quinta-feira, agosto 02, 2012

PROF. JERRY PILATI LANÇA 2ª EDIÇÃO DO LIVRO "POR QUE XADREZ NAS ESCOLAS?"


Na última terça-feira, dia 31 de julho, o professor de xadrez, beltronense Jerry Pilati lançou a 2ª Edição do livro "Por que Xadrez nas Escolas?". O volume é uma tradução autorizada pelo autor Uvencio Blanco ao professor Jerry Pilati.
O evento aconteceu na AABB e teve como parceiros a Secretaria Municipal de Esportes de Curitiba, Secretaria Estadual de Esportes, a Secretaria Estadual de Educação do Paraná, a Federação de Xadrez do Paraná, o Xadrez Magistral Ltda, Clube de Xadrez Erbo Stenzel, professores e enxadristas.
Segundo Jerry Pilati, essa mais uma das ações do Programa Xadrez de Francisco Beltrão, que neste ano completa 11 anos de trabalho e do qual ele é coordenador. O Programa Xadrez tem formado professores, atletas, árbitros e organizadores de eventos de xadrez que trabalham em todo o Estado do Paraná. O professor Jerry Pilati faz parte da Federação de Xadrez do Paraná com a cadeira de vice-presidente do Interior, há 8 anos.
"Esse esporte está inserido na rede municipal de ensino e se expande a todos interessados em multiplicar o aprendizado enxadrístico, atendendo assim mais de 8 mil alunos por ano, com ensino básico nas escolas, com treinamento técnico no Centro de  Treinamento Alvorada e pelo Clube de Xadrez", informou o professor.
O Programa de Xadrez de Francisco Beltrão conta com várias modalidades. É desenvolvida a modalidade de Xadrez Gigante, que nestas férias está exposto no Calçadão Central. Há o Xadrez Pedagógico e o Xadrez On-line. Também o Xadrez Esportivo, com inúmeras conquistas para o município, como nos últimos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), fase regional, quando Francisco Beltrão venceu no feminino e no masculino todas as disputas no tabuleiro.

Nenhum comentário: