segunda-feira, setembro 12, 2011

CAMPEONATO PARANAENSE DE XADREZ RÁPIDO - UM EVENTO MARCANTE!

Piraí do Sul foi palco de uma das maiores competições enxadrísticas do ano! O Paranaense de Rápido foi um evento marcante para o município.


Promovido pela Fexpar, com realização da Prefeitura de Piraí do Sul e Unesxpi, aconteceu em Piraí do Sul no dia 11 de setembro o Campeonato Paranaense de Xadrez rápido.
O evento contou com a participação de 159 competidores, entre eles 4 mestres internacionais (Vitório Chemin, Jomar Egoroff, Bolívar Gonzalez e Ernani Choma) das cidades de: Piraí do Sul, Ponta Grossa, Araucária, Paranavaí, Maringá, São José dos Pinhais, Curitiba, Mandaguari, Cascavel, Campo Mourão, Campo Largo, Castro, Sengés, Siqueira Campos, Jacarezinho, Ibiporã, Jaguariaíva, Cornélio Procópio, Apucarana e Paranaguá.
O sistema de disputa foi definido de acordo com o número de inscritos variando entre os sistemas suíço de 5 a 7 rodadas e o round robin em turno único e returno. A equipe de arbitragem foi capitaneada pelo AF Amauri Redígolo (Apucarana), auxiliado por Geovano Oliveira (Ponta Grossa), Carlo Marenda (Ponta Grossa), Amazonas Santos Netto (Ponta Grossa), Alexandre Zampier (Curitiba) e Rodrigo Oliveira (Piraí do Sul), a direção do evento foi de Maurides Júnior.
Foram disputadas as categorias sub 08, 10, 12, 14, 16, 18, 20, feminino absoluto e absoluto.
A categoria absoluto, que chama mais a atenção pela força de seus competidores, foi definida palmo a palmo pela lenda Vitório Chemin e pelo forte Ernani Choma, aos poucos o evento foi se desenhando para que os dois decidissem o título e na sétima e decisiva rodada eles se enfrentaram e aconteceu um empate que definiu o título e o prêmio de R$ 900,00 em favor do jovem MF Ernani Choma.
No feminino absoluto Daiane Hornes, de volta de uma temporada na França, venceu de forma invicta o evento. Parece que os ares franceses fizeram bem para a moça que recentemente também conquistou a Regional das Olimpíadas Universitárias em Curitiba.
Para o Coordenador da Modalidade no Município Maurides Júnior "o evento foi o maior que já houve em Piraí do Sul na modalidade, tanto em número de pessoas quanto na qualidade dos participantes, realmente um evento muito forte e muito marcante para o esporte local, além disso conseguimos reunir um grande número de visitantes e admiradores da modalidade", a que se destacar ainda toda a estrutura oferecida pela prefeitura para que o evento pudesse ser realizado com sucesso, desde a alimentação, totalmente gratuita para os visitantes, até a disponibilidade de algumas secretárias sempre pronta a auxiliar no evento.

Confira aqui todos os resultados da competição.

Em breve, matéria especial sobre a participação dos piraienses. Aguardem!

Nenhum comentário: