segunda-feira, março 01, 2010

10 PERGUNTAS PARA OS CAMPEÕES PARANAENSES - ERNANI CHOMA E CINTIA LEÃO

É com grande orgulho que iniciamos o mês de março com uma entrevista com dois grandes campeões do Xadrez Paranaense, Ernani Choma e Cintia Leão.
Ernani é um jovem talentoso que por diversas vezes conquistou o título máximo do Paraná em várias categorias, além de inúmeros outros titulos importantes, o que há muito tempo atrás era uma promessa, há muito tempo também tornou-se uma importante realidade para o esporte estadual.
A jovem Cintia Leão mostrou com a conquista do título de campeã paranaense que está preparada pra alçar voos mais altos. Recentemente foi a grande vencedora das Olimpíadas Escolares do Brasil e entre seu objetivos está a busca pelo título brasileiro.


ERNANI CHOMA

1. Você conquistou o Campeonato Paranaense pela 4.ª vez. Teve alguma preparação especial? Como foi seu treinamento?
R: O campeonato paranaense é sempre difícil e bastante disputado, porém neste ano não pude me preparar especificamente para este torneio em função das minhas obrigações acadêmicas.

2. Com a conquista do paranaense agora você tem direito a um vaga na semifinal do Campeonato Brasileiro. Como será sua preparação para este evento?
R: Bom, no momento não posso nem afirmar que poderei jogar a semifinal do brasileiro.

3. Você ficou um tempo afastado das competições de alto nível por conta da sua faculdade, agora que se formou como irá conciliar a nova profissão e o xadrez?
R: Na medida do possível pretendo continuar jogando todos os torneios que puder jogar.

4. Qual a sua opinião sobre a polêmica regra 10.2? Você acha que com os relógios digitais (que permitem o incremento de tempo) a tendência desta regra é desaparecer?
R: Apesar de não ser árbitro, acredito que o 10.2 seja um mal necessário uma vez que uma decisão subjetiva da arbitragem pode influenciar diretamente no resultado da partida. Sem dúvida o 10.2 não é mais necessário quando são utilizados controles de tempo com incremento, mas como no Brasil a maioria dos torneios ainda é realizada pelo menos parcialmente com relógios mecânicos e também como não necessariamente utilizar relógios digitais significa utilizar controles de tempo com incremento, creio que ainda continuará existindo em algumas situações.

5. El Debs e Everaldo Matsuura recentemente conquistaram suas normas de GM. Você pretende chegar o título máximo da modalidade? Tem isso como objetivo?
R: O meu grande desafio no momento é tentar conciliar minha vida profissional com a carreira enxadrística.

6. Ernani, para conseguir chegar a um nível forte, um nível profissional no xadrez é preciso perseverar, ter muita força de vontade, mas também é preciso ter bons treinadores. Quem foram seus treinadores ou conselheiros até dias de hoje?
R: Eu aprendi a jogar com meu pai e tive alguns professores de escola no começo, mas depois que atingi um nível melhor fui treinado por algum tempo pelo MI Everaldo Matsuura e pelo MF Bolívar Gonzalez e depois por bastante tempo fui treinado pelo GM Jaime Sunye Neto. Além destes também tive alguns outros jogadores que me ajudaram como o GM argentino Garcia Palermo e o MI argentino Sergio Giardelli, entre outros.

7. Como você analisa o xadrez no Brasil atualmente? Você acredita que ainda estamos muito distante das grandes competições realizadas na Europa, como Linares e Corus por exemplo?
R: Com certeza ainda estamos bastante longe, apesar de que no meu ponto de vista houve uma melhora no nível das competições desde que eu comecei a jogar.

8. Magnus Carlsen tem se mostrado um eximio enxadrísta, muito forte e dificil de ser batido. Acha que ele será o próximo campeão mundial?
R: No momento, apesar de achar que ele já é o jogador mais forte, ainda vejo o xadrez na elite bastante equilibrado. Porém, acredito que com a ajuda do Kasparov ele deve melhorar seu nível de jogo e abrir uma boa vantagem em relação aos demais.

9. É notório que você domina a variante Sveshnikov. Dentre as inúmeras linhas da Defesa Siciliana, por que optou por ela?
R: Eu jogo a Sveshnikov praticamente desde que comecei a jogar xadrez, portanto creio que primeiramente a escolha foi somente uma escolha de mais um principiante aprendendo a jogar que achou a posição interessante. Contudo, acabei me identificando com a linha, talvez porque gosto muito de posições desequilibradas e confusas, apesar do meu repertório de brancas.

10. Fazendo uma pequena auto-critica. Qual o seu ponto mais forte no xadrez e o que ainda precisa se melhorado para alcançar seus futuros objetivos?
R: Não saberia responder.

CINTIA LEÃO


1.Quando começou a jogar Xadrez? Quem a ensinou?
R: Aprendi a jogar com 5 anos, com meu pai.

2. Como é o seu treinamento?
R: Estudo com livros e partidas na internet.

3. Qual ou quais você considera a(s) maior(es) vitude(s) de um enxadrísta?
R: Seria a facilidade no poder de concentração.

4. Qual a importânicia do Xadrez em sua vida?
R: Para mim o xadrez é uma diversão onde esqueço meus problemas.

5. Qual a sua opinião sobre o Xadrez feminino no Paraná?
R: Está ficando cada vez mais forte. As meninas estão se destacando mais hoje.

6. No xadrez, qual o fato mais marcante em sua vida?
R: Foi a conquista das Olimpíadas Escolares do Brasil. O título mais desejado!

7. Como jogadora, qual a sua opinião sobre a arbitragem e as condições de jogo no Paraná?
R: Os jogos no Paraná são promovidos de forma a atender as necessidades básicas de competição dos enxadrístas e a arbitragem no Paraná se enquadra muito bem.

8. Você tem algum jogador em que você se inspira? Um Grande Mestre ou treinador?
R: Sim, o ex campeão mundial Kasparov.

9. Você acaba de conquistar um título importante, campeã paranaense, qual o seu próximo objetivo?
R: Pretendo buscar o título de campeã brasileira.

10. O que você diria para quem está começando agora a praticar o Xadrez?
R: O Xadrez é um jogo empolgante, envolvente e com infindáveis linhas de estudo. No meu ponto de vista não há esporte mais interessante.

O Blog Xadrez Pirai agradece aos dois grandes campeões pela entrevista, e deseja a eles a conquista de mais titulos importantes ao Xadrez do Paraná.

No mês de abril, o entrevistado será Maurides Júnior, novo Vice Presidente Técnico da Federação de Xadrez do Paraná.

Nenhum comentário: