quinta-feira, março 11, 2010

XADREZ E O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA


“O xadrez vem tendo uma grande inserção nas últimas décadas na educação, pelos benefícios pedagógicos de sua prática, como elemento articulador de atividades multidisciplinares e em ações de integração social”, afirma o Prof. Charles Moura Netto (CREF 002293-G/ES).
Pós-Graduado em Treinamento Esportivo, ele é coordenador do Laboratório de Xadrez Pedagógico (FARESE) e vice-presidente Financeiro da Confederação Brasileiro de Xadrez (CBX). Segundo ele, “o jogo colabora de forma significativa na conquista da autonomia, princípio alicerce da educação. Ele vem de encontro às atuais diretrizes educacionais ancoradas em concepções do aluno como sujeito histórico, interativo, ativo, produtor de aprendizagem e de cultura, capaz de criar, imaginar, pensar, raciocinar, analisar e agir com autonomia”.
Em 1986, a Fedération Internationale des Échecs (FIDE) e a United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) criaram o Committe on Chess in Schools (CCS), que possui um importante papel na divulgação do ensino e na democratização do xadrez enquanto instrumento pedagógico. Há vários projetos educacionais de municípios brasileiros, tais como Recife (PE), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Brasília (DF), Londrina (PR), Teresina (PI), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Vitória (ES), Quixadá (CE), Guarapari (ES), Passos (MG), São Sebastião do Paraíso (MG), Santa Maria de Jetibá (ES), dentre outros, que trabalham com o xadrez como tema transversal ou como disciplina curricular obrigatória.

“Em especial com a disciplina de Educação Física, o esporte possui uma conotação ímpar no esporte intelectual. Sendo assim, deve ser estimulado com outros esportes predominantemente físicos. Essa característica do xadrez possibilita aos Professores de Educação Física uma grande flexibilidade de ensino e de prática, proporcionando a interação de alunos de diferentes faixas etárias”, explica o Prof. Charles. Ele conta que, infelizmente, apesar de todos os benefícios, a oferta do xadrez como disciplina na grade curricular das instituições de ensino superior de Educação Física é praticamente nula, com raras exceções, como a Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Isto ocasiona um déficit de Profissionais com capacitação para ensino e treinamento deste esporte”, aponta.

“No momento em que compreende uma diversão, ligada ao lazer, fará do lúdico um instrumento útil, porquanto o aumento da capacidade de concentração, raciocínio, que produz, vem associar-se ao ensino de matérias escolares tais como Química, Física,
Matemática etc.”

No entanto, vários Profissionais de Educação Física têm buscado mais informações, capacitando-se para inserir o esporte em seus projetos pedagógicos. É o caso do Prof. Achiles da Silva Júnior (CREF 002290-G/ES), de Santa Maria de Jetibá (ES). Ele incluiu o xadrez como conteúdo programático de sua disciplina e conseguiu mobilizar os alunos para a prática do jogo na Escola Cooperação. O sucesso da experiência pode ser refletido em diversos torneios realizados na região. Outro exemplo é o Professor João Carlos de Jesus Almeida (CREF 000420-G/ES), de Pinheiros (ES), que, ministrando aulas e treinamento de xadrez na escola, inseriu a cultura enxadrista em sua região.

Fonte: Educação Física Escolar, Xadrez e o Profissional de Educação Física; IN: Revista EF, ano IX, 2009, p. 22-23.

Um comentário:

Sniperchess14 disse...

E continuamos na luta árdua hehehe já estamos no 20° de trabalho... infelizmente com a pandemia tivemos que parar as competições presenciais... mas assim que for possível retornaremos com força total.
Prof. João Carlos - Presidente do Clube Enxadrístico de Pinheiros
https://clubeenxadristicodepinheiros.blogspot.com