segunda-feira, janeiro 31, 2011

"E POR FIM NINGUÉM CONSEGUIU DERRUBÁ-LO!"

Ernani Choma confirma o seu favoritismo e conquista o mais cobiçado título paranaense!


O título desta matéria é uma paráfrase da notória citação feita pela campeã paranaense Cintia Leão em entrevista ao Diretor de Comunicação da FEXPAR, Leandro Salles (assista aqui). Mas a verdade é uma só, ela estava certa, todas queriam estar em seu lugar, e a disputa foi muito acirrada entre Cintia, Joice, Sarah e Juliana. No absoluto não foi diferente, todos queriam "derrubar" o campeão Ernani Choma, e, a exemplo do que aconteceu no feminino, também não conseguiram. Até a penúltima rodada Jomar Egoroff (outro monstro sagrado do xadrez paranaense) figurava como virtual campeão, mas Ernani (o conheço há muito tempo), com certeza não pensava assim, pensava sim em fazer a sua parte e ganhar o seu jogo. E o fez! As mesas 1 e 2 chamavam a atenção pela tensão no ambiente de jogo, além de sua própria partida, Ernani e Jomar torciam por um tropeço um do outro. Quando Ernani empatou seu jogo contra a talentosa e forte Imyra na primeira rodada surgiu a dúvida, "será que Ernani irá conseguir?", bem, ele conseguiu e parafraseando o velho lobo Zagalo, "tiveram que o engolir!"
Vale aqui destacar o grande desempenho do jovem Tainan Pantano Tomaz, embora alguns digam que ele levou sorte no emparceiramento, o que descordo veementemente dado o alto nível do evento, Tainan jogou muito firme, evoluiu muito e certamente vai incrementar uns bons pontinhos em seu fide. Parabéns ao garoto!
É importante exaltar a excelente cobertura feita pela FEXPAR nesta competição, digna de elogios, foi muito bem conduzida e realizada, realmente um exemplo de trasmissão de competições neste nível. O twitter bombou com os comentários bem humorados do Mestre Disconzi (@diskeleven11) e as informações eram atualizadas quase que simultâneamente. Cobertura fantástica! Congratulações a toda a equipe da Fexpar e a organização da Fundação de Esportes de Campos Mourão, no evento, capitaneada pelo competente Artur Monteiro.
A arbitragem dispensa comentários, como sempre atuando de forma imparcial e justa. O AF Pedro Caetano (Foz do Iguaçu) e o AN Rogério Santos (Toledo) mostraram o porquê de estarem entre os melhores do estado e do Brasil. Cabe aqui também o reconhecimento ao Vice Presidente Financeiro da Federação, Ciro Pimenta, que esteve a todo tempo dando suporte a cobertura da competição, e o fez com maestria.
Em resumo, a maior festa do xadrez paranaense foi realmente a maior festa do xadrez paranaense, desculpem a redundância.

Confira os resultados da 9.ª RODADA.

Tabela cruzada AQUI.

Confira a cobertura total do evento acessando o site da Fexpar.

Nenhum comentário: