domingo, fevereiro 21, 2010

FESTIVAL PARANAENSE DE MENORES - ETAPA DE PIRAÍ DO SUL


Dias 20 e 21 de fevereiro Piraí foi sede de uma das etapas do Festival Paranaense de Menores.

Com promoção da FEXPAR e realização da Prefeitura Municipal de Piraí do Sul neste final de semana foram conhecidos mais alguns classificados para a fase final do Festival Paranaense de Menores (Sub 08 a Sub 18) que acontecerá de 19 a 21 de março.
A arbitragem do evento ficou a cargo de Maurides Júnior auxiliado por Rafaele Ferreira Silva. O tempo de reflexão foi de 20 min./k.o.
Na cerimônia de premiação o Secretário de Esportes e Lazer, Acácio Pucci Júnior, destacou o trabalho que vem sendo feito no xadrez em Piraí do Sul e reafirmou seu compromisso em apoiar todas as modalidades no município.

Acompanhe todos os resultados do evento aqui.

Para ver quem foram os enxadrístas que garantiram suas vagas na final após a etapa de Piraí do Sul acesse aqui.

PROMOÇÃO: FEDERAÇÃO DE XADREZ DO PARANÁ / UNESXPI
REALIZAÇÃO: PREF. MUN. DE PIRAÍ DO SUL / SEC. DE ESPORTES E LAZER
DIVULGAÇÃO: SEC. DE COMUNICAÇÃO / BLOG XADREZ PIRAI

sábado, fevereiro 20, 2010

ELEITA NOVA DIRETORIA DA FEXPAR.


Neste último dia 19/02 foi definida a nova Diretoria da Federação de Xadrez do Paraná.

Leia na integra a mensagem do novo Presidente para o biênio 2010 - 2011

20/02 - Mensagem aos enxadristas

Nobres Enxadristas,

Juntamente com vários companheiros, iniciamos nosso período na FEXPAR.
Nossa maior preocupação é conseguir executar um programa que satisfaça os desejos de vocês e nossos, dentro das grandes limitações que existem para qualquer esporte no país.
Mas estamos animados!
Nossas primeiras preocupações são com o calendário, sobre o qual estamos trabalhando. E teremos alguns ajustes em virtude das orientações das secretarias de saúde e educação, decorrentes da gripe suína.
Depois, tomaremos as providências administrativas (matriz de responsabilidade, transferências de arquivos, site, conta corrente, diretorias...) que são extensas e exigem trabalho pessoal da Diretoria.
Em seguida, traçaremos diretrizes para as solicitações aos diferentes níveis: municipal, estadual e federal, evitando superposições e fazendo propostas objetivas, dentro dos programas de trabalho da FEXPAR, dos clubes e dos enxadristas, que traçarão nossos principais objetivos de médio e longo prazo (capacitações de professores e organizadores, desenvolvimento de atletas, incentivo ao xadrez escolar, apoio aos melhores jogadores, etc.).
Paralelamente dedicaremos atenção ao site, ao estatuto e aos regulamentos específicos.
Agradecemos ao ex Presidente, Claudio Tonegutti pelo profissionalismo, o incentivo e o apoio na eleição e na transição.

Ao tempo em que agradecemos imensamente aos votos dos clubes e a confiança que recebemos dos participantes do mundo do xadrez, colocamo-nos à disposição.

Saudações Enxadrísticas,

Paulo Virgilio Rios Rodriguez
Presidente da FEXPAR

Diretoria eleita:
Presidente – Paulo Virgilio Rios Rodriguez (Curitiba)
Vice Presidente Administrativo – Pedro de Mendonça Caetano (Foz do Iguaçu)
Vice Presidente Financeiro – Ciro José Cardoso Pimenta (Curitiba)
Vice Presidente do Interior – Jerry Adriani Pilati (Francisco Beltrão)
Vice Presidente Técnico – Maurides Ferreira da Silva Junior (Piraí do Sul)

domingo, fevereiro 14, 2010

TORNEIOS SELETIVOS 1 E 2


Após as disputas dos torneios seletivos C1 e C2 estão definidos os grupos para a fase semifinal do Amigos do Clube.

Neste sábado (13/fev) mais seis enxadrístas confirmaram suas participações na próxima fase do Amigos do Clube.
Na C1 Sérgio Busquete (foto) ficou com o 1.º lugar e na C2 Maricelso Ribeiro conquistou seu primeiro título ao bater Felipe Truppel na partida de desempate (morte súbita).
A proxima fase será composta por dois grupos com sete jogadores cada e o sistema de competição será o schüring em turno único, avançam para a final os cinco melhores.

Os classificados para a semifinal foram os seguintes:

Categoria 1:
1. Sérgio Busquete; 2. Paulo Brizola; 3. Maurides Júnior.

Categoria 2:
1. Maricelso Ribeiro; 2. Felipe Truppel; 3. Rafaele Ferreira Silva.

Estes são os grupos para a próxima fase:

Grupo A:
Sérgio Busquete, Paulo Brizola, Maricelso Ribeiro, Luiz Fernando Lemes Ferreira, Matheus Felipe Machado, Rafael de Souza e Bryan Borges.

Grupo B:
Maurides Júnior, Felipe Truppel, Samuel King, Rafaele Ferreira Silva, Ingryd Salete Borges, João Victor Prestes e João Vitor Solek.

Os grupos foram definidos de acordo com a ordem de rating.
Os jogos da fase semifinal acontecerão nos dias 27 e 28 de fevereiro.

PROMOÇÃO e REALIZAÇÃO: PREF. MUN. DE PIRAÍ DO SUL / SEC. DE ESPORTES E LAZER
DIVULGAÇÃO: SEC. DE COMUNICAÇÃO / BLOG XADREZ PIRAI

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

TORNEIO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER!


Dia 07 de março Piraí do Sul realizará a 3.ª edição do evento!

Tudo pronto para a realização do Torneio do Dia Internacional da Mulher em Piraí do Sul. Este é um torneio do calendário oficial da Secretaria Municipal de Esportes e valerá rating FEXPAR de xadrez rápido.
O sistema de competição será definido de acordo com o número de participantes com tempo de reflexão de 25 min./k.o. A arbitragem ficará a cargo do AR Maurides Júnior e de Sérgio Busquete.
Além de homenagear as mulheres pelo seu dia, o torneio é uma forma de movimentar o xadrez feminino no Paraná e oportunizar uma competição de alto nível na categoria.
Os jogos acontecerão no Clube Municipal de Xadrez Prof. Hélio Saldanha.

Destaques:

Folder do III Torneio do Dia Internacional da Mulher.

Regulamento.

PARTICIPE:
PROMOÇÃO e REALIZAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAÍ DO SUL / SECRETARIA DE ESPORTES E LAZER.
APOIO: FEDERAÇÃO DE XADREZ DO PARANÁ - FEXPAR
DIVULGAÇÃO: SECRATARIA DE COMUNICAÇÃO / BLOG XADREZ PIRAI

domingo, fevereiro 07, 2010

TORNEIOS SELETIVOS 2010!


Dias 13 e 14 de fevereiro acontecem os torneios seletivos 1 e 2.

Após as disputas das categorias 3 e 4, no próximo final de semana serão conhecidos os outros classificados para a semifinal do Campeonato Amigos do Clube.
Integram as C1 e C2 os enxadrístas do Ranking Piraiense do 1.º ao 10.º lugar (C1) e do 11.º ao 30.º lugar (C2). O sistema de competição será definido de acordo com o número de enxadrístas confirmados e o tempo de reflexão será de 40 min. /k.o.
As partidas dos torneios seletivos C1 e C2 começam no sábado (dia 13/fev) às 18h30 e prosseguem no domingo (dia 14) às 14h. Todos os jogos acontecem no Clube Municipal de Xadrez Prof. Hélio Saldanha. Na C1 classificam-se para a fase semifinal os oito melhores enquanto que na C2 os dez melhores.

Enxadrístas C1 e C2.

Os classificados das categorias 3 e 4 para a próxima fase foram:
CATEGORIA 3:
1. Samuel King; 2. Luiz Fernando Lemes Ferreira; 3. Matheus Felipe Machado e 4. Rafael de Souza.

CATEGORIA 4:

1. Ingryd Salete Borges; 2. João Victor Prestes; 3. João Vitor Solak e 4. Bryan Borges (foto, Bryan foi o enxadrísta mais novo a conseguir uma vaga para a semifinal).

Os torneios seletivos são uma promoção da Prefeitura Municipal de Piraí do Sul.

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

CAMPEONATO PARANAENSE - SUB 08 A SUB 18 - ETAPA DE PIRAÍ DO SUL



Dias 20 e 21 de fevereiro Piraí do Sul será sede de umas das etapas classificatórias para a final do Campeonato Paranaense de Xadrez nas categorias de 08 a 18 anos.

A Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR) começa neste mês as fases classificatórias para apurar os finalistas do Festival Paranaense de Xadrez para menores de 18 anos. Como já é tradição, uma das etapas será realizada em Piraí do Sul.
No dia 20 de fevereiro serão realizados os torneios nas categorias sub 08, sub 10 e sub 12 e no dia 21 serão realizadas os torneios para o sub 14, sub 16 e sub 18.
O coordenador da modalidade de xadrez do município Maurides Júnior destaca que Piraí ja tem 10 classificados para a final e que com esta etapa na cidade espera classificar pelo menos mais 5 enxadrístas, mas não será uma tarefa fácil pois outros municípios sempre aparecem para prestigiar nossa etapa e trazem grandes talentos.
Para o Secretário de Esportes e Lazer de Piraí do Sul, Prof. Acácio Pucci Júnior, "é gratificante poder realizar eventos desta importância no Município, ainda mais envolvendo crianças e adolescentes e com a parceria de uma importante Federação esportiva como a FEXPAR".
A competição será realizada no Clube Municipal de Xadrez Prof. Hélio Saldanha e começam as 14h (no sábado, dia 20/fev) e as 09h (no domingo, dia 21/fev).

Destaques:

Folder da Competição.

Regulamento da Etapa.

PARTICIPE!
PROMOÇÃO: FEDERAÇÃO DE XADREZ DO PARANÁ / UNESXPI
REALIZAÇÃO: PREF. MUN. DE PIRAÍ DO SUL / SEC. DE ESPORTES E LAZER
DIVULGAÇÃO: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO / BLOG XADREZ PIRAI

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

10 PERGUNTAS PARA O PROFESSOR CATITO.

Iniciamos o mês de fevereiro entrevistando o novo Secretário de Esportes e Lazer de Piraí do Sul, Professor Acácio Pucci Júnior, mais conhecido pelo apelido de catito.
Ele nos conta suas lembranças do tempo que ainda era atleta, do carinho que tem pela profissão, do respeito pelo Professor Rubem Duarte em quem sempre se espelhou para ser um grande profissional, conta como surgiu a paixão pelo atletismo e quais seus planos para a pasta.


1. Quando começou a se interessar por esporte?
R:
Me interesso desde criança. E quando entrei no Ginásio (Colégio Jorge Queiroz Netto), de 5.ª a 8.ª séries o interesse aumentou e isso se deve muito ao fato que tive o Professor Rubem Duarte como grande incentivador. Graças ao esforço e a dedicação deste professor é que veio o interesse. Ainda hoje procuro me espelhar nas atitudes deste grande profissional.

2. Quando surgiu a paixão pelo atletismo?
R:
Após ter feito teste de Cooper (método desenvolvido pelo Dr. Kenneth Cooper) no 2.º ano da faculdade de Educação Fisica na Escola de Educação Fisica e Desportos do Paraná e com a febre nacional do sistema cooper, que aprendi com um professor chileno, não me recordo o nome agora, enfim, neste teste consegui uma ótima marca, e a partir de então comecei a me dedicar ao atletismo. Meu primeiro registro da prática de atletismo foi em 17/12/1974. Em 31/01/1984 fundei o Clube dos Corredores de Piraí do Sul e agora em 2010 completo 36 anos na prática do atletismo.

3. Fale um pouco sobre o esporte em Piraí do Sul na sua infância e adolescência.
R:
Na época existiam os Campos da Baixada e do Corinthians para jogar futebol. Os testes de atletismo eram feitos pelo Professor Rubem na Rua Julieta Veiga Queiroz. As provas de saltos e arremessos eram feitas na Escola Leandro Manoel da Costa. Existia também a quadra da chevrolet (quadra de tijolinho pintado). Lembro-me também da quadra do Clube União (atual rotary club) onde praticavámos várias atividades esportivas. Apesar das instalações precárias da época, comparado com os dias de hoje, eram muitos melhores. Tinhamos seleções de todas as modalidades, das quais destaco, basquete, voleibol, salão e campo, que era o esporte mais praticado na época. Inclusive Piraí do Sul foi a primeira cidade a ser convidada a participar dos Jogos da Primavera.
Hoje em dia com o advento da internet o jovem infelizmente prefere ficar na frente do computador do que praticar algum esporte.

4. Quem foi sua referência no esporte?
R:
Como professor foi Rubem Duarte e como atleta o professor Válter Lopes. Me espelho muito nestas pessoas.

5. Pra você qual foi o momento mais marcante em sua vida esportiva?
R:
É complicado explicar isso. Mas vamos lá... houve muitos fatos... mas o mais marcante foi o fato de ter me formado em Educação Fisica. Isso me marcou muito, porque agora eu iria poder transmitir aos alunos tudo que tive como atleta. Esse foi o fato mais marcante pra mim.

6. Qual sua opinião sobre o Projeto Xadrez Itinerante que pode ser implantado em Piraí do Sul neste ano?
R:
Idéia excelente. Enquanto eu estiver a frente da Secretaria de Esportes terá todo o meu apoio. Inclusive gostaria de fazer isso com as outras modalidades. (Nota do blog: O projeto Xadrez Itinerante visa levar o xadrez às escolas rurais do Município). Nossas escolas de fundamentação atendem a demanda da cidade. Na área rural falta um pouco disso. Esse projeto pretende levar um pouco do esporte às áreas rurais.

7. Por que você acha que o Xadrez deu tão certo em Piraí do Sul?
R:
Na minha opinião foi graças ao empenho e dedicação do Professor Maurides Júnior. Não tem outra explicação. É claro, há que se levar em conta os apoios que aconteceram, principalmente da prefeitura municipal. A mesma dedicação e amor que tenho pelo atletismo o Maurides tem pelo xadrez. E isso só poderia dar no que deu. Não vejo outra pessoa em condições de tocar a modalidade a não ser o Maurides. É uma pessoa com a qual me identifico muito porque é empenhado, acredita naquilo que faz, corre atrás, e sempre busca o melhor para a sua modalidade. Isso tudo somado fez com que o xadrez se tornasse uma das modalidades mais vitoriosas em Piraí.

8. O xadrez é considerado um esporte, inclusive contemplado em programas do Ministério dos Esportes e integrando as grades curriculares de algumas faculdades de Educação Física. Um dos papas da Educação Física no Brasil, o professor Nuno Cobra, o define “ xadrez é um esporte muito amplo, pois o cérebro “maquina” o tempo todo e assim abre outras áreas de programação mental de raciocínio, ampliando as conexões inter-neurais”. Quando você passou a encarar o xadrez como esporte?
R:
Tenho comigo que esporte é vida, e não há vida sem atividade cerebral, o xadrez potencializa o exercício mental deixando o seu praticante mais consciente, com maior poder de concentração e desta forma faz com que o atleta fique mais atento a tudo, não somente no xadrez, mas em várias atividades, sejam elas de carater esportivo ou não. Além disso, o xadrez demonstra uma organização e um nível de competitividade existente nas outras modalidades esportivas.

9. De uma maneira geral quais os seus planos para o esporte piraiense?
R:
O esporte piraiense irá crescer através de eventos esportivos. No meu entender o único caminho é a prática em todas as modalidades e em várias faixas etárias. Basicamente iremos realizar vários eventos no ano. Procuro seguir o jargão “a prática leva à perfeição”, ou pelo menos perto dela. Pretendo trabalhar com planejamento, procurar me antecipar aos fatos, inclusive já estamos trabalhando nos JEPSUL, Jogos Escolares de Piraí do Sul, em parceria com a Secretaria de Educação, que pretendemos realizar em outubro.
Quero ainda buscar parcerias com outras secretarias municipais e promover caminhadas ecológicas, com apoio da secretaria de saúde, a prova Frei Galvão com apoio da Secretaria de Turismo e Secretaria de Cultura, entre outros eventos que estamos estudando.

10. Que conselho você daria aos jovens com relação à prática esportiva?
R:
Corra! Procure o esporte que você mais goste, aquele que lhe da mais alegria e pratique. Mas independente do esporte, conciliar com um esporte aeróbico. O atletismo é um bom exemplo, todos os dias existem informações sobre os benefícios que a modalidade oferece. Além disso, o esporte afasta o jovem das drogas, dos maus costumes.
Pratique uma modalidade e você verá os ótimas consequências. Evite as más companhias, evite fumar, beber, enfim mexa-se! O esporte sempre será uma ótima opção!

Agradecemos ao Professor Acácio Pucci Jr (Catito) pela entrevista e desejamos a ele toda a sorte e tranquilidade para colocar em prática suas ideias frente à Secretaria de Esportes e Lazer de Piraí do Sul


No mês de março os entrevistados serão os Campeões Paranaenses de Xadrez Feminino (Cíntia Rocha Leão) e Absoluto (Ernani Choma).

ERNANI CHOMA CONQUISTA O CAMPEONATO PARANAENSE!


De forma invicta e totalmente convincente o jovem campeão Ernani Choma conquista o título mais importante do Paraná pela quarta vez, as outras conquistas foram nos anos de 2003, 2004 e 2005.
O Campeonato Paranaense Absoluto aconteceu de 26 a 31 de janeiro nas dependências do Instituto de Engenharia do Paraná, em Curitiba. O evento é promovido todo ano pela Federação de Xadrez do Paraná. Além de jogadores da cidade sede, participaram enxadrístas das cidades de Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Campo Mourão, Paranavaí, Ponta Grossa e Piraí do Sul.
Maurides Júnior e Sérgio Busquete foram os representantes da cidade no paranaense. Eles contam que fizeram um pontuação dentro de suas expectativas e buscavam mesmo a chance de poder obter rating Fide. Sérgio precisa de meio ponto em 4.0 para ratificar seu rating internacional, enquanto que Maurides Júnior precisa de 1 ponto em 6.0 para ter seu rating fide.
No mês de março será publicada no blog uma entrevista com a campeã do Feminino Cíntia Rocha Leão e com o campeão do absoluto Ernani Choma.

Conheça todos os Campeões Paranaenses Absoluto até 2008.

Veja aqui o resultado final.

Algumas fotos do evento: 01 02 03 04 05

MAGNUS CARLSEN É O GRANDE VENCEDOR DO TORNEIO DE CORUS!!


O jovem e talentoso Magnus Carlsen sagrou-se o grande vencedor do Torneio Corus em Wijk aan Zee (Holanda - 15 a 31/01) depois de empatar sua partida contra Fabiano Caruana. Kramnik havia empatado com Sergey Karjakin depois de 21 movimentos. Na coletiva de imprensa, Carlsen comentou que a vitória é importante, mas que seu objetivo principal, como sempre, era realizar bonitas partidas e opinou com modéstia que ainda faltam muitas coisas para melhorar.
Veja os resultados finais e todas as partidas do Torneio de Corus 2010 no site da Chessbase.com.