quinta-feira, outubro 21, 2010

JOGOS ABERTOS DO PARANÁ - FASE FINAL - MARINGÁ!

Maringá promoveu uma das maiores festas jamais vistas no esporte do Paraná!

Com promoção do Governo do Estado do Paraná por meio da Paraná Esporte - PRES aconteceu de 08 a 17 de outubro a 53.ª edição dos JOGOS ABERTOS DO PARANÁ.
Aqui no Blog Xadrez Piraí iremos focar a modalidade de xadrez.


A modalidade de xadrez foi realizada entre os dias 08 (congresso) a 15 de outubro e o alto nível de competitividade deu a tônica do evento.
O equilibrio marcou essa edição. Podemos destacar algumas equipes como Campo Mourão no feminino e masculino; Maringá (cidade sede é sempre muito forte); Piraí do Sul (que sofreu apenas uma derrota no xadrez convencional por equipes (feminino) e conquistou medalhas nas provas individuais) e Araucária que com uma atuação sempre muito regular e contando com o forte Paulo Palozzi conquistou de forma inquestionável o título de campeã geral da modalidade (masculino).
Os destaques individuais ficaram por conta do Grande Mestre Internacional Sandro Mareco atuando por Campo Mourão, Paulo Palozzi (Araucária), a Mestre Internacional Joara Chaves (Maringá), os Mestres Fide Carlos Martins (Campo Mourão), Bolívar Gonzalez (Maringá), Vitório Chemin (Ponta Grossa), a jovem e surpreendente Jaqueline Gimni (Piraí do Sul - foto) que terminou invicta no xadrez convencional, vencendo todas as suas partidas, inclusive da Mestre Joara Chaves.


São disputadas três provas de xadrez nos JAPS: Relâmpago (5 min /k.o.), rápido (20 min. / k.o.) e convencional por equipes (2h / k.o.).
Os sistemas de competição foram o suíço em sete rodadas para as provas individuais e o schüring em turno único para o convencional por equipes.
É importante destacar a excelente infraestrutura colocada à disposição dos participantes, dirigentes, técnicos e equipe de arbitragem. A coordenação da modalidade foi de responsabilidade do Mestre Maringaense e multicampeão Jomar Egoroff.
A equipe de arbitragem foi formada pelo Professor Pedro Caetano (VPA da Fexpar), Rogerio Santos (Diretor Técnico da Fexpar), Amaurí Redígolo, Paulo Rios (Presidente da Fexpar), Geovano Oliveira (Diretor Técnico da Fexpar), Alexandre Zampier, Hugo Caetano, Edisa Ataide, Jean Bernoit e Tiago Almeida.

Baixe AQUI os resultados finais do xadrez.

Maurides Júnior, técnico da equipe de Piraí do Sul destaca que "Foi a melhor edição de Jogos Abertos que já participei. A cidade de Maringá está de Parabéns. Ótimas condições de jogo e estrutura. Além disso, o xadrez forma uma grande família e isso ficou comprovado no churrasco de confraternização. Nossa delegação ficou muito a vontade".

Um comentário:

Ellen Giese disse...

Parabéns pela participação de Piraí nos Jogos. Gosto muito de participar dos JAP's e tenho grandes amigos. Fiquei sem equipe este ano, mas quem sabe ano que vem poderei voltar? Abraços à todos.