quarta-feira, janeiro 18, 2012

10 PERGUNTAS PARA ELISE KAWABATA

Iniciamos a série de entrevistas do ano com a jovem enxadrísta Elise Kawabata, da cidade de Campo Mourão. Elise teve um 2011 memorável com grandes momentos que a levaram a conquistar vários títulos importantes e o reconhecimento da comunidade esportiva do Paraná. 


XP: 1. A clássica pergunta. Quando começou a jogar?
Elise: Então, aprendi a mexer as peças quando tinha menos de 11 anos, mas o que eu lembro é só depois dos 11 quando comecei a treinar com o Artur. (Artur Monteiro técnico de xadrez da cidade de Campo Mourão)

XP 2. Qual a sua rotina de treinos?
Elise: Ano passado eu estava quase que totalmente parada, tive uns três treinos só antes do Jogos da Juventude, eu costumava treinar só quando morava em campo mourão.

XP 3. Entendo, mas como você complementa seus estudos, livros, internet?
Elise: Nada, eu só fui jogar uns torneios ano passado.

XP 4. Então você é um talento nato. Comente isso.
Elise: Acho que não sou tudo isso não, eu só acho que os anos anteriores em que eu freqüentava os treinos tão dando resultado agora.

XP 5. Geralmente as premiações nos campeonatos femininos são bem menores que as do absoluto, e nem sempre torneios femininos valem Fide, o que você pensa sobre isso?
Elise: Eu acho que os campeonatos femininos mereciam maior atenção, o xadrez feminino cresce e precisa atrair mais gente para participar.

XP 6. Em 2011 você foi destaque em todas as competições que participou, suas performances a levaram a ser escolhida vencedora do Prêmio orgulho do Esporte Paranaense e Orgulho do Xadrez Paranaense. Como se sentiu ao ser aclamada pela opinião pública como um grande destaque?
Elise: Eu fiquei muito feliz pelo reconhecimento, ver que os treinos trouxeram resultado foi muito gratificante.
 Elise recebendo o prêmio Orgulho Paranaense

XP 7. O que você projeta para 2012? Espera ter o mesmo êxito que teve em 2011?
Elise: Creio que em 2012 não dê para jogar muitos torneios, mas os Jogos da Juventude pelo menos eu pretendo jogar, gostaria de ter o mesmo êxito do ano passado, mas vai ser difícil, dois anos sem treinar é muita coisa.

XP 8. Eu dizia que você seria a campeã das olimpíadas escolares, fato concretizado. Quando foi que você teve total confiança que isso seria possível?
Elise: Na verdade, esse ano eu não acreditava muito em mim, vi a possibilidade de ser campeã na última rodada, mas não achei que seria possível, só consegui acreditar mesmo que era campeã alguns minutos após o término da última partida, quando vieram me dar os parabéns.

XP 9. Como você definiria Elise Kawabata?
Elise: Pergunta difícil viu... Mas acho que é uma pessoa calma e que fala bastante e apesar de muito preguiçosa, tenta se esforçar para alcançar seus objetivos.
 Concentração total!
XP 10. Chega um momento na vida que temos que fazer escolhas. Caminhos a seguir... Creio que com o término do ensino médio você tenha chegado a um desses momentos. O xadrez continuará a ter sua atenção da mesma forma?
Elise: Gosto muito do xadrez, quero continuar jogando, mas vai ser só por diversão mesmo, ano passado o xadrez já começou a ficar meio de lado.

Considerações finais?
Elise: Gostaria de deixar um agradecimento ao técnico Artur Monteiro que não me deixou parar de jogar.

O blog Xadrez Piraí agradece à jovem enxadrísta Elise pela entrevista. 



Nenhum comentário: