segunda-feira, dezembro 28, 2009

FELIZ 2010!


Não há dúvida que 2009 foi um ano excelente para o xadrez de Piraí do Sul. Tenhamos fé que 2010 será ainda melhor!

O ano de 2009 vai deixar saudades para os praticantes na nobre arte de Caíssa em Piraí do Sul. Foi um ano movimentado e extremamente vitorioso. Conquistamos várias medalhas em todas as competições disputadas com inúmeros primeiros lugares, segundos, terceiros e por ai afora. E isso tudo devemos a alguns fatores dos quais podemos destacar: A Prefeitura Municipal deu continuidade no projeto de formação de novos talentos, preparação para as competições o que possibilitou várias conquistas, investimentos na formação de equipes de rendimento para os jogos da juventude, jogos abertos e outros jogos oficiais; a confiança dos pais, mães e responsáveis e o principal, a determinação, empenho, a dedicação e o comprometimento de nossos atletas para defender nossa querida Piraí do Sul.
Ao longo do caminho de 2009 alguns erros podem ter sidos cometidos, mas se aconteceram, aconteceram pela ação, nunca pela omissão. Se houve alguns erros, os pais, alunos, atletas podem e devem nos comunicar, dar sua opinião, sugestões etc. Esperamos sempre contar com essa disposição.
Para 2010 vislumbramos também um ano de grandes conquistas. Já no 1.º semestre teremos as finais dos campeonatos paranaenses de xadrez em todas as categorias e até o momento, fora a nossa etapa classificatória que acontece em fevereiro, já temos 15 enxadrístas classificados para as finais nas categorias: absoluto, feminino, sub 18, sub 16, sub 14, sub 12 e sub 10. E esperamos aumentar esse número. Além disso, ainda teremos o Circuito Piraiense de Xadrez que em 2010 também premiará os melhores na categoria infantil.
Como reza o lema da Fide (Federação Internacional de Xadrez) "Gens Una Sumus" e isso certamente deve ser sempre seguido. O ano de 2010 tem tudo para ser um ano Nota 10 para o xadrez local.

Acesse Retrospectiva 2009 no youtube!

DESEJAMOS UM ANO DE 2010 MARAVILHOSO EM TODOS OS SENTIDOS, COM MUITA SAÚDE, ALEGRIAS, CONQUISTAS E SUCESSO.

terça-feira, dezembro 15, 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO ABSOLUTO!


Giovanni Vescovi Campeão Brasileiro de 2009!

Entre 2 e 11 de dezembro disputou-se a Final do Campeonato Brasileiro 2009 na cidade de Americana (SP). O grande vencedor foi o gm Giovanni Vescovi, que foi o único jogador que conseguiu 8,5 puntos em 11 rodadas. Vice-campeão, a meio ponto de distância, aparece Gilberto Milos. O terceiro e quarto lugar foram ocupados por Rafael Leitao e Krikor Mekhitarian (ambos com 7,5/11). No total participaram 12 jogadores e rating médio de Elo de 2469 puntos, o que equivale a um torneio de categoría IX.
Para mais noticias acesse:
chessbase.com

COPA DO MUNDO DE XADREZ!


O israelense Boris Gelfand (foto) levou a melhor nas partidas de desempate e conquistou o titulo da Copa do Mundo!

A Copa do Mundo de Xadrez da FIDE celebrou-se em Khanty-Mansiysk (Sibéria) entre 20 de novembro e 15 de dezembro de 2009. Foi uma competição eliminatória em sete rodadas, com seis mini-duelos (de 2 partidas) em que o ganhador se classificava-se para a fase seguinte. A final consistiu em um duelo de quatro partidas. O controle de tempo foi de 90 minutos para os primeiros 40 movimentos, seguido por 30 minutos para o restante da partida, com 30 segundos de incremento por movimento desde o começo da partida. A Copa do Mundo da FIDE é parte do ciclo pelo Campeonato do Mundo 2009-2011.
As quatro partidas entre Boris Gelfand e Ruslan Ponomariov haviam terminado empatadas, de maneira que precisavam ir para as partidas de rápido e depois relâmpago. Gelfand tomou a liderança na segunda partida de xadrez rápido, jogando com brancas, porem Ponomariov conseguiu igualar o marcador na última partida da serie em uma Defesa Benoni. Continuaram na modalidade de xadrez relâmpago. Gelfand ganhou a primeira partida e Ponomariov a segunda. Finalmente, o israelense decidiu o duelo a seu favor na segunda rodada de xadrez relâmpago, ganhando as duas partidas, com um marcador final de 7:5.

Fonte: www.chessbase.com

segunda-feira, dezembro 14, 2009

CAMPEONATO PARANAENSE POR EQUIPES!


Maringá no masculino e Piraí do Sul no feminino venceram as principais categorias!

De 11 a 13 de dezembro o IEP - Instituto de Engenharia do Paraná, presidido pelo Grande Mestre Internacional de Xadrez Jaime Sunye Neto, sediou mais uma edição do Campeonato Paranaense por Equipes. Ao todo mais de 20 equipes de vários cidades estiveram presentes, entre elas Piraí do Sul.
Este é o oitavo título paranaense conquistado pelo município, os outros sete aconteceram em 2007 no paranaense de rápido.
Maurides, técnico da equipe e coordenador da modalidade no município, explica que "a base da equipe é a mesma dos Jogos Abertos deste ano, e por se tratar de esporte de rendimento é muito importante contar com atletas de alto nível, isso incentiva a procura do xadrez local por parte de outras enxadrístas que podem vir a compor novas equipes em outras categorias".
A arbitragem do evento ficou a cargo de Paulo Rios, um dos baluartes da arbitragem do estado, auxiliado por Rodrigo Droppa. A coordenação do evento foi do Árbitro Internacional e Presidente da Federação de Xadrez do Paraná Claudio Antonio Tonegutti.
O sistema de disputa foi o suíço em cinco rodadas (convencional e rápido) e em seis rodadas para o relâmpago.
A equipe que representou Piraí do Sul foi a UNESXPI - União Esportiva Xadrez Piraí, composta pelas enxadrístas Rafaele Ferreira Silva, Daiane Cristiane Prestes Hornes, Any Caroline Ferreira, Jaqueline Gimni e Pryscila Polansky.
Piraí do Sul ficou com o título de campeã Paranaense no feminino e Maringá no masculino.
Maurides ainda afirma que "graças ao apoio da Prefeitura Municipal, que proporciona todo o apoio necessário para que o xadrez se desenvolva ainda mais, é possivel formar e/ou montar equipes competitivas representando o nosso município, 2009 ficará marcado como um dos melhores na história do xadrez local, fica aqui o nosso agradecimento ao Prefeito Antonio El Achkar, pela disposição em manter um projeto que tem dado certo e incrementa-lo ainda mais, ao Diretor de Operações Mauro de Oliveira, que está sempre pronto a ajudar o esporte piraiense no que puder e a todos que fazem acontecer o xadrez em Piraí do Sul", finaliza.

Foto: Com as meninas campeãs paranaense de 2009, os técnicos Jomar Egoroff, de Maringá e Maurides Júnior.

Visite também o site da Prefeitura Municipal de Piraí do Sul.

sexta-feira, dezembro 11, 2009

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO!

Pais e atletas orgulhosos!


Na noite desta quinta-feira (10/dez) os vencedores dos municipais 2009 em todas as categorias e os vencedores do Circuito Piraiense receberam suas premiações. Foi uma cerimônia que contou com a presença de vários pais e mães que foram orgulhosos ver seus filhos receberem o fruto de suas conquistas. A premiação foi oferecida pela UNESXPI - União Esportiva Xadrez Piraí.

Na oportunidade, Maurides Júnior, Coordenador das atividades de xadrez da Secretaria de Esportes agradeceu o apoio dos pais, dos atletas e da Prefeitura Municipal. Maurides destacou ainda que 2009 foi um dos melhores anos do xadrez Piraiense e que 2010 tem tudo para ser melhor ainda, tendo em vista que o calendário será mantido com muitas atividades e muitos enxadrístas locais já classificados para as finais dos campeonatos paranaenses em várias categorias, o que demonstra que com o apoio dos pais, o empenho dos atletas e o incentivo da Prefeitura estamos no caminho certo.

segunda-feira, dezembro 07, 2009

VII COPA DOS CAMPEÕES - RESULTADOS


A Copa dos Campeões foi o último evento local do ano.

Com a vitória de Sérgio Busquete (foto) a VII Copa dos Campeões foi evento que encerrou os eventos enxadrísticos do calendário 2009 da Secretaria de Esportes e Lazer.
Sérgio teve um aproveitamento excelente com 7.0/7.0 e de quebra ainda assumiu a liderança do Ranking Piraiense de Xadrez (veja neste blog na sessão Destaques).
O sistema de disputa foi o suíço em sete rodadas com tempo de reflexão de 7 min./k.o.
Veja o resultado final aqui.

PROMOÇÃO e REALIZAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAÍ DO SUL / SECREARIA DE ESPORTES E LAZER
DIVULGAÇÃO: SECOM - SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

sexta-feira, dezembro 04, 2009

DIA DO SORTEIO!!


Hoje foram conhecidos os sortudos do dia!

Nesta última sexta-feira (04/12) foi realizado um sorteio de brindes entres alguns alunos do projeto de ensino de xadrez da Prefeitura Municipal de Piraí do Sul.
O coordenador da modalidade, Maurides Júnior, explica que os 15 alunos com menos faltas é que participam do sorteio de brindes, é uma forma de incentivar e retribuir o carinho, consideração e o empenho deles durante o ano. Os brindes foram adquiridos pelo professor.
Os sortudos deste ano foram os seguintes:
- João Vitor Solak de Souza (10 anos) - Um relógio (Jaehrig) e um livro (Como pensar em xadrez);
- Matheus Felipe Machado (12 anos) - Um jogo de peças profissional (Jaehrig);
- Fabiana Rodrigues de França (14 anos), Alessandro Monteiro (16 anos), João Pedro Cioffi (14 anos) e Douglas Rentz (10 anos) - Revistas Jaque.