quinta-feira, abril 19, 2012

10 PERGUNTAS PARA LUCAS SILVESTRE BORGES.

O Blog Xadrez Piraí entrevistou o Professor Lucas Silvestre Borges, que atualmente é o responsável pelas principais competições enxadrísticas realizadas em Ponta Grossa. Além disso, Lucas também é técnico das equipes dos Jogos Oficiais (Jogos Abertos do Paraná e Jogos da Juventude do Paraná). 



1. XP: Quando começou com o xadrez, por influência de quem?
Lucas Silvestre: Começei em 1998, na Escola Estadual Prof Edison Pietrobelli, porque perdia uma semana de aula (risos).

2. XP: Com quem aprendeu a jogar?
Lucas Silvestre: Num primeiro momento fui aprendendo sozinho os movimentos, mas contei com a ajuda de dois irmãos Cleverson e Emerson de Oliveira que no final de 1998 me ajudaram com conceitos e aberturas, após esses treinos já consegui vencer torneios da cidade e chegar a equipe de Ponta Grossa.

3. XP: E quando descobriu que queria trabalhar com o xadrez?
Lucas Silvestre: Sempre nas minhas equipes escolares eu ajudei meus colegas, em 2002 parei de jogar e voltei em 2009 como professor, vi nessa oportunidade em abrir portas e trabalhar com algo que gosto também.

4. XP: E a oportunidade surgiu com o SEPAM (Sociedade Educacional Professor Altair Mongruel)? Você já entrou para trabalhar com o xadrez ou como professor de alguma matéria escolar?
Lucas Silvestre: A oportunidade surgiu no SEPAM sim, aqui no SEPAM as coisas mudaram muito, hoje temos o xadrez presente nas aulas de educação física, onde todo o aluno tem contato com ele por algumas aulas em todos os bimestres.

5. XP: O que acha da relação XADREZ-CREF?
Lucas Silvestre: O CREF (Conselho Regional de Educação Física) com o xadrez acho incompatível, por vários motivos, um dos principais seria pelo fato do curso de educação física não dar a mínima para o xadrez, acredito que com o tempo isso deve mudar, mas precisa ser reformulado a base acadêmica primeiro.


6. XP: Você assumiu as principais competições do xadrez ponta-grossense, como é assumir tamanha responsabilidade?
Lucas Silvestre: Em 2009 quando voltei para o SEPAM como técnico já pensava em um dia dirigir minha cidade, um sonho antigo, a oportunidade surgiu rápido em 2010 com o cargo de técnico da seleção jojups, ampliando agora para as competições locais, essa responsabilidade é a mesma que tenho em toda minha vida, seja profissional ou esportiva, sempre faço tudo com muita seriedade.

7. XP: As primeiras etapas do Circuito de Xadrez de Ponta Grossa foram um sucesso, a que você atribui essa participação em massa no evento?
Lucas Silvestre: O circuito não tem caráter escolar, contudo as escolas o incorporaram de forma excepcional, já tivemos duas etapas a primeira com 250 participantes e a segunda com 190, podemos considerar vários fatores, um deles é o fato das escolas municipais possuírem professores de educação física, do grande apoio que a secretaria de esportes e educação estão dando para o xadrez, e de várias pessoas com conhecimento de xadrez envolvidas nas diversas escolas de ponta grossa hoje

8. XP: Por se tratar de competição promovida pela “SER” (Secretaria de Esportes e Lazer) as escolas municipais são obrigadas a inscrever alunos ou a inscrição é livre?
Lucas Silvestre: Não tem nenhuma obrigação, estamos tendo sim uma grande paixão pelo esporte tanto de alunos, professores e pais.

9. XP: Seu trabalho tem o reconhecimento da comunidade, isto é muito importante e com apoio do executivo as coisas tendem sempre a melhorar. Recentemente você e um de seus alunos de maior destaque (Geovani Broday) foram premiados pelo mérito desportivo cidade de Ponta Grossa. Como foi receber esta grande honraria?
Lucas Silvestre: Acredito que é um grande estimulo para continuar ainda mais o trabalho, é muito legal quando o trabalho é reconhecido, e em especial 2011 foi um ano onde as conquistas e a mídia apareceu, o título geral dos jogos escolares e o individual do Geovani projetaram a gente no cenário estadual sem contar outras conquistas, mas é legal em ver o reconhecimento geral, para o nosso esporte perante os outros.

10. XP: Fale um pouco da participação ponta-grossense no paranaense de menores 2012.
Lucas Silvestre: Esse ano acredito que estamos mais fortes e experientes, com isso obtemos ótimos resultados com Fabriti Rivelto (sub 12) Guilherme Lourenço (Sub 14), André Pedroso (sub 16) dentre outros e os títulos de Geovani Broday (sub16) e Ivo Chiaretto (Sub 08). Um detalhe importante é que todos os participantes do paranaense de menores, estão participando do circuito municipal, dando experiência e força para o desenvolvimento da competição

Você quer deixar algum agradecimento? Ou alguma coisa que talvez queira falar que eu não tenha perguntado?
Lucas Silvestre: Gostaria sim de agradecer a todos os meus amigos do xadrez, meus familiares que entendem o meu trabalho, mas principalmente para os gêmeos Cleverson e Emerson, sem os treinos de forma gratuita na escola aos sábados, eu não estaria aqui hoje desempenhando esse trabalho e conversando contigo (risos).

Nenhum comentário: