segunda-feira, julho 09, 2012

SÉRIE TALENTOS PARANAENSES - LUCAS E ELISE.

Hoje na série talentos paranaenses um pouco da trajetória de dois dos maiores vencedores estaduais em suas categorias, trata-se de Lucas Henrique da Silva (Londrina) e Elise Kawabata (Campo Mourão).

LUCAS HENRIQUE DA SILVA (Londrina).

O jovem e vitorioso talento londrinense começou sua carreira aos 9 anos de idade, em seu colégio da época. Em 2007 teve oportunidade de demonstrar sua habilidade no xadrez participando pela primeira vez da equipe Londrinense que disputou os Jogos da Juventude do Paraná, Lucas exalta a admiração e respeito que tem pelo seu técnico, Tiago Almeida, que acreditou em seu potencial, mesmo sendo mais novo na equipe (apenas 11 anos). Outra pessoa importante em sua trajetória foi o diretor do Colégio Benjamin Constant, Dirceu Vivan, que sempre apoiou nos projetos escolares. Com os resultados aparecendo Dirceu aumentou seu apoio na modalidade de xadrez e como consequência Lucas começou a dar suas credenciais ao esporte paranaense.
Segundo Lucas, 2007 foi o ano em que tudo começou a se encaminhar, com ótimos resultados nos escolares e com sua convocação para a equipe municipal de Londrina. Outra pessoa importante para Lucas é seu amigo Lucas Tacconi, desde sempre treinaram juntos, e com isso, cresceram, melhoraram e defendem com orgulho as cores londrinenses.
Em sua carreira, até o momento, Lucas conquistou cerca de 250 medalhas e mais de 30 troféus e ambiciona chegar ao título máximo do xadrez, Grande Mestre! E para isso tem treinado duro, com afinco e disciplina. 
Dentre suas principais conquistas destaque para a participação nas olimpíadas escolares, o bicampeonato paranaense na categoria até 18 anos, títulos paranaenses nas modalidades de xadrez rápido e relâmpago e vice-campeão brasileiro de xadrez escolar em 2011. 
Não há como negar a determinação do jovem talento londrinense que luta com unhas e dentes para alcançar seus objetivos, Lucas afirma que " não sei o que o futuro me reserva, mas com certeza estarei preparado para o que vier. Aproveito a oportunidade para parabenizar ao Maurides Júnior pela ideia da série sobre os talentos paranaenses, uma ideia que com certeza contribui para o desenvolvimento do nosso xadrez assim como divulga o que temos de melhor no estado". 
Agradecimentos especiais ao técnico Tiago Almeida e Dirceu Vivan.
Lucas Henrique da Silva é um JOVEM TALENTO DO PARANÁ.

ELISE KAWABATA (Campo Mourão).

Elise começou a jogar aos 11 anos de idade, mas sua principal lembrança é após essa idade quando começou a treinar com Artur (Artur Monteiro, técnico das equipes de Campo Mourão), e desde então não parou mais.
A ano de 2011 foi marcante para Elise, além das grandes conquistas, também deu a volta por cima após jogar as olimpíadas escolares em Goias, onde assistiu a enxadrísta Artêmis Pamela Guimarães conquistar o título sem ao menos ter a chance de enfrentá-la. Mas com mais uma conquista nos Jocops, nova chance de disputar as Olimpíadas Escolares, e dessa vez em casa (as olimpíadas foram disputadas no Paraná, em Curitiba), conquistou este importante título em sua carreira e que certamente trouxe muito orgulho ao nosso estado.
É importante ressaltar que Campo Mourão tem tradição no xadrez feminino, dois anos antes, Cintia Rocha Leão também havia conquistado a medalha de ouro nas Olimpíadas Escolares.
Quando perguntada sobre ser um talento nato no xadrez (reveja a entrevista ao Blog Xadrez Piraí), ela respondeu "Acho que não sou tudo isso não, apenas acho que os anos anteriores em que eu frequentava os treinos estão dando resultados agora".
Ainda em 2011, Elise foi agraciada com um dos mais importantes prêmios do Esporte Paranaense, trata-se do prêmio "Orgulho Paranaense", em que a comunidade esportiva de todo o estado escolhe através de votação os principais destaques do ano. O Orgulho Paranaense é um prêmio instituído pela Secretaria de Esportes do Paraná com o apoio da Rede Paranaense de Comunicação e tem por objetivo condecorar os esportistas que obtiveram resultados relevantes na temporada de 2011, além de reconhecer através do mérito esportivo quem contribuiu e contribui com engrandecimento do esporte do Paraná. De fato, as conquistas da jovem enxadrísta em várias competições durante sua trajetória a tornaram conhecida e como consequência teve seu reconhecimento através desta importante láurea. 
Elise Kawabata é UM JOVEM TALENTO DO PARANÁ

Nenhum comentário: