terça-feira, fevereiro 14, 2012

SEES DISCUTE NOVO REGULAMENTO DOS JOGOS OFICIAIS

O segundo dia da reunião de planejamento da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), que entre outros assuntos discute a formatação do regulamento dos Jogos Oficiais, aconteceu nesta terça-feira (14) e reuniu representantes das federações esportivas dos municípios e os servidores da SEES nos escritórios regionais. 

O secretário do esporte Evandro Roman garantiu a presença do Estado em todos os escritórios regionais e federações, sobretudo neste momento de readequações. “Para não ficar um espaço em branco estaremos presentes aconselhando e cobrando os resultados. Nossa meta é estar entre os cinco estados do Brasil mais desenvolvidos no esporte e temos tudo para sermos o terceiro em curto prazo. Mas isso só vai acontecer se fizermos tudo de forma correta e profissional”, avalia. Roman também disse que a gestão do esporte não pode mais ser amadora e que são as federações quem farão a parte executiva dos Jogos Oficiais. “Apesar do esporte em si ainda sofrer com a falta de profissionalismo, a gestão do esporte no nosso estado não pode mais ser amadora. Estaremos presentes sempre que for necessário, podem nos cobrar isso, ainda mais porque quem vai fazer toda a parte executiva serão as próprias federações”, afirma Roman.

Pela manhã foram apresentados aos cerca de 50 representantes os programas da Coordenadoria de Projetos Especiais da Secretaria do Esporte. A condução inicial foi feita pelo diretor da pasta, Itamar Tagliari, junto dos gerentes de cada projeto: Top 2016 (Andrea Yamaguchi), Paraná Saudável (Dilson Martins) e Paraná Diversidade (Luiz Henrique Martins).

À tarde, o coordenador de esportes de rendimento da SEES José Alberto de Campos, expôs aos presentes as principais alterações no regulamento dos Jogos Abertos e Jogos da Juventude do Paraná. “Os Jogos Abertos e da Juventude servem para dar equilíbrio no desenvolvimento das modalidades e no atendimento aos municípios que investem no esporte de rendimento, por isso achamos muito importante discutir com todos vocês as adequações que propomos”, explica José Alberto.

Uma das principais alterações diz respeito às datas das disputas da fase regional da competição, que agora será disputada em três dias, em dois finais de semana, envolvendo seis regionais. Algumas modalidades poderão ter dois jogos em um dia. A primeira fase da disputa regional será nos dias 25, 26 e 27 de maio e a segunda fase, 01, 02 e 03 de junho. Para as modalidades em que houver necessidade de cruzamento olímpico, as disputas serão nos dias 15, 16 e 17 de junho. Todas as informações referentes às alterações sofridas no regulamento e no formato dos Jogos Oficiais serão, em breve, alvo de uma matéria especial da Coordenadoria de Imprensa da SEES.

Para Jandrey Vicentin, superintendente da Federação de Vôlei do Paraná, esta atitude da SEES em convidar as federações para opinar a respeito do regulamento dos jogos é muito importante. “Pela primeira vez as federações são convidadas para discutir as competições, antes participávamos apenas com a parte de arbitragem. Agora com a administração mais democrática, as federações têm a oportunidade de apontar problemas, apresentar soluções e propostas para os jogos”, afirma Jandrei.

Gilmara Zanata, do escritório regional de Umuarama, a reunião trouxe resultados positivos para toda a comunidade esportiva do Paraná. “O nosso Estado nunca viveu um momento tão bom no esporte. Com esta visão do secretário Roman nós vamos atingir todos os municípios e assim poderemos contribuir de forma efetiva no desenvolvimento esportivo dos atletas, entidades e dos próprios municípios”, avalia Gilmara.

Para o presidente da Federação de Xadrez do Paraná, Paulo Rodrigues, a comunicação fluente entre as entidades esportivas do Estado vai oportunizar mais medalhas aos atletas. “A iniciativa da SEES é única, nunca houve tamanha participação das entidades. A comunicação está fluindo entre a federação e os municípios, o que permite construir novos objetivos para o esporte, possibilitando mais medalhas e conquistas para o Paraná”, observa. Paulo aproveitou a oportunidade para parabenizar o trabalho realizado pela SEES. “Em nome da Fexpar parabenizo o secretário Evandro Roman e toda a equipe da Secretaria do Esporte, que tem colaborado de forma efetiva pelo desenvolvimento do esporte paranaense”, finaliza. 

COM/SEES
Diego Pereira
egopereira@gmail.com
41 9916-3514

Nenhum comentário: