segunda-feira, agosto 06, 2012

SÉRIE TALENTOS PARANAENSES - GEOVANI BRODAY E SAYNNE BIEDERMANN

Hoje em cartaz dois grandes talentos do xadrez ponta-grossense. 

GEOVANI BRODAY
Esta aí um enxadrísta que dispensa apresentações, Geovani Broday (reveja a entrevista para o blog)
Teve um 2011 repleto de conquistas, e ótimos resultados em torneios absolutos, inclusive, é o atual campeão do Circuito de Xadrez Rápido dos Campos Gerais. 
Sua trajetória começou aos 10 anos com a ajuda do irmão Gabriel e do Professor Geovano Oliveira, ainda nessa idade começou a jogar os primeiros torneios, Geovani calcula que possua mais de 100 medalhas e mais de 10 troféus (incluindo o prêmio de mérito desportivo), talvez fosse até mais, porém, Geovani conta que seu irmãozinho mais novo acaba sumindo com algumas. 
Entre as principais conquistas do jovem talento podemos destacar: Paranaense de Pensando (Sub 16), Paranaense de Rápido, vice-campeão no brasileiro escolar, campeão do Circuito de Xadrez Rápido dos Campos Gerais (2011), as medalhas obtidas nos Jojups e mais recentemente o título de campeão da Copa Mercosul na categoria até 16 anos. 
Para o futuro, Geovani almeja chegar ao título de Mestre, e para isso tem se dedicado aos estudos horas a fio. Broday conta que graças ao xadrez já teve ótimas oportunidades de conhecer vários lugares, conhecer novos jogadores e trocar experiências. 
Jogador disciplinado, tem enorme potencial para tornar-se jogador profissional. 

Recebendo o prêmio do mérito desportivo ao lado do atual técnico Lucas Silvestre Borges

Geovani Broday é um JOVEM TALENTO DO PARANÁ


SAYNNE BIEDERMANN

Não é de hoje que a jovem ponta-grossense Saynne Biedermann tem chamado a atenção nos eventos que tem disputado, forte jogadora, tem obtidos bons resultados contra adversárias, que em tese, seriam mais fortes, no entanto, Saynne tem contrariado as estatísticas e vencido com frequência suas principais oponentes. 

Com os pais corujas!
Tudo começou aos 5 anos de idade quando sua professora no jardim de infância conversou com sua mãe dizendo que Saynne deveria ir direto para o primeiro ano, pois já era alfabetizada. Foi difícil achar uma escola que a aceitasse, a maioria somente aceitavam crianças com 6 anos. Uma das escolas acabou cedendo, mas para isso, Saynne teve que fazer um teste por escrito, a diretora da escola ditou algumas palavras, durante o teste a diretora perguntou se ela sabia jogar e o pai mais do que depressa disse que sim (na verdade Saynne ainda não sabia direito, mas com isso, certamente o pai conseguiu impressionar a diretora, pois uma menina com cinco anos que já era alfabetizada e ainda por cima jogava xadrez!).
Logo após ser aceita na escola, o pai de Saynne ensinou o jogo e colocou como primeiro desafio vencê-lo. Na época, as competições escolares de xadrez eram disputadas apenas da 5.ª série em diante, nesse período Saynne jogou Damas e Tria, sendo penta campeã nestas modalidades. 
Saynne Biedermann é UM JOVEM TALENTO DO PARANÁ.

Ao completar 10 anos jogou sua primeira competição e já de cara sagrou-se a vencedora. Saynne lembra que começou a treinar com Jesus Clayton de Oliveira, que a incentivou e a ajudou a conquistar importantes eventos como os Jogos Escolares Municipais, Jogos da Primavera, etc. 
Em 2007 passou a ingressar a equipe local para os Jogos da Juventude e seus treinos foram intensificados.
Entre suas principais conquistas destaque para: Vice-campeã paranaense da categoria (2008), 3.º lugar também no campeonato paranaense (2009), além de conquistar vários títulos no Circuito dos Campos Gerais e é a atual campeã paranaense de xadrez Rápido até 18 anos, além de ter conquistado recentemente o título de campeã da Copa Mercosul (julho, em Foz do Iguaçu). Saynne considera também importantes suas medalhas conquistadas nos Jojups e ano passado teve um ótima participação na equipe dos Abertos.
O pai, Sandro Biedermann e o atual treinador Lucas Borges são seus maiores incentivadores. 

Um comentário:

Zwinsky disse...

Legal.. soh faltou acrescentar o título de campeão e campeã da copa mercosul este ano....giovani na sub 16 e Saynne na sub 18f!!!