sexta-feira, maio 13, 2011

VIII AMIGOS DO CLUBE DE XADREZ RELÂMPAGO!

Sérgio Busquete e Maurides Júnior fizeram a final mais emocionante da história da competição!


O VIII Amigos do Clube é sem dúvida um dos torneios mais esperados pelos enxadrístas locais, isto pela sua forma de disputa. Enquanto no Paraná, dificilmente se vê uma competição no formato eliminatório, em Piraí do Sul já há oito anos se realiza uma competição no sistema conhecido como "mata-mata".
O evento é disputado em duas fases, na primeira os participantes são sorteados em grupos onde os dois melhores de cada grupo passam para a segunda fase (eliminatório). Na fase de grupos os jogos são disputados em melhor de cinco partidas, na segunda fase as partidas são disputadas em melhor de sete e na grande final e disputa de terceiro os jogadores tinham que jogar uma melhor de dez.
Após derrotarem seus adversários sem maiores dificuldades, Sérgio Busquete e Maurides tinham em jogo não apenas o título da competição e alguns pontos no circuito, mas a hegemonia da competição e do número de títulos do xadrez de Piraí do Sul. Ambos já conquistaram o Amigos do Clube por duas vezes e ambos haviam conquistado 41 eventos na cidade.


Da primeira à última partida os jogos foram muito disputados e decididos até o último segundo. A nota engraçada do evento foi que Maurides perdeu um dos pontos da final por conta do toque de seu celular. Maurides explica que havia usado o aparelho para ligar para mãe de um dos alunos e acabou esquecendo de desligar. O fato inusitado aconteceu na terceira partida da série melhor de 10.
Após o término das 10 partidas o escore apontava 5.0 a 5.0 e a decisão foi para a morte súbita, no sorteio Busquete obteve as pretas e jogava pelo empate. Maurides optou pelo Gambito Morra contra a forte Siciliana de Sérgio. No final, após várias tentativas de vencer de ambos os lados, a partida terminou empatada por falta de material, o resultado beneficiou Busquete que sagrou-se o vencedor.
Destaque também para Alessandro Monteiro que conquistou o terceiro lugar após derrotar Rafaele Ferreira Silva, outra surpresa na fase final.
O tempo de reflexão foi de 3 min./ K.O.
O evento aconteceu no dia 07 de maio no Clube Municipal de Xadrez Prof. Hélio Saldanha.

Nenhum comentário: