quinta-feira, dezembro 15, 2011

CAMPEONATO PARANAENSE FEMININO 2011

Por Johnny Katayama.

Campeonato Paranaense Feminino: Atual campeã, Cintia Leão vence Sarah Alves e Jessica Cathcart.



O Campeonato Paranaense Feminino começou a ser disputado na tarde desta quarta-feira (14) em Maringá. Apesar dos valores oferecidos na premiação do torneio – que totalizam R$ 3 mil -, apenas 14 enxadristas estão disputando o certame. Entre elas, está Cintia Rocha Leão, de Campo Mourão, a atual campeã paranaense. Paranavaí é a cidade com o maior número de representantes: cinco – entre as quais Imyra Cecília Tavares e as gêmeas Jessica e Joice Cathcart.
Algumas das principais cidades do xadrez feminino no Paraná, como Piraí do Sul e Araucária, não enviaram representantes ao torneio. A cidade que atualmente ostenta os títulos de campeã dos Jojups (Jogos da Juventude do Paraná) e dos Japs (Jogos Abertos do Paraná), Campo Mourão, conta apenas com as irmãs Cintia e Aline Leão, e Sarah Beatriz Alves, inscrita oficialmente como jogadora avulsa. Daiane Hornes (foto) e Elise Kawabata – que recentemente conquistou o título de campeã brasileira colegial nas Olimpíadas Escolares Brasileiras – são algumas das principais ausências.

A regra do jogo

O congressos técnico do torneio começou na tarde de quarta (14), por volta das 13h. Na reunião, que contou com a presença de técnicos, enxadristas, árbitros e organizadores do Campeonato Paranaense Feminino, a principal mudança efetuada foi a reduçaõ do número de rodadas. O torneio, que inicialmente estava previsto para terminar após sete rodadas, terá apenas seis turnos. Confira o novo calendário:
14/12 (quarta) – 14h: 1ª rodada
14/12 (quarta) - 19h30: 2ª rodada
15/12 (quinta) - 9h30: 3ª rodada
Atenção, não haverá rodada na tarde de quinta-feira (15)
16/12 (sexta) 
- 9h30: 4ª rodada
16/12 (sexta) - 16h30: 5ª rodada
17/12 (sábado) - 9h: 6ª rodada
A organização do torneio pode alterar os horários de início previstos para cada rodada sem aviso prévio.

No-draw na 1ª rodada

A única enxadrista a somar meio ponto na rodada inicial do torneio foi Imyra Cecília Tavares, que não conseguiria chegar a tempo de participar e solicitou bye ausente. Nas outras partidas, o empate não deu as caras nenhuma vez. Em seis mesas disputadas, foram 4 vitórias das brancas e 2 das pretas. Jaqueline Cabral, de Manoel Ribas, acabou emparceirada com o bye e somou um ponto grátis.
Cintia Rocha Leão, atual campeã paranaense e apontada como forte candidata a renovar o título, já começou a jornada com uma oponente difícil pela frente: Sarah Beatriz Alves – as duas jogaram juntas por Campo Mourão nos Jojups. No jogo, Sarah imprimiu um bom início, construindo um sólido desenvolvimento contra a campeã. No entanto, Cintia conseguiu equilibrar no meio-jogo e conquistou uma importante vitória.
Celular, ar condicionado e clássico paranaense marcam a 2ª rodada
O emparceiramento não deu trégua para Cintia Rocha Leão. Se ela esperava uma “folga” após vencer Sarah Alves,  ela encontrou outra pedreira pela frente na 2ª rodada: Jessica Cathcart. Outros dois emparceiramentos dividiram a torcida. Primeiro, a de Paranavaí, que assistiu Juliana da Silva Rocha dar o troco do Paranaense sub-16 e vencer Carol Sakada. Depois, a torcida dividida foi na família Angelotti, que viu as irmãs Rafaela e Gabriela frente a frente, com um resultado favorável à Rafaela.
No T1, a partida que começou às 19h30 durou por volta de 4 horas. A principal diferença entre Cintia Rocha Leão e Jessica Cathcart era no relógio. Enquanto a atual campeã tinha 1 hora e 4 minutos de reflexão, o tempo de Jéssica girava em torno dos 35 minutos. Mais tarde, a situação se tornou ainda mais dramática: cerca de 16 minutos para Cintia, enquanto Jéssica tinha por volta de 6 minutos. A partida – de longe, a mais tensa da competição até o momento – aguçou a concentração das duas enxadristas, que não deram atenção aos olhares clínicos curiosos de árbitros e enxadristas que assistiam a partida.
No fim, Cintia conseguiu construir de forma competente uma vantagem estrutural, e conseguiu transformá-la em uma vantagem material, aumentando-a gradativamente. O tempo parou de correr quando Jéssica estava com cerca de 7 segundos, e acabou reconhecendo a vitória da rival.
Mas o duelo que mais chamou a atenção foi entre Aline Rocha Leão e Andressa Zimmermann, única maringaense participando do torneio. Com menos de 10 lances jogados em cerca de 10 minutos, o celular de Andressa tocou. A regra é clara: tocou o celular, perdeu a partida. E assim, Aline Leão somou o ponto mais rápido da 2ª rodada, para desespero de Andressa. “Não acredito! Isso nunca tinha acontecido comigo”, exclamava a maringaense após o fim da partida.
Confira os resultados da 2ª rodada:
Cintia Rocha Leão 1 x 0 Jéssica Cathcart
Jaqueline Cabral 0 x 1 Joice Cathcart
Carol Sakada 0 x 1 Juliana Rocha
Imyra Tavares 1 x 0 Izadora Kobrill
Rafaela Angelotti 1 x 0 Gabriela Angelotti
Aline Rocha Leão 1 x 0 Andressa Zimmermann
Natalia Silva 0 x 1 Sarah Alves
O Campeonato Paranaense Feminino é aberto ao público. As partidas podem ser acompanhadas pelo site oficial e pelas redes sociais da Fexpar (Federação de Xadrez do Paraná), ou ao vivo, no Sesc de Maringá.
Local: Sesc – Serviço Social do Comércio
Endereço: Rua Lauro Eduardo Werneck, 531
Telefone: (44) 3262-3232

Nenhum comentário: