quarta-feira, dezembro 24, 2008

10 PERGUNTAS PARA SÉRGIO BUSQUETE!


Uma conversa franca com o virtual melhor enxadrísta piraiense de 2008. Faltando ainda disputar o Municipal Absoluto e Feminino que será disputado em Janeiro, Busquete sobrou em 2008 e dificilmente perderá o título de melhor jogador.
Sérgio fala de suas conquistas, do seu inicio como jogador e de sua determinação, que o levou a ser um dos mais fortes enxadrístas locais.
Sérgio Busquete é sem sombra de dúvida um excelente exemplo de como ser um grande jogador e principalmente, exemplo de como ser um grande ser humano.


1. XP: Quando começou a jogar xadrez? Quem o ensinou?
Busquete: Sempre via meus amigos jogando, todo mundo sabia menos eu... Aquilo me deixou com vontade de aprender, então no final do ano de 1996, estava com 13 anos, eu aprendi a movimentar as peças com ajuda de Vinicius Follador Auer, foi ele quem me mostrou a disposição das peças no tabuleiro e o movimento de cada peça. Com isso peguei gosto pelo jogo, achava interessante, porém só perdia (risos), foi quando resolvi pegar mais afundo esse jogo e tenho como base principal duas pessoas, Maurides Júnior e Carlos Bolivar, os quais sempre estiveram a minha disposição sempre que eu tinha alguma dúvida, me ensinavam o que sabiam e emprestavam-me materiais para estudo. Sou muito grato a eles pela paciência que tiveram.

2. XP: Você se inspirou em algum grande mestre para continuar jogando?
Busquete: Sim, até hoje tenho como ídolo o GM Mijhail Botvinnik, tri campeão mundial e dono de belas partidas.

3. XP: Como analisa o Xadrez em Piraí do Sul?
Busquete: O Xadrez em Piraí do Sul evolui de forma até inacreditável, mas não por sorte ou algo assim, foi pelo trabalho intenso dos atletas e das pessoas envolvidas diretamente no Clube de Xadrez, pessoas que sempre se dedicaram para que o Xadrez de Piraí seja respeitado em todo o Paraná e conhecido no Brasil. Lembro em 1997, quando pela primeira vez o Xadrez de Piraí do Sul foi em um Juventude (Jogos da Juventude do Paraná), em Cascavel, e na ocasião sempre estávamos na última e penúltima mesa, ninguém nos conhecia, até ironizavam nossa equipe... Mas o tempo passou e hoje temos equipe que com absoluta certeza tem chance de ser campeã nos Jogos da Juventude. Como disse, toda essa evolução se deu por causa da dedicação dos atletas e principalmente pelo esforço da coordenação onde Maurides Júnior tem comandado desde a criação do Clube até dias de hoje. Comandando de forma honrosa e mostrando resultados.

4. XP: Como foi fazer parte da comissão amigos do xadrez?
Busquete: Foi uma honra ter sido convidado para fazer parte da comissão, sempre gostei de dar idéias e poder ajudar e nada melhor que fazer aquilo que sabemos que será pra nós mesmos. Nossa comissão é integrada por pessoas competentes e quando preciso até imparciais para poder tomar decisões difíceis. Atualmente temos um estatuto (Regimento) que fizemos com o decorrer de vários anos, aprendemos levando tombos, errando... Ainda não está perfeito, mas estamos próximos disso.

5. XP: Qual você considera sua maior conquista ou sua melhor partida?
Busquete: Bom, fiquei muito contente em ganhar pela primeira vez um campeonato, o amigos do clube, em 1997, ganhei esse campeonato e na época eu ainda não tinha completado um ano de Xadrez, ali percebi que se eu estudasse e levasse a sério teria condições de jogar de igual pra igual com enxadrístas locais de alto nível.

6. XP: Existe algum campeonato local ou regional que ainda gostaria de conquistar?
Busquete: Com certeza, o Campeonato Municipal, já bati na trave várias vezes, mas até agora nada, mas ainda pretendo ter um troféu de primeiro lugar desse campeonato. Vou lutar pra isso.

7. XP: Como você se define como jogador? Qual o seu estilo?
Busquete: Acho que sou um jogador que incomodo, não sou forte, mas luto até o final, não me deixo ser vencido com facilidade, se quiser ganhar de mim vai ter que suar um pouco (risos). Desde que comecei a jogar nunca gostei muito de ficar na defensiva, eu ia pro ataque, porém, naquela época eu até sacrificava algumas peças, perdia outras e perdia o jogo. Mas agora estou mais consciente, entendi mais o jogo, mas ainda continuo agressivo, se eu puder atacar não penso duas vezes pra isso, pois é terrível ficar na defensiva, olhar todas as peças do adversário vindo e você não poder fazer nada pra pará-las!!

8. XP: Qual sua expectativa para os próximos anos?
Busquete: Quero participar de todos os campeonatos possíveis, mas como objetivo agora é melhorar meu rating fexpar, pois não consigo ir bem consecutivamente em dois campeonatos valendo fexpar. Pretendo também subir no Ranking piraiense Rápido/Relâmpago e se possível se manter em primeiro no ranking convencional. Se conseguir tudo isso já poderei dizer que 2009 será um bom ano pra mim no xadrez. Para os próximos anos, se Deus me permitir, quero continuar jogando e ensinando o que sei para os próximos que virão, quero que estes vão para outros lugares jogar e mostrar suas capacidades e se possível trazer resultados para Piraí do Sul.

9. XP: Você é considerado com um dos melhores jogadores piraienses de todos os tempos. Quais outros enxadrístas locais você considera como fortes jogadores?
Busquete: Bom, é uma pergunta difícil, têm vários que considero fortes, cada um com seu estilo, mas atualmente posso falar de quatro enxadrístas, sendo eles:

Guilherme Brizola: é um jogador que quase nunca erra, é muito difícil jogar com ele, a gente tem que se esforçar muito pra conseguir ganhar.

Maurides Júnior: é o maior teórico entre todos, sempre tem uma cilada, sempre tem uma nova abertura, uma nova linha de jogo que acaba confundindo a gente, seus êxitos estão sempre ligados aos seus conhecimentos teóricos devido ao seu profundo estudo sobre o xadrez.

Adenilson Moreira: é um jogador que ao longo da partida vai obtendo pequenas vantagens, logo na abertura e meio jogo e quando a partida se aproxima do fim ele já está com a partida praticamente ganha.

Rafael Nabosny: uma mistura de todos que citei, admiro muito seu jogo, é bastante ofensivo e difícil de ser batido.

Mas existem vários outros que não citei que também são jogadores excelentes como: Paulo Brizola, André Halat, Felipe Truppel, José Valderino entre outros.

10. XP: O que você diria para as crianças que querem começar a praticar xadrez em Piraí do Sul?
Busquete: Acho que vou falar isso a vida inteira, pois aconteceu comigo... “Para o xadrez não precisa inteligência, mas sim vontade”... Quando comecei eu tinha em mente que jamais jogaria bem porque nunca fui muito inteligente, mas posso dizer com certeza que tudo que consegui na minha vida foi através de esforço, sempre batalhei, sempre dei o melhor de mim. Se alguém tem um objetivo na vida, corra atrás e não desista nunca, tenho certeza que as crianças se realmente tiverem vontade de ser excelentes enxadrístas só dependerá delas.
Sempre acreditem em vocês mesmos!!

No mês de janeiro o entrevistado será o vencedor do Circuito de Xadrez Rápido dos Campos Gerais (Absoluto), que será conhecido no dia 04/01/2009.

Nenhum comentário: