segunda-feira, fevereiro 01, 2010

10 PERGUNTAS PARA O PROFESSOR CATITO.

Iniciamos o mês de fevereiro entrevistando o novo Secretário de Esportes e Lazer de Piraí do Sul, Professor Acácio Pucci Júnior, mais conhecido pelo apelido de catito.
Ele nos conta suas lembranças do tempo que ainda era atleta, do carinho que tem pela profissão, do respeito pelo Professor Rubem Duarte em quem sempre se espelhou para ser um grande profissional, conta como surgiu a paixão pelo atletismo e quais seus planos para a pasta.


1. Quando começou a se interessar por esporte?
R:
Me interesso desde criança. E quando entrei no Ginásio (Colégio Jorge Queiroz Netto), de 5.ª a 8.ª séries o interesse aumentou e isso se deve muito ao fato que tive o Professor Rubem Duarte como grande incentivador. Graças ao esforço e a dedicação deste professor é que veio o interesse. Ainda hoje procuro me espelhar nas atitudes deste grande profissional.

2. Quando surgiu a paixão pelo atletismo?
R:
Após ter feito teste de Cooper (método desenvolvido pelo Dr. Kenneth Cooper) no 2.º ano da faculdade de Educação Fisica na Escola de Educação Fisica e Desportos do Paraná e com a febre nacional do sistema cooper, que aprendi com um professor chileno, não me recordo o nome agora, enfim, neste teste consegui uma ótima marca, e a partir de então comecei a me dedicar ao atletismo. Meu primeiro registro da prática de atletismo foi em 17/12/1974. Em 31/01/1984 fundei o Clube dos Corredores de Piraí do Sul e agora em 2010 completo 36 anos na prática do atletismo.

3. Fale um pouco sobre o esporte em Piraí do Sul na sua infância e adolescência.
R:
Na época existiam os Campos da Baixada e do Corinthians para jogar futebol. Os testes de atletismo eram feitos pelo Professor Rubem na Rua Julieta Veiga Queiroz. As provas de saltos e arremessos eram feitas na Escola Leandro Manoel da Costa. Existia também a quadra da chevrolet (quadra de tijolinho pintado). Lembro-me também da quadra do Clube União (atual rotary club) onde praticavámos várias atividades esportivas. Apesar das instalações precárias da época, comparado com os dias de hoje, eram muitos melhores. Tinhamos seleções de todas as modalidades, das quais destaco, basquete, voleibol, salão e campo, que era o esporte mais praticado na época. Inclusive Piraí do Sul foi a primeira cidade a ser convidada a participar dos Jogos da Primavera.
Hoje em dia com o advento da internet o jovem infelizmente prefere ficar na frente do computador do que praticar algum esporte.

4. Quem foi sua referência no esporte?
R:
Como professor foi Rubem Duarte e como atleta o professor Válter Lopes. Me espelho muito nestas pessoas.

5. Pra você qual foi o momento mais marcante em sua vida esportiva?
R:
É complicado explicar isso. Mas vamos lá... houve muitos fatos... mas o mais marcante foi o fato de ter me formado em Educação Fisica. Isso me marcou muito, porque agora eu iria poder transmitir aos alunos tudo que tive como atleta. Esse foi o fato mais marcante pra mim.

6. Qual sua opinião sobre o Projeto Xadrez Itinerante que pode ser implantado em Piraí do Sul neste ano?
R:
Idéia excelente. Enquanto eu estiver a frente da Secretaria de Esportes terá todo o meu apoio. Inclusive gostaria de fazer isso com as outras modalidades. (Nota do blog: O projeto Xadrez Itinerante visa levar o xadrez às escolas rurais do Município). Nossas escolas de fundamentação atendem a demanda da cidade. Na área rural falta um pouco disso. Esse projeto pretende levar um pouco do esporte às áreas rurais.

7. Por que você acha que o Xadrez deu tão certo em Piraí do Sul?
R:
Na minha opinião foi graças ao empenho e dedicação do Professor Maurides Júnior. Não tem outra explicação. É claro, há que se levar em conta os apoios que aconteceram, principalmente da prefeitura municipal. A mesma dedicação e amor que tenho pelo atletismo o Maurides tem pelo xadrez. E isso só poderia dar no que deu. Não vejo outra pessoa em condições de tocar a modalidade a não ser o Maurides. É uma pessoa com a qual me identifico muito porque é empenhado, acredita naquilo que faz, corre atrás, e sempre busca o melhor para a sua modalidade. Isso tudo somado fez com que o xadrez se tornasse uma das modalidades mais vitoriosas em Piraí.

8. O xadrez é considerado um esporte, inclusive contemplado em programas do Ministério dos Esportes e integrando as grades curriculares de algumas faculdades de Educação Física. Um dos papas da Educação Física no Brasil, o professor Nuno Cobra, o define “ xadrez é um esporte muito amplo, pois o cérebro “maquina” o tempo todo e assim abre outras áreas de programação mental de raciocínio, ampliando as conexões inter-neurais”. Quando você passou a encarar o xadrez como esporte?
R:
Tenho comigo que esporte é vida, e não há vida sem atividade cerebral, o xadrez potencializa o exercício mental deixando o seu praticante mais consciente, com maior poder de concentração e desta forma faz com que o atleta fique mais atento a tudo, não somente no xadrez, mas em várias atividades, sejam elas de carater esportivo ou não. Além disso, o xadrez demonstra uma organização e um nível de competitividade existente nas outras modalidades esportivas.

9. De uma maneira geral quais os seus planos para o esporte piraiense?
R:
O esporte piraiense irá crescer através de eventos esportivos. No meu entender o único caminho é a prática em todas as modalidades e em várias faixas etárias. Basicamente iremos realizar vários eventos no ano. Procuro seguir o jargão “a prática leva à perfeição”, ou pelo menos perto dela. Pretendo trabalhar com planejamento, procurar me antecipar aos fatos, inclusive já estamos trabalhando nos JEPSUL, Jogos Escolares de Piraí do Sul, em parceria com a Secretaria de Educação, que pretendemos realizar em outubro.
Quero ainda buscar parcerias com outras secretarias municipais e promover caminhadas ecológicas, com apoio da secretaria de saúde, a prova Frei Galvão com apoio da Secretaria de Turismo e Secretaria de Cultura, entre outros eventos que estamos estudando.

10. Que conselho você daria aos jovens com relação à prática esportiva?
R:
Corra! Procure o esporte que você mais goste, aquele que lhe da mais alegria e pratique. Mas independente do esporte, conciliar com um esporte aeróbico. O atletismo é um bom exemplo, todos os dias existem informações sobre os benefícios que a modalidade oferece. Além disso, o esporte afasta o jovem das drogas, dos maus costumes.
Pratique uma modalidade e você verá os ótimas consequências. Evite as más companhias, evite fumar, beber, enfim mexa-se! O esporte sempre será uma ótima opção!

Agradecemos ao Professor Acácio Pucci Jr (Catito) pela entrevista e desejamos a ele toda a sorte e tranquilidade para colocar em prática suas ideias frente à Secretaria de Esportes e Lazer de Piraí do Sul


No mês de março os entrevistados serão os Campeões Paranaenses de Xadrez Feminino (Cíntia Rocha Leão) e Absoluto (Ernani Choma).

Um comentário:

Carla Rejane Pucci disse...

Este é meu irmão que amo Catito fiz educação fisica por causa dele não é por ser meu irmão mas ele é o melhor professor que já conheci.