÁ!


Cascavel conquista os títulos no masculino e no feminino!

A modalidade xadrez da Fase Final dos 51º Jogos Abertos do Paraná, em Cascavel, chegou neste sábado (27/09) ao seu último dia com o encerramento da modalidade xadrez. As disputas, no Clube Subtenentes e Sargentos, reuniram enxadristas de alto nível, inclusive com a presença dos grandes mestres internacionais Jayme Sunyê Neto e o argentino Carlos Horácio Garcia Palermo, defendendo Cascavel, o mestre fide Vitório Chemin e o mestre internacional Rodrigo Disconzi da Silva, de Ponta Grossa, jogando por Ponta Grossa, além do mestre fide argentino Pablo Lucas Barrionuevo, que competiu por Campo Mourão.
Na classificação da final, que levou a melhor foi à equipe local (Cascavel / foto), que levou o título geral no masculino e feminino. No xadrez convencional, considerada a disputa mais importante do xadrez, quem levou a melhor no feminino foi Cascavel e no masculino Campo Mourão.
O coordenador do xadrez nos 51º JAP´s, Paulo Virgilio Rios Rodrigues, considerou de alto nível a competição, não só pela presença de grandes atletas, mas também pela disciplina e pelo desempenho demonstrado por parte de todos os participantes.
A competição em Cascavel foi muito valorizada com a participação dos mestres, o que motivou outros atletas, que se sentiram prestigiados em poder competir com enxadristas com nível internacional. Para Vitório Chemin, a disputa do xadrez nos JAP´s foi a mais forte vista em território paranaense nos últimos anos, não apenas pela participação dos mestres, mais pelo crescimento dos enxadristas paranaenses. “Todos estão jogando muito bem, inclusive as garotas, e o xadrez paranaense hoje está muito forte, com tendência a crescer ainda mais, pois com a internet, todas as ciências estão evoluindo com uma enorme velocidade, e nesse contexto podemos incluir o xadrez”, disse o mestre fide.
O argentino e grande mestre Carlos Palermo considerou a competição muito interessante, pois foi a primeira vez que disputou a competição, e como tem muitos amigos no Paraná, ficou muito satisfeito em defender as cores de Cascavel nos JAP´s. “Muita gente com talento e muitos jovens tiveram excelente participação na competição, mas um trabalho mais aprofundado e um estudo maior sobre a modalidade pode ajudar ainda mais na evolução dos iniciantes no xadrez”, ressaltou Palermo.
Quem também teve muito motivo para comemorar na competição foi o Município de Campo Mourão. Até mesmo surpreendendo outros municípios, que fizeram um investimento maior, o município conquistou o título no convencional masculino, um feito quem foi reverenciado até mesmo pelos adversários. O município contou com a participação de Pablo Barrionuevo, que foi responsável por grande parte dos bons resultados mourãoenses.

De acordo com Arthur Fernando Monteiro, técnico e enxadrista mourãoense, mesmo quando Campo Mourão sediou os JAP´s em 2000, a cidade não conseguiu tal colocação no xadrez. “Na época não conseguimos ser campeões no profissional, e no último dia desta edição em Cascavel, chegamos à última rodada precisando vencer Ponta Grossa, equipe bi-campeã dos JAP´s em 2006 e 2007, e com muita força, superação, conseguimos buscar este resultado”, afirma Arthur, que assim como seus atletas, considerou este o grande feito da história do xadrez mourãoense.
Arthur também fez questão de agradecer ao Município de Campo Mourão, através de sua Fundação de Esportes, pelo apoio prestado e a estrutura disponibilizada ao xadrez, que funciona no Colégio Marechal Rondon. As enxadristas mourãoenses ficaram em 4º na classificação geral e terceiro no convencional. Na classificação geral do masculino o município ficou em segundo lugar.
A conquista de Cascavel nos dois naipes compensou todo o investimento realizado pelo município na modalidade para esta competição. Para o técnico Jhoni Zini, técnico cascavelense, o título foi importante para ajudar na pontuação em busca do título geral para o município. “Nós convidamos vários atletas de fora, com intenção de reforçar as equipes de xadrez do município, mas também estamos formando novos talentos, que já vem surgindo na modalidade, e nos próximos anos com certeza estaremos nos mantendo como a principal força do estado na modalidade”, finalizou Zini.

Confira os resultados finais do xadrez em Cascavel:

Classificação Final Feminino
1º Cascavel
2º Ponta Grossa
3º Araucária

Classificação Final Masculino
1º Cascavel
2º Campo Mourão
3º Ponta Grossa

Xadrez Convencional Feminino
1º Cascavel
2º Ponta Grossa
3º Campo Mourão

Xadrez Convencional Masculino
1º Campo Mourão
2º Cascavel
3º Maringá

Confira os resultados por tabuleiros acesando: http://www.jogosabertos.pr.gov.br/modules/fase_final/uploads/resultados_convencional_masc_fem_por_tabuleiro.pdf

TEXTO E FOTOS EXTRAÍDOS DO SITE DA PARANÁ ESPORTE: http://www.jogosabertos.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=2486

Nenhum comentário: