sexta-feira, outubro 02, 2009

XADREZ É ISSO AÍ!!


Geralmente uso este espaço pra divulgar os resultados do xadrez pelo mundo afora! Mas hoje, particularmente hoje, vou abrir espaço para comentar sobre outros aspectos da modalidade.
De 25/set a 01/out a cidade de Umuarama foi palco de umas das maiores festas esportivas ja vistas. Os 23.º JOGOS DA JUVENTUDE DO PARANÁ. O xadrez, como sempre, merece destaque, isto dito pelo próprio secretário de esportes daquela cidade, "o xadrez foi a única modalidade que não me chamaram para resolver problemas...".
Dentre as várias lições que aprendi com o xadrez talvez as mais importantes sejam a valorização da amizade, o auxílio na formação do carater e a confraternização pura e simples. Nestes jogos, ficou claro que o xadrez enquanto competição, deve estar restrito ao tabuleiro, fora dele devemos lutar pelos mesmos ideais que movem o esporte da mente (Parafrase do amigo Arthur, de Campo Mourão).
Do primeiro ao último dia o respeito mutuo imperou, lutavámos pelas nossas conquistas, mas sem dúvida torcíamos para que tudo corresse bem com nossos adversários. As fotos com nossos amigos, os momentos de alegria, sorrisos, boas conversas, e muitos "blá, blá, blás" eram sempre regados a muito respeito e admiração por todos aqueles que fazem acontecer o esporte.
Os atletas, dirigentes, prefeitos, secretários, professores, acompanhantes, pais, mães, equipe técnica e de arbitragem merecem o nosso agradecimento pelo incentivo a prática de tão rica modalidade esportiva.
A churrascada no penúltimo dia da competição mostrou que esta confraternização de fato existe e não é sazonal, acontece a todo instante.
O xadrez não é apenas uma modalidade esportiva, é uma fraternidade esportiva!

Nenhum comentário: