segunda-feira, fevereiro 07, 2011

10 PERGUNTAS PARA O MF VITÓRIO CHEMIN.

Nesta primeira entrevista do ano e em comemoração aos 20 anos do match Ponta Grossa x URSS, tivemos a oportunidade de um bate papo com umas das lendas do xadrez paranaense, trata-se do Mestre Fide (MF) Vitório Chemin, sem dúvida uma figura carismática e muito respeitada no meio enxadrístico.
Chemin nos conta um pouco de sua história, seus títulos mais importantes, seu início de carreira. O mestre, que adotou Ponta Grossa para representar, é formado em Engenharia Civil e exerceu a profissão até 1994.



1. XP: Quando começou a jogar xadrez? Quem o motivou?
Chemin: Comecei a jogar em 1964 em Ponta Grossa, quando existia um ótimo clube de xadrez e meu mestre e do meu irmão ( Justo Reinaldo Chemim ) foi Homero Vasconcelos .

2. XP: Quais as principais conquistas de sua carreira?
Chemin: Três vezes campeão do Paraná, campeão de Santa Catarina, duas vezes vice campeão do Brasil, cinco vezes campeão dos Jasc (Jogos Abertos de Santa Catarina), oito vezes campeão dos Jogos Abertos do Paraná, um quinto e um sétimo lugar na Copa Itaú, bicampeão brasileiro Universitários, deca campeão dos JUPS, campeão de Ponta Grossa aos 17 anos 1967), campeão torneio aberto de Itanhaém ( 1975 ) , campeão do Torneio Aberto Gastão da Cunha ( 1994), campeão Brasileiro por equipes (CXC) 2008, terceiro lugar no Panamericano de 1971 (Tucuman - Argentina)...etc.

3. XP: Você abandonou a profissão de engenheiro para se dedicar ao xadrez? Quando foi isso?
Chemin: Parei com os Projetos em 1994, e gostaria de voltar, mas é complicado.

4. XP: Qual sua opinião sobre o xadrez no estado do Paraná? E em Ponta Grossa?
Chemin: É um dos melhores do Brasil com muitos jogadores excepcionais e em Ponta Grossa temos muitos jogadores bons e a falta de um bom Clube.

5. XP: Qual você considera a melhor partida da sua vida?
Chemin: Foi a minha vitória contra o Ludeck Pachmann, pois ele jogou uma linha p/mim desconhecida da indo-benoni ( muito boa ) e eu dei um nó nele.


6. XP: Para você, quem é o maior enxadrista de todos os tempos?
Chemin: O melhor de todos os tempos acho que é unanime o Garry Kasparov.

7. XP: Este ano o famoso match URSS x Ponta Grossa completa 20 anos. Fale-nos um pouco sobre esta experiência.
Chemin: Quando aprendi a jogar, nunca imaginei que vários anos depois o que parecia impossível tornou-se possível, trazer a maior equipe do mundo (juvenil) com o Tshescowki para o Paraná e no tira colo o Kramnik que está fazendo história. O último match da União Soviética foi sensacional.

8. XP: Em sua opinião qual a contribuição do xadrez para o desenvolvimento esportivo, cultural e educacional das crianças que o praticam?
Chemin: O xadrez é uma ciência que transforma seus adeptos tornando o cérebro mais ágil e lógico, e devido ao companheirismo que existe nas competições ele é indicado como um agregador social.

9. XP: Qual você considera a principal virtude do jogador de xadrez?
Chemin: Deve ser otimista... Saber distinguir as diversas posições sobre o tabuleiro. Atacar no momento certo. E, ser um gentleman.

10. XP: Você acha que o xadrez é valorizado no Brasil?
Chemin: É valorizado, porem as grandes empresas não participam como deviam no patrocínio de jogadores, de equipes e de torneios.

Leia mais do lendário mestre em Wikipédia.

O Blog Xadrez Piraí agradece ao Mestre Chemin por nos conceder a entrevista.

5 comentários:

Prof Pedro disse...

Excepcional Chemim, realmente vc é um Nobre enxadrísta e uma referência no esporte. Admiro seu comportamento exemplar, o xadrez paranaense sente-se honrado em tê-lo como jogador. Grande abraço, Pedro.

Prof Pedro disse...

Gr Maurídes, parabéns por mais uma excelente entrevista. Através delas sabemos um pouco mais sobre os enxadrístas do Paraná e do Brasil. Abraço, Pedro

beltraoxadrez disse...

Concordo com Pedro, Maurídes e Chemim. parabéns irmãos

Unknown disse...

Momentos agradáveis lendo a entrevista do Grande Chemin. Parabéns Mestre e Parabéns Maurídes.

Abraços.

Amauri

s disse...

tambem jogo xadrez eu sou seu parente aonde posso encontrar vc pra me treinar?