sexta-feira, julho 01, 2011

NOVIDADE NOS REGULAMENTOS DA FIDE

Por Antônio Bento.

Há novidades direcionadas para o jogador UR (sem rating FIDE) que entram em vigor a partir de 1º de julho de 2011:
1) Em seu torneio válido para rating FIDE se o jogador 'unrated' não pontuar contra jogador com rating FIDE, seu escore será desconsiderado para efeito de cálculo do rating inicial.

2) Se no primeiro torneio também não tiver enfrentado pelo menos 3 jogadores com rating FIDE, seu escore será desconsiderado para efeito de cálculo do rating inicial
3) Nos eventos subseqüentes seus escores - inclusive zero ponto - passam a ser acumulados para formação do seu rating inicial.

4) Nos eventos subseqüentes seus escores mesmo partidas com menos de 3 jogadores também passam a ser acumulados para formação do seu rating inicial.

Novidade no cálculo do rating inicial
Se o jogador 'unrated' fizer mais de 50% dos pontos possíveis em 9 ou mais partidas, o seu rating inicial será igual ao rating médio dos adversários acrescido de 15 pontos, a cada meio ponto que fizer mais de 50% dos pontos.
Então: R(u)=R(a) + 15 (para cada meio ponto acima dos 50%
Exemplo: Se o jogador fizer 5,5 pontos em 9 partidas contra adversários com rating médio igual a 2200, o rating inicial do UR = 2200 +15 (2x0,5).
Outra novidade é a relativa ao coeficiente k para efeito de cálculo de rating de novos jogadores.Enquanto não tenham completado 30 partidas ... o coeficiente será igual a 30 (ao invés de 25), o que implica em maior alavancagem.
O Regulamento de Torneios FIDE (C06) também sofreu várias alterações que impactarão competições iniciadas a partir de 1º de julho de 2011.
1) Para torneios oficiais FIDE a hora de chegada deverá ser a do início da rodada. Portanto não serão tolerados atrasos. Perderá a partida quem não chegar na hora programada.
Para outros torneios aplica-se o disposto nos artigos 6.6 a e 6.6 b da Lei do Xadrez. Significa que fica a critério do organizador aplicar tolerância zero ou admitir atrasos desde que fique especificado no regulamento técnico da competição o período de ausência.
Exemplo: Perderá a partida o jogador que não chegar no prazo de 30 minutos a contar do início da rodada.
2) Propostas de empate podem ser aceitas a qualquer tempo se não houver disposição contrária estabelecida no regulamento técnico. Fica a critério do organizador inibir empates.
3) O jogador que receber carta convite para participar de eventos válidos para rating FIDE, pode se quiser, mencionar doenças pré-existentes e dieta especial e/ou exigências religiosas.
4) O árbitro chefe de competições mundiais e continentais deve ter o título de Árbitro Internacional Categorias "A" ou "B" e na conclusão do evento deve enviar para a FIDE o relatório final.
5) O árbitro, ao efetuar emparceiramento de Torneio Suíço FIDE, deverá usar o programa previsto no regulamento técnico ou aquele anunciado durante o respectivo Congresso Técnico.
6) É recomendável que o Comitê de Apelação (AC) consista de presidente, pelo menos dois membros titulares e dois suplentes. Se possível, o Presidente, os dois efetivos e dois suplentes membros do Comitê devem pertencer a diferentes federações.
Os membros do Comitê de Apelação não podem ter menos de 21 anos.
7) O jogador não deve comentar sobre sua partida enquanto ela estiver em andamento. (Cabe ao árbitro verificar observância)

AI Antonio Bento é Vice Presidente Técnico da CBX, Árbitro Categoria A, representante da FIDE América nas Comissões FIDE (QC e SPP). Primeiro “Lecturer” FIDE a ministrar seminários em língua portuguesa.

Nenhum comentário: