segunda-feira, junho 13, 2011

10 PERGUNTAS PARA JOMAR EGOROFF

Com muita honra hoje o Blog Xadrez Piraí publica entrevista com o mais novo Mestre da Federação Internacional de Xadrez (MF), o maringaense Jomar Egoroff.

O maior campeão paranaense de xadrez de todos os tempos concedeu entrevista ao Vice-Presidente Técnico da Fexpar Maurides Júnior, em Foz do Iguaçu durante a realização do FENAJ - Festival Nacional da Juventude nas categorias Sub 16 e Sub 18.
O Imperador, apelido como é conhecido, além de exímio enxadrísta é uma grande pessoa e sem dúvida um dos maiores incentivadores da modalidade do Estado, e coordena com maestria as equipes oficiais de sua cidade. Jomar também já fez parte da Diretoria da Fexpar.


1. XP: Por que Xadrez? Como tudo começou?
Jomar:
Conheci o xadrez através da minha mãe, que era professora de educação física, nesta época eu tinha por volta de 10 anos, e sempre viajava junto com as equipes.

2. XP: Como surgiu o apelido de "Imperador"?
Jomar:
Foi um apelido dado pelo Artur Monteiro, técnico das equipes de Campo Mourão.

3. XP: O título de Mestre Fide sempre foi uma meta? E agora quer chegar ao título de Mestre Internacional?
Jomar:
Resolvi buscar este título no ano passado, começando a analisar os erros e aprimorar a abertura, principalmente Peão de Dama, com a ajuda de Vitor Borges (Londrina) e outras linha com Willian Yano (Paranavaí). Mestre Internacional será mais complicado, mas todos os jogadores tem este objetivo.

4. XP: Como é ser o maior vencedor do Xadrez Paranaense em todos os tempos? Confira.
Jomar: É com muita satisfação que cheguei a esta posição no Paraná, no inicio contei com um grande presidente da Federação, que era Luís França, que trouxe a Federação para o interior, melhorando muito o nível técnico dos atletas.

5. XP: O que você acha do Sistema CREF/CONFEF com relação a cobrança do registro por parte dos professores de Xadrez?
Jomar:
Devemos ter uma representação federal para cobrar o melhor nível técnico dos professores de xadrez, mas que divulgue melhor os resultados das aplicações e que dê mais suporte aos seus professores.


6. XP: O que pensa sobre o desenvolvimento do xadrez no Estado? E a nível de Brasil você acredita que existam projetos governamentais que contemplem as necessidades dos seus praticantes?
Jomar:
O incentivo do governo estadual, através de aulas-treinamentos para os professores de Educação Física resultou em um grande aumento no número de praticantes com boa qualidade técnica.
A nível de Brasil, o ministério dos Esportes adota uma postura de libração de verbas para todas as modalidades, na qual existem projetos e também bolsa-atleta para aqueles destaques, com isso atendendo as necessidades do atleta.

7. XP: Qual sua expectativa para o Aberto do Brasil, em Maringá no final do mês de junho? Folder aqui.
Jomar: Estou muito contente por realizar mais este evento em minha cidade, contando com a participação de atletas de vários estados com excelente nível técnico.

8. XP: O que achou do fim das regionais para os Jogos Abertos na modalidade?
Jomar:
Achei muito bom, pois os jogos abertos não possuem um grande número de equipes para ter regionais.

9. XP: O que pensa sobre o atual sistema para definir o Campeão Mundial?
Jomar:
Para mim não interfere em nada este tipo de sistema, a Fide já tentou outros modelos que não foram bem vistos também.

10. XP: Como definir Jomar Egoroff?
Jomar:
Uma pessoa que dedicou grande parte de sua vida ao amor pelo xadrez, que mesmo com muitas dificuldades no passado, por não ter a oportunidade que muitos tem hoje com a internet a favor, nunca desistiu de seus projetos.

Vejam algumas partidas do mestre Jomar.

O blog Xadrez Pirai agradece ao Mestre Jomar Egoroff pela oportunidade da entrevista e deseja um ótimo evento no fim do mês que certamente contará com participação piraiense.

2 comentários:

beltraoxadrez disse...

PARABÉNS MF JOMAR, uma grande pessoa antes de ser um mestre do xadrez, merece muito mais.

Prof Pedro disse...

Mestre Jomar, é um previlégio contar com sua amizade e poder vê-lo nos combates do tabuleiro. Você é referência para muitos, sua força e sua fé fez de vc um vencedor.
Abraço,
Pedro