segunda-feira, setembro 10, 2012

OLIMPÍADAS DE XADREZ

Armênia e Rússia foram as grandes campeãs.

A XL Olimpíada de xadrez realizou-se de 27 de agosto a 10 de setembro de 2012, em Istambul (Turquia). As olimpíadas de xadrez acontecem a cada dois anos, com seleções de todos os continentes. A olimpíada passada aconteceu em Khanty-Mansiysk (Russia) em 2010 e a próxima será en Tromsø (Noruega) em 2014. 
A primeira olimpíada enxadrística aconteceu em Paris em 1924 e contou com a participação de 16 paises. 

Minhas apostas foram a dobradinha russa (open e feminino), mas a Armênia com um melhor desempate acabou levando a melhor na categoria open. Ambas terminaram com 19 pontos de match point (2-1-0). Particularmente prefiro este sistema, valoriza muito cada vitória da equipe, sem desconsiderar, é claro, os pontos totais como critérios de desempate.  

No primeiro dia as transmissões ao vivo e alguns resultados saíram de forma equivocada, mas no decorrer da competição tudo se resolveu e tivemos a oportunidade de acompanhar belas partidas e com alguns resultados até surpreendentes.

A boa notícia é que a enxadrísta brasileira Vanessa Feliciano (foto), conquistou dupla norma de WGM. (Confira aqui todos os títulos ofertados pela Fide e como conquistá-los). 

Para a cobertura completa das olimpíadas 2012, acesse:





Nenhum comentário: