segunda-feira, março 29, 2010

O NABOSNY VOLTOU!!!


O bom e velho "Xadrez" está de volta!

Aconteceu neste último domingo (28/mar) a VI COPA PIRAÍ DE XADREZ RÁPIDO. O evento é promovido pela Prefeitura de Piraí do Sul por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.
Rafael Nabosny, que estava em um certo ostracismo, voltou depois de um ano afastado dos tabuleiros e conquistou a Copa Piraí pela primeira vez com 6.5 em 7.0, cedeu apenas um empate frente a Maurides Júnior em jogo válido pela quinta rodada.
A arbitragem foi de Rafaele Ferreira Silva e o sistema de disputa foi o suíço em sete rodadas com tempo de reflexão de 16 min./k.o.
Nabosny ainda é um jogador dificil de se enfrentar e ele confessou que durante esse período de afastamento continuou estudando, segundo ele, só precisa readquirir um pouco de ritmo.
Além do absoluto também foram definidos os campeões pirainses de rápido nas categorias: Sub 08, 10, 12, 14 e 16 (A/F).

As classificações finais foram as seguintes - melhores:

ABSOLUTO:
1. Rafaele Nabosny; 2. Maurides Júnior; 3. Paulo Brizola.

SUB 16A:
1. Alessandro Monteiro; 2. Willian King; 3. João Pedro Cioffi.

SUB 16F:
1. Caroline Telles.

SUB 14A:
1. Renato Barreto; 2. Diogo Rentz.

SUB 14F:
1. Ingryd Salete Borges.

SUB 12A:
1. Matheus Machado; 2. Samuel King.

SUB 10A:
1. Luiz Fernando Lemes Ferreira; 2. Douglas Rentz; 3. João Vitor Solak.

SUB 08A:
1. Bryan Borges.

Todos os resultados aqui.

sábado, março 27, 2010

VEM AÍ A 10.ª ABRIL FEST!!!

E o Xadrez vai fazer parte da Festa!!

Dia 17 de abril começam os festejos para comemorar o aniversário da nossa querida Piraí e no dia 18 tem a 1.ª etapa do IV Circuito de Xadrez Rápido dos Campos Gerais.
Veja um dos cartazes de divulgação.
VENHA PARTICIPAR DESTA FESTA!!! ABRIL FEST É 10!!!


VENHA SE DIVERTIR EM PIRAÍ DO SUL!!! VALE A PENA!!!

MORRE UMA DAS LENDAS DO XADREZ MUNDIAL!


Descanse em paz Smyslov!!

Vasily Vasiliyevich Smyslov nasceu no dia 24 de março de 1921. Aprendeu a jogar com seis anos e aprimorou-se com os livros do pai. Aos 13 anos já era um forte enxadrísta quando Capablanca e Lasker foram até Moscou. Com 16 anos ganhou o seu primeiro torneio forte com jogadores top de linha, e aos 17 dividiu o torneio da cidade de Moscou. Aos 19 obteve a terceira colocação no fortissímo campeonato da União Soviética.
No mundial de 1948 para determinar o sucessor de Alekhine, Smyslov ficou em segundo atrás apenas de Botvinnik e a frente de Keres, Reshevsky e Euwe. Em 1954 Smyslov empatou o match contra Botvinnik (o empate manteve Botvinnik como campeão).
Smyslov venceu o torneio de candidatos em 1956 em Amsterdam, e, finalmente em 1957 conquistou o titulo mundial ao derrotar o grande Botvinnik com um escore de +6 =13 –3.

Mesmo após perder o título mundial no ano seguinte para Botvinnik, Smyslov sempre figurou entre os mais fortes enxadrístas do século 20.
Fica aqui a nossa homenagem a um dos grandes gênios do xadrez em todos os tempos.

quarta-feira, março 24, 2010

UNESXPI É DECLARADA DE UTILIDADE PÚBLICA!


O Xadrez Piraiense agradece!

O Prefeito Municipal Antonio El Achkar sancionou na data de hoje (24/03) a Lei Municipal n.º 1740 que declara de Utilidade Pública a UNESXPI - União Esportiva Xadrez Piraí.
Sem dúvida mais um grande passo para o Xadrez de Piraí do Sul que ao longo dos anos tem representado muito bem o município na esfera esportiva.
A Declaração de Utilidade Pública é uma forma de reconhecimento que pode ser concedida nas três esferas do Governo (Municipal, Estadual e Federal), cumprindo leis estabelecidas em cada esfera. A declaração de Utilidade Pública possibilita a entidade obter verbas, isenções e outros benefícios do Governo.
Em nome da Diretoria da UNESXPI fica aqui o nosso agradecimento ao Prefeito Antonio El Achkar e aos vereadores que apreciaram e aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei enviado pelo executivo àquela Casa de Leis.

segunda-feira, março 22, 2010

CAMPEONATO PARANAENSE ATÉ 18 ANOS!


Em Douradina a grande festa do Xadrez Paranaense!

Piraí do Sul esteve presente na final do Campeonato Paranaense de Xadrez para enxadrístas até 18 anos que foi realizado de 19 a 21 de março na cidade de Douradina.
Ao todo 10 enxadrístas locais fizeram bonito na grande final. Para Maurides Júnior, coordenador da modalidade do município de Piraí, "tivemos a melhor participação de todos os tempos, pois conquistamos medalhas em todas as categorias, sub 08, sub 10, sub 12, sub 14 e sub 16, dos dez atletas que levamos oito conquistaram premiações. Uma conquista memorável para o esporte local. Maurides ainda ressalta que a prefeitura não mediu esforços para que pudessemos participar desta que é a maior festa do xadrez paranaense e destaca a importância do apoio dos pais que nos acompanharam e a todo instante torciam junto com a gente pela conquista das nossas crianças.
A promoção do evento foi da Federação de Xadrez do Paraná e contou com o apoio das empresas locais e da prefeitura municipal de Douradina.
A Arbitragem foi dirigida pelo Professor Pedro Caetano, de Foz de Iguaçu, que destaca a participação de mais de 130 enxadrístas de todo o estado o que possibilitou uma competição de altissímo nivel técnico. O professor ainda elogia a infraestrutura oferecida pelos organizadores (Associação dos Funcionários da Gazin). Para Pedro um dos momentos mais emocionantes do evento foi o choro inconsolável de um atleta do sub 10 ao perder e que logo foi consolado pelo pai. Realmente o xadrez é um esporte que traz muita emoção e até para uma criança a perda de uma medalha é algo dificil de aceitar.

Os atletas piraienses premiados foram os seguintes:

Sub 08:
Luís Eduardo Fernandes Lima

Sub 10:
Luiz Fernando Lemes Ferreira

Sub 12:
Marcelo Ferreira Barreto

Sub 14:
Renato de Oliveira Barreto
Ingryd Salete Borges

Sub 16:
Willian de Oliveira King
Alessandro Henrique Monteiro
Fabiana Rodrigues de França

O próximo evento dos enxadrístas locais será a 1.ª etapa do IV Circuito de Xadrez Rápido dos Campos Gerais que acontecerá em Piraí do Sul no dia 18 de abril.

Em nome dos enxadrístas Piraienses deixamos aqui o nosso sincero agradecimento ao Prefeito Antonio El Achkar pelo apoio que tem dado ao xadrez, ao Diretor de Operações Mauro de Oliveira, sempre pronto a ajudar e ao Secretário de Esportes Prof. Catito, sem dúvida um dos nossos grandes incentivadores.

Fotos do evento.

Visite também o site da Prefeitura de Piraí do Sul.

quinta-feira, março 18, 2010

CIRCUITO PIRAIENSE - VI COPA PIRAÍ DE XADREZ RÁPIDO


A Copa Piraí será a primeira prova de Xadrez Rápido do Circuito.

Dia 28 de março (domingo) acontecerá a VI COPA PIRAÍ DE XADREZ RÁPIDO, competição válida pelo Circuito Piraiense.
A promoção é da Prefeitura Municipal e conta com apoio da FEXPAR. A arbitragem ficará a cargo de Rafaele Ferreira Silva.
Felipe Truppel (foto) tentará manter o título conquistado em 2009.
Os jogos acontecerão no Clube Municipal de Xadrez Prof. Hélio Saldanha a partir das 13h30 e o número de rodadas será definido de acordo com o número de participantes conforme o regulamento do circuito. O tempo de reflexão será de 16 min./k.o.
As inscrições são gratuítas e podem ser feitas até dia 26/mar. A competição é apenas para enxadrístas locais.
PARTICIPE!

PROMOÇÃO e REALIZAÇÃO: PREF. MUN. DE PIRAÍ DO SUL / SEC. MUN. ESPORTES E LAZER
APOIO: FEDERAÇÃO DE XADREZ DO PARANÁ - FEXPAR
DIVULGAÇÃO: SEC. MUN. DE COMUNICAÇÃO / BLOG XADREZ PIRAI

domingo, março 14, 2010

CLASSIFICATÓRIAS PARANAENSE DE MENORES.


Acompanhe no Blog Xadrez Piraí todas as etapas classificatórias para o Festival Paranaense de Menores 2010.

Veja no site da FEXPAR

Algumas etapas:

APUCARANA:
Classificações e Classificados

PARANAVAÍ:
Classificações e Classificados.

FRANCISCO BELTRÃO:
Classificações e Classificados

UMUARAMA:
Classificações e Classificados

LONDRINA:
Classificações e Classificados

quinta-feira, março 11, 2010

XADREZ E O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA


“O xadrez vem tendo uma grande inserção nas últimas décadas na educação, pelos benefícios pedagógicos de sua prática, como elemento articulador de atividades multidisciplinares e em ações de integração social”, afirma o Prof. Charles Moura Netto (CREF 002293-G/ES).
Pós-Graduado em Treinamento Esportivo, ele é coordenador do Laboratório de Xadrez Pedagógico (FARESE) e vice-presidente Financeiro da Confederação Brasileiro de Xadrez (CBX). Segundo ele, “o jogo colabora de forma significativa na conquista da autonomia, princípio alicerce da educação. Ele vem de encontro às atuais diretrizes educacionais ancoradas em concepções do aluno como sujeito histórico, interativo, ativo, produtor de aprendizagem e de cultura, capaz de criar, imaginar, pensar, raciocinar, analisar e agir com autonomia”.
Em 1986, a Fedération Internationale des Échecs (FIDE) e a United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) criaram o Committe on Chess in Schools (CCS), que possui um importante papel na divulgação do ensino e na democratização do xadrez enquanto instrumento pedagógico. Há vários projetos educacionais de municípios brasileiros, tais como Recife (PE), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Brasília (DF), Londrina (PR), Teresina (PI), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Vitória (ES), Quixadá (CE), Guarapari (ES), Passos (MG), São Sebastião do Paraíso (MG), Santa Maria de Jetibá (ES), dentre outros, que trabalham com o xadrez como tema transversal ou como disciplina curricular obrigatória.

“Em especial com a disciplina de Educação Física, o esporte possui uma conotação ímpar no esporte intelectual. Sendo assim, deve ser estimulado com outros esportes predominantemente físicos. Essa característica do xadrez possibilita aos Professores de Educação Física uma grande flexibilidade de ensino e de prática, proporcionando a interação de alunos de diferentes faixas etárias”, explica o Prof. Charles. Ele conta que, infelizmente, apesar de todos os benefícios, a oferta do xadrez como disciplina na grade curricular das instituições de ensino superior de Educação Física é praticamente nula, com raras exceções, como a Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Isto ocasiona um déficit de Profissionais com capacitação para ensino e treinamento deste esporte”, aponta.

“No momento em que compreende uma diversão, ligada ao lazer, fará do lúdico um instrumento útil, porquanto o aumento da capacidade de concentração, raciocínio, que produz, vem associar-se ao ensino de matérias escolares tais como Química, Física,
Matemática etc.”

No entanto, vários Profissionais de Educação Física têm buscado mais informações, capacitando-se para inserir o esporte em seus projetos pedagógicos. É o caso do Prof. Achiles da Silva Júnior (CREF 002290-G/ES), de Santa Maria de Jetibá (ES). Ele incluiu o xadrez como conteúdo programático de sua disciplina e conseguiu mobilizar os alunos para a prática do jogo na Escola Cooperação. O sucesso da experiência pode ser refletido em diversos torneios realizados na região. Outro exemplo é o Professor João Carlos de Jesus Almeida (CREF 000420-G/ES), de Pinheiros (ES), que, ministrando aulas e treinamento de xadrez na escola, inseriu a cultura enxadrista em sua região.

Fonte: Educação Física Escolar, Xadrez e o Profissional de Educação Física; IN: Revista EF, ano IX, 2009, p. 22-23.

IV CIRCUITO DE XADREZ RÁPIDO DOS CAMPOS GERAIS.


Após votação popular e estudo de sugestões esta tudo pronto para o CXRCG!

Já está definida a data da 1.ª etapa do IV CIRCUITO DE XADREZ RÁPIDO DOS CAMPOS GERAIS. O evento acontecerá em Piraí do Sul no dia 18 de abril e fará parte do cronograma das festividades do aniversário da Comarca (A Abril Fest).
A novidade para este ano é que os competidores da categoria absoluto terão uma premiação em dinheiro por etapa de acordo com o arrecadado com as inscrições na proporção de 40%, 20%, 20%, 10% e 10% (aos 5 melhores colocados).
O CXRCG é um evento oficial da Federação de Xadrez do Paraná que classifica os vencedores de cada categorias para a grande final do paranaense de sua respectiva idade. A exceção é a categoria absoluto que ainda está sendo definida a fórmula para a próxima final (o vencedor do absoluto irá para a semifinal, aguardamos a decisão da FEXPAR).
O regulamento já está disponível na coluna "destaques" deste Blog. Em breve o folder.
A FEXPAR agradece a Prefeitura Municipal de Piraí do Sul pelo total apoio à realização do evento no município.

segunda-feira, março 08, 2010

III TORNEIO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Petra Bartmeyer conquista o tricampeonato e de forma invicta!

Com promoção e realização da Prefeitura Municipal de Piraí do Sul e apoio da Federação de Xadrez do Paraná, aconteceu neste último domingo (07/mar) a 3.ª edição do Torneio do Dia Internacional da Mulher.
O sistema de disputa foi o suíço em 6 rodadas com tempo de reflexão de 25 min/k.o. A arbitragem ficou a cargo de Maurides Júnior.
Com uma atuação quase perfeita (cedeu apenas dois empates, frente a Rafaele Ferreira Silva e Bianca Santos) Petra Bartmeyer conquistou o tricampeonato. Petra teve o mesmo número de pontos da forte enxadrísta Daiane C. Prestes Hornes, porém com um melhor desempate e com uma vitória no confronto direto.
Destaque também para a atuação da jovem enxadrísta Susana Bartmeyer (13 anos) que obteve a 4.ª colocação no feminino absoluto.
Na cerimônia de premiação o Secretário de Esportes e Lazer, Acácio Pucci Júnior, reafirmou a intenção da Prefeitura em manter o apoio a modalidade e incentivar a participação em vários eventos. Além disso, completa o Secretário, a Prefeitura está satisfeita com o trabalho realizado na modalidade e sempre estará realizando eventos em alto nível de competitividade.
Além da premiação tradicional (troféus e medalhas) as cinco melhores da categoria absoluto fizeram jus a uma premiação em dinheiro, sendo R$ 250 para a campeã.

A classificação final anotou os seguintes resultados - melhores:

Feminino Absoluto:
1. Petra Bartmeyer (5.0 / Piraí do Sul); 2. Daiane C. Prestes Hornes (5.0 / avulsa); 3. Marieli Lopes (4.0 / Castro); 4. Susana Bartmeyer (4.0 / Castro); 5. Bianca Santos de Souza (3.5 / avulsa); 6. Rafaele Ferreira Silva (3.5 / Piraí do Sul).

Feminino Juvenil:
1. Maria Verônica Bartmeyer (3.0 / Castro); 2. Beatriz Bartmeyer (3.0 / Castro); 3. Emanuela Quirrembach (2.5 / Castro); 4. Thayane Evers de Lima (2.0 / Castro); 5. Ingryd Salete Borges (2.0 / Piraí do Sul); 6. Anna Caroline Telles (1.0 / Piraí do Sul).

Veja fotos do evento.

PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO: PREF. MUN. DE PIRAI DO SUL / SEC. DE ESPORTES E LAZER
APOIO: FEDERAÇÃO DE XADREZ DO PARANÁ
DIVULGAÇÃO: SEC. DE COMUNICAÇÃO / BLOG XADREZ PIRAI

segunda-feira, março 01, 2010

10 PERGUNTAS PARA OS CAMPEÕES PARANAENSES - ERNANI CHOMA E CINTIA LEÃO

É com grande orgulho que iniciamos o mês de março com uma entrevista com dois grandes campeões do Xadrez Paranaense, Ernani Choma e Cintia Leão.
Ernani é um jovem talentoso que por diversas vezes conquistou o título máximo do Paraná em várias categorias, além de inúmeros outros titulos importantes, o que há muito tempo atrás era uma promessa, há muito tempo também tornou-se uma importante realidade para o esporte estadual.
A jovem Cintia Leão mostrou com a conquista do título de campeã paranaense que está preparada pra alçar voos mais altos. Recentemente foi a grande vencedora das Olimpíadas Escolares do Brasil e entre seu objetivos está a busca pelo título brasileiro.


ERNANI CHOMA

1. Você conquistou o Campeonato Paranaense pela 4.ª vez. Teve alguma preparação especial? Como foi seu treinamento?
R: O campeonato paranaense é sempre difícil e bastante disputado, porém neste ano não pude me preparar especificamente para este torneio em função das minhas obrigações acadêmicas.

2. Com a conquista do paranaense agora você tem direito a um vaga na semifinal do Campeonato Brasileiro. Como será sua preparação para este evento?
R: Bom, no momento não posso nem afirmar que poderei jogar a semifinal do brasileiro.

3. Você ficou um tempo afastado das competições de alto nível por conta da sua faculdade, agora que se formou como irá conciliar a nova profissão e o xadrez?
R: Na medida do possível pretendo continuar jogando todos os torneios que puder jogar.

4. Qual a sua opinião sobre a polêmica regra 10.2? Você acha que com os relógios digitais (que permitem o incremento de tempo) a tendência desta regra é desaparecer?
R: Apesar de não ser árbitro, acredito que o 10.2 seja um mal necessário uma vez que uma decisão subjetiva da arbitragem pode influenciar diretamente no resultado da partida. Sem dúvida o 10.2 não é mais necessário quando são utilizados controles de tempo com incremento, mas como no Brasil a maioria dos torneios ainda é realizada pelo menos parcialmente com relógios mecânicos e também como não necessariamente utilizar relógios digitais significa utilizar controles de tempo com incremento, creio que ainda continuará existindo em algumas situações.

5. El Debs e Everaldo Matsuura recentemente conquistaram suas normas de GM. Você pretende chegar o título máximo da modalidade? Tem isso como objetivo?
R: O meu grande desafio no momento é tentar conciliar minha vida profissional com a carreira enxadrística.

6. Ernani, para conseguir chegar a um nível forte, um nível profissional no xadrez é preciso perseverar, ter muita força de vontade, mas também é preciso ter bons treinadores. Quem foram seus treinadores ou conselheiros até dias de hoje?
R: Eu aprendi a jogar com meu pai e tive alguns professores de escola no começo, mas depois que atingi um nível melhor fui treinado por algum tempo pelo MI Everaldo Matsuura e pelo MF Bolívar Gonzalez e depois por bastante tempo fui treinado pelo GM Jaime Sunye Neto. Além destes também tive alguns outros jogadores que me ajudaram como o GM argentino Garcia Palermo e o MI argentino Sergio Giardelli, entre outros.

7. Como você analisa o xadrez no Brasil atualmente? Você acredita que ainda estamos muito distante das grandes competições realizadas na Europa, como Linares e Corus por exemplo?
R: Com certeza ainda estamos bastante longe, apesar de que no meu ponto de vista houve uma melhora no nível das competições desde que eu comecei a jogar.

8. Magnus Carlsen tem se mostrado um eximio enxadrísta, muito forte e dificil de ser batido. Acha que ele será o próximo campeão mundial?
R: No momento, apesar de achar que ele já é o jogador mais forte, ainda vejo o xadrez na elite bastante equilibrado. Porém, acredito que com a ajuda do Kasparov ele deve melhorar seu nível de jogo e abrir uma boa vantagem em relação aos demais.

9. É notório que você domina a variante Sveshnikov. Dentre as inúmeras linhas da Defesa Siciliana, por que optou por ela?
R: Eu jogo a Sveshnikov praticamente desde que comecei a jogar xadrez, portanto creio que primeiramente a escolha foi somente uma escolha de mais um principiante aprendendo a jogar que achou a posição interessante. Contudo, acabei me identificando com a linha, talvez porque gosto muito de posições desequilibradas e confusas, apesar do meu repertório de brancas.

10. Fazendo uma pequena auto-critica. Qual o seu ponto mais forte no xadrez e o que ainda precisa se melhorado para alcançar seus futuros objetivos?
R: Não saberia responder.

CINTIA LEÃO


1.Quando começou a jogar Xadrez? Quem a ensinou?
R: Aprendi a jogar com 5 anos, com meu pai.

2. Como é o seu treinamento?
R: Estudo com livros e partidas na internet.

3. Qual ou quais você considera a(s) maior(es) vitude(s) de um enxadrísta?
R: Seria a facilidade no poder de concentração.

4. Qual a importânicia do Xadrez em sua vida?
R: Para mim o xadrez é uma diversão onde esqueço meus problemas.

5. Qual a sua opinião sobre o Xadrez feminino no Paraná?
R: Está ficando cada vez mais forte. As meninas estão se destacando mais hoje.

6. No xadrez, qual o fato mais marcante em sua vida?
R: Foi a conquista das Olimpíadas Escolares do Brasil. O título mais desejado!

7. Como jogadora, qual a sua opinião sobre a arbitragem e as condições de jogo no Paraná?
R: Os jogos no Paraná são promovidos de forma a atender as necessidades básicas de competição dos enxadrístas e a arbitragem no Paraná se enquadra muito bem.

8. Você tem algum jogador em que você se inspira? Um Grande Mestre ou treinador?
R: Sim, o ex campeão mundial Kasparov.

9. Você acaba de conquistar um título importante, campeã paranaense, qual o seu próximo objetivo?
R: Pretendo buscar o título de campeã brasileira.

10. O que você diria para quem está começando agora a praticar o Xadrez?
R: O Xadrez é um jogo empolgante, envolvente e com infindáveis linhas de estudo. No meu ponto de vista não há esporte mais interessante.

O Blog Xadrez Pirai agradece aos dois grandes campeões pela entrevista, e deseja a eles a conquista de mais titulos importantes ao Xadrez do Paraná.

No mês de abril, o entrevistado será Maurides Júnior, novo Vice Presidente Técnico da Federação de Xadrez do Paraná.

DEFINIDOS OS FINALISTAS DO XII AMIGOS DO CLUBE.


Agora são todos contra todos!

Após a disputa da semifinal (Grupos A e B) que aconteceu neste final de semana (27/fev) foram definidos os 10 finalistas que irão decidir o Amigos do Clube 2010.
Favoritismo para Sérgio Busquete que defenderá o título e para Paulo Brizola, outro grande jogador local de xadrez pensado.
Sérgio, aliás, é o maior vencedor do Amigos do Clube, em 11 edições venceu em cinco ocasiões (1998, 2000, 2002, 2004 e 2008). Paulo Brizola foi o campeão em 2001. Dos mais fortes jogadores locais apenas Maurides Júnior ainda não conquistou este campeonato.
A fase final será disputada no sistema round-robin em turno único com tempo de reflexão de 1h30/k.o. (relógio digital com incremento de 30 sec por lance) ou 2h / k.o. (relógio mecânico).

Veja quem irá tentar a conquista do título:

Sérgio Busquete, Paulo Brizola, Luiz Fernando Lemes Ferreira, Matheus Felipe Machado (foto), Maricelso Ribeiro, Maurides Júnior, Felipe Truppel, Rafaele Ferreira Silva, Samuel King e Ingryd Salete Borges.

O Circuito Piraiense de Xadrez é uma promoção da Prefeitura Municipal de Piraí do Sul.