sábado, dezembro 18, 2010

AH MULEQUE!!

Magnus Carlsen joga com o regulamento embaixo do braço e vence o London Chess!


A segunda edição do Chess Classic de Londres, um dos acontecimentos enxadrísticos mais destacados deste ano, terminou recentemente, mas muitos enxadristas se perguntam: Quem foi o verdadeiro vencedor do evento? Sem duvida, Magnus Carlsen segundo as regras do torneio, porém se perguntar aos tradicionalistas, diriam que a competição terminou empatada entre três jogadores na primeira posição: McShane, Anand e Carlsen.

Magnus Carlsen não tem porque preocupar-se. Segundo as regras establecidas pelos organizadores do Chess Classic de Londres, o grande mestre norueguês de 20 anos terminou na primeira posição e cobrará os 50.000 euros por seus esforços. Se beneficiou do sistema de pontuação que se aplica também no futebol, de 3 pontos por vitória, 1 ponto por empate e nenhum ponto por derrota. Isto favorece os jogadores que lutam e ganhan. Carlsen somou 13 pontos, dois a mais que o Campeão Mundial Vishy Anand, da India e Luke McShane, da Inglaterra. Magnus Carlsen recuperou-se de maneira extraordinária, depois de duas derrotas no inicio do torneio, nas primeiras três rodadas.

Mas, se perguntarem aos tradicionalistas, que a vários séculos contam um ponto por vitória e meio ponto por empate, eles diriam que em 2010, três jogadores foram os vencedores do torneio de Londres: McShane, Anand y Carlsen.

Os resultados finais, segundo os tradicionalistas, seriam os seguintes:

Carlsen, Anand, Luke McShane - 4,5 pontos, em 7 partidas
Vladimir Kramnik (Russia) e Hikaru Nakamura (EUA) - 4 pontos
Michael Adams (Inglaterra) - 3,5
David Howell (Inglaterra) - 2
Nigel Short (Inglaterra) - 1

Carlsen que não tem nada a ver com esta discussão conquistou mais um importante título para seu currículo e caminha a passos largos para ser um dos maiores vencedores de todos os tempos.

Veja todos os resultados no site da CHESSBASE.COM.

Baixe todas as partidas do evento AQUI.

Nenhum comentário: