quinta-feira, dezembro 15, 2011

PRÊMIO ORGULHO PARANAENSE 2011

Um momento para ficar na história!


Nesta quarta-feira (14.12) no Auditório do Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, o esporte paranaense viveu um dos capítulos mais importantes da história. Muito além dos feitos, das conquistas, dos recordes e das medalhas, a consolidação do Prêmio Orgulho Paranaense como a maior honraria que um atleta paranaense possa alcançar transformou a Cerimônia de Premiação em um marco onde promessas esportivas dividiam os holofotes com lendas vivas do esporte mundial.


O Orgulho Paranaense é um prêmio instituído pela Secretaria de Esportes do Paraná com o apoio da Rede Paranaense de Comunicação e tem por objetivo condecorar os esportistas que obtiveram resultados relevantes na temporada de 2011, além de reconhecer através do mérito esportivo quem contribuiu e contribui com engrandecimento do esporte do Paraná.

Presente na Cerimônia, o Vice-Governador, Flávio Arns transmitiu a satisfação do Estado do Paraná ter uma ferramenta que condecore ano a ano os paranaenses que tenham expressão no esporte: “Só conseguimos fazer algo de bom quando estamos unidos e hoje é um dia especial. Temos as revelações ao lado do ídolo e isso só faz crescer o esporte do Paraná”, concluiu.
O Secretário do Esporte, Evandro Rogério Roman, idealizador do Prêmio, enalteceu o trabalho dos técnicos do Estado que constantemente revelam novos talentos: “Só temos campeões porque na base, no ensinamento dos fundamentos temos pessoas obstinadas, que amam o esporte, a sua modalidade. Quando pensamos o prêmio queríamos premiar os atletas, mas também destacar quem por trás dá todo suporte para que as conquistas sejam possíveis.” Segundo Roman, a parceria com a RPCTV foi importantíssima para que o Prêmio tivesse um reconhecimento e uma valorização maior ainda.
A Festa de Premiação teve momentos de efusivos aplausos. Quando o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima e o jornalista Nelson Comel subiram para receber o Troféu na categoria mérito esportivo a platéia vivenciou momento de sublime contemplação. O primeiro por ser uma das três únicas pessoas a receber a medalha Pierre de Cobertein do Comitê Olímpico Internacional. Já o jornalista Nelson Comel por ser um dos maiores incentivadores do esporte amador e das federações esportivas.

Premiação:
O prêmio na categoria Produção Literária ficou com Valdomiro de Oliveira. Doutor em Educação Física, recebeu o prêmio pela obra dedicada à Ciência no Basquetebol e a Preparação Física.
Na categoria que premiaria os destaques nos jogos oficiais promovidos pelo Governo do Estado, pelos jogos escolares foram agraciados Daiane Sunamita Machado (Basquetebol) e Rogério Batista de Carvalho Filho (Voleibol).
Como destaques dos Jogos da Juventude, venceram Elise Kawabata (Xadrez) e Sérgio Braguetto Junior (Atletismo). Nos jogos abertos foram escolhidos como destaque a jogadora de Vôlei de Praia, Dirce Ferraresco de Lara e o enxadrista Jomar Egoroff.


Elise Kawabata, um 2011 fantástico!


Também foram escolhidos os atletas destaques dos Jogos Universitários do Paraná. A atleta do Handebol, Maria Paula Holtz Macedo e o judoca Pedro Henrique Dallagassa Pires foram os agraciados com o Troféu do Orgulho Paranaense.
Na categoria revelação esportiva, dois atletas que se destacaram nas competições em 2011 foram premiados. Ana Paula Caetano de Oliveira (atletismo) e Gabriel Servelin de Oliveira (Basquetebol) foram os escolhidos pela comissão de julgadores como melhores do ano nesta categoria.

Atletas e um técnico do paradesporto paranaense também receberam o Troféu Orgulho Paranaense. Terezinha Guilhermina (Atletismo) e Eliseu dos Santos (Bocha Adaptada) receberam a peça do artista Alfi Vivern. Como melhor técnico do paradesporto, Darlan França Ciezielski Junior (Bocha Adaptada) levou o troféu pela participação como Técnico da Seleção Brasileira da modalidade no Parapan-americano de Guadalajara.

Já o melhor técnico do rendimento esportivo do Paraná ficou com Valmir Augusto Fassina (Handebol) que ajudou o Brasil no vice-campeonato do Pan-Americano de Guadalajara com a Seleção Masculina.
Como melhor atleta do Paraná no rendimento esportivo em 2011 foi escolhida a atleta Angélica Kvieczynski da Ginástica Olímpica. Ela trouxe quatro medalhas de ouro para o Brasil no último Pan no México e é a melhor brasileira da modalidade atualmente.
No masculino o prêmio de Melhor Atleta de 2011 ficou para Emanuel Fernando Scheffer Rego do Vôlei de Praia. Medalha de ouro no Panamericano no México, Emanuel conquistou em 2011 ainda o Mundial, pela terceira vez, o Circuito Mundial, pela décima vez, o Circuito Brasileiro, pela oitava vez. Eleito o melhor jogador de Vôlei de Praia de todos os tempos pela Federação Internacional de Voleibol, pela Confederação Brasileira de Voleibol.

O Mérito Esportivo foi um momento especial na Festa de Premiação. Dez pessoas receberam a honraria. Edson Gradia, ex-Secretário de Esporte do Paraná; Jaime Sunye Neto, enxadrista com nove participação em Olimpíadas; João Mecchia, referência no Handebol do Paraná; Maria Conceição da Silva, renomada treinadora do atletismo de Maringá e que revelou tantos talentos; Marival Antônio Mazzio, professor de educação física da UEL e já exerceu cargo de diretor de esportes de Londrina; Mayr Facci, campeão mundial de basquetebol e um dos grandes esportivas ponta-grossense; Nelson Domingos Comel, ex-presidente da Federação Paranaense de Desportos Universitários, jornalista da Tribuna do Paraná sempre ligado ao esporte amador; Oscar Dias Pimpão, professor universitário e um dos criadores dos Jogos Abertos do Paraná; Pedrinho Antônio Furlan, empresário de Toledo que ajudou a implantar o projeto Atleta do Futuro em parceria com a Federação das Indústrias do Paraná e hoje um dos centros de referência da ginástica do Brasil; Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze nas olimpíadas de Atenas 2004, e uma das três únicas pessoas que recebeu do Comitê Olímpico Internacional a receber a medalha Pierre de Cobertein.
No último prêmio do dia apenas um atleta escolhido por votação popular no portal da RPCTV recebeu o Troféu Orgulho Paranaense. Angélica Kvieczynski da Ginástica Olímpica levou a concorrência com pouco mais de 16% dos votos. Dez atletas concorriam ao prêmio, dentre os quais dois grandes campeões: Giba e Emanuel, além de Vanda Gomes do atletismo, Débora Falda da ginástica rítmica, Henrique Rodrigues da natação, Roberto Maehler da canoagem, Marcelo Gomes da luta olímpica, Amanda Bueno Simeão da esgrima e Henrique Teixeira do handebol.

Jandrey Vicentin
Coordenação de Comunicação SEES
Fotos: Leila Nunes

Nota do Blog Xadrez Piraí:
Realmente motivo de enorme orgulho ver os enxadrístas Jomar Egoroff e a simpática Elise Kawabata receberem tão importante e distinta premiação. Mais importante ainda é que foram escolhidos concorrendo com adversários de peso de outras modalidades, talvez até mais populares que o xadrez, no entanto suas conquistas mostraram que no final das contas o esporte é uma grande família. Parabéns ao MF Jomar Egoroff e a jovem, talentosa e vitoriosa Elise Yurico Kawabata. 

Nenhum comentário: