quarta-feira, novembro 05, 2008

10 PERGUNTAS PARA VERA LÚCIA SALDANHA SGUARIO.

A Professora Vera Lúcia Saldanha Sguario conta um pouco de sua experiência frente à Secretaria de Esportes de Piraí do Sul, do orgulho que tem dos enxadrístas locais e do trabalho realizado na área e se emociona ao falar do pai, o Professor e enxadrísta Hélio Saldanha.

1. XP: Quando teve seu primeiro contato com o jogo de xadrez?
Prof.ª Vera:
Em tempo idos... Nasci e me criei vendo meu pai participando de Campeonatos Estaduais e até nacionais, não esquecendo dos jogos competitivos realizados nos finais de tarde, sábados, domingos e feriados, quase sempre em nossa casa, regado com muito chimarrão.

2. XP: Como foi receber o convite para participar da fundação do Clube de Xadrez Municipal que leva o nome do seu pai, o professor Hélio Saldanha?
Prof.ª Vera:
Muito gratificante e emocionante vendo o nome de nosso pai, perpetuado no esporte através do xadrez. São gestos como estes que nos incentivam a continuar prestando serviços relevantes para a comunidade, pois: “Todos colhemos o que plantamos”.

3. XP: A família Saldanha sempre foi adepta dos esportes, isso vem de herança do prof. Hélio?
Prof.ª Vera:
Felizmente nossa família foi e continua adepta ao esporte. São gerações, partido de meu pai e irmãos, passando para os filhos e hoje já está com nossos netos, seguindo o caminho que achamos o melhor, na atual conjuntura; O Esporte.

4. XP: A cidade de Piraí do Sul hoje é conhecida como um dos municípios que mais se destacam no Estado na modalidade de xadrez em várias faixas etárias. A que se deve este destaque?
Prof.ª Vera:
O xadrez Piraiense já e reconhecido no Estado. Vários fatores influenciaram: apoio, infra-estrutura, credibilidade e trabalho, muito trabalho e dedicação, principalmente do instrutor (Maurides) num projeto que se iniciou tímido, difícil pela complexidade da modalidade esportiva, foi crescendo, se estruturando e hoje chegou aonde chegou, e com certeza, se projetará ainda mais.


5. XP: Quando assumiu a pasta da secretaria de esportes em 2001 a senhora criou a Comissão Amigos do Esporte, uma oportunidade para aproximar a comunidade da administração esportiva. Foi criada também a Comissão Amigos do Xadrez. Como analisa a atuação destas comissões ao longo destes anos?
Prof.ª Vera:
Não foi fácil convocar e reunir pessoas da comunidade para opinar, discutir, apontar soluções para os problemas relacionados à pasta. Muitos anos de conscientização, apoio, até que se atingisse o objetivo: aproximação da comunidade, mais precisamente esportiva, ajudando, julgando, decidindo o que é melhor para a comunidade. O primeiro passo foi dado para a administração participativa.

6. XP: Hoje existe em Piraí do Sul a lei de incentivo do ensino de xadrez nas escolas públicas municipais, qual a importância desta lei?
Prof.ª Vera:
A modalidade de xadrez, até alguns anos atrás desconhecida, hoje para as Escolas Públicas Municipais por meio da Lei é de suma importância. Desenvolve todos os sentidos: atenção, disciplina, raciocínio, espírito de equipe e competitividade, além do lazer sadio que a modalidade proporciona.

7. XP: Neste ano a senhora estará deixando a secretaria de esportes, apesar disso, pretende acompanhar não só o xadrez como todas as outras modalidades esportivas?
Prof.ª Vera:
Com certeza. Não somos perpétuos em cargos e funções, principalmente públicos, mesmo porque acreditamos que mudanças são necessárias para que mais pessoas tenham oportunidade de apresentarem e desenvolverem seus projetos que venham ao encontro da comunidade Piraiense. Costumo dizer que depois de meu esposo, filhos, netos e familiares, o ambiente que mais me identifico são os locais esportivos, assistindo, participando, torcendo e vibrando. Nem que seja pela TV.

8. XP: Qual sua expectativa com relação ao próximo secretário de esportes?
Prof.ª Vera:
A expectativa não é só minha, mas de todos os munícipes. Tenho certeza que a próxima gestão tudo fará para a continuidade, já que o piraiense é um desportista nato. Desejo muito sucesso a meu sucessor ou sucessora e toda a sua equipe.

9. XP: A senhora foi secretária de esportes em quatro gestões, isso demonstra sua competência na área. Qual o legado que a senhora deixa aos esportistas e aos funcionários com que conviveu ao longo destes anos?
Prof.ª Vera:
Fui secretária em 4 gestões, em tempos diferentes. Não me julgo tão competente assim, acho que existem outras pessoas que teriam, talvez, mais condições de exercer tal função. Porém, o que tenho é muito boa vontade, disposição e muita garra, não desisto nunca no primeiro obstáculo. O legado que espero ter deixado é de experiência, companheirismo, respeito e de lealdade. Dizer que tive o prazer de conviver por oito anos consecutivos com uma pequena equipe, porém de grandes valores, formando a “família do esporte” e que juntos vestimos a camisa.

10. XP: Qual a mensagem que a senhora deixa aos praticantes do xadrez em Piraí do Sul?
Prof.ª Vera:
Dizer do meu orgulho e satisfação em ter jovens como vocês, que em um mundo onde há tanta inversão de valores, de conceitos e respeito, existem jovens, adolescentes e adultos que se utilizam da prática do xadrez não só competitivo, mas de lazer também. Prossigam, perseverem... O mundo tem jeito e vocês enxadrístas piraienses conseguem separar o joio do trigo. Parabéns, sigam em frente e contem sempre comigo no que estiver ao meu alcance.

No mês de dezembro o entrevistado será o campeão do Circuito Piraiense de Xadrez que será conhecido após a disputa do XIII Municipal Absoluto de Xadrez.

Nenhum comentário: