terça-feira, dezembro 11, 2012

FESTIVAL DO IEP - PARANAENSE POR EQUIPES

Equipe Handbook, a sensação!

Muito se fala na questão de que nem sempre um bom árbitro é um bom jogador. Bom, isso é uma questão que aos poucos parece estar sendo derrubada. De 07 a 09 de dezembro, o IEP - Instituto de Engenharia do Paraná, em parceria com a FEXPAR, sediou o tradicional Festival do IEP (Paranaense por equipes) e uma equipe chamou a atenção pelo nome e pela sua composição, trata-se da equipe "Handbook"*, formanda pelos árbitros Alexandre Zampier, Giovano Goles, Josimar Grochovski, Guilherme Kloster e Maurides Júnior. 
Desde o inicio da formação a ideia sempre foi fazer uma boa competição, manter a regularidade para que na classificação geral pudéssemos surpreender algumas das equipes favoritas, conta Maurides Júnior, agradeço ao Zampier pelo convite e pela confiança. 
Equipe Handbook. Bons também jogando!
De uma maneira geral a equipe Handbook cumpriu o seu papel, conquistando o terceiro lugar geral da competição, ficando atrás apenas das equipes de Maringá (Jomar Egoroff, William Yano, Matheus Camargo e Bolívar Gonzalez) e do Instituto de Engenharia (Jaime Sunye, Paulo Palozi, Euclides Ferreira e Ernani Choma). 
Maurides, curtindo o momento celebridade ao lado do GM Sunye e dos MFs Ernani Choma, Bolívar e Jomar Egoroff.
Além disso, a equipe Handbook proporcionou momentos interessantes na disputa, como no jogo entre Jomar Egoroff x Alexandre Zampier (Jomar joga 1. e4 e tem como resposta 1...a6). Maurides Junior e Guilherme Kloster ainda beliscaram 3 ouros (individuais) entre os melhores tabuleiros. 

A COMPETIÇÃO.

O sistema de disputa foi o suíço em cinco rodadas (convencional e rápido) e em seis rodadas para o relâmpago, com tempos de reflexão de 61, 20 e 5 min. respectivamente. A coordenação da competição coube ao Sr. Alexandre Choma enquanto a arbitragem ficou por conta de Anderson Santana.
Zampier, mostrando ao Mestre Jomar o que é 1... a6 bem jogado!
Todas as provas foram disputadas por equipes formadas por quatro titulares e um reserva (podendo substituir ou incluir jogadores por prova, a equipe do convencional não precisa ser a mesma do rápido e/ou relâmpago).
A apuração da classificação final seguiu o seguinte padrão, número de pontos da equipes x peso da prova, (convencional peso 3, rápido 2 e relâmpago 1). 

DESTAQUES E RESULTADOS.

Entre os vencedores podemos destacar o Clube de Xadrez de Maringá e a Unesxpi Feminino (Rafaele Ferreira Silva, Daiane Hornes, Jaqueline Gimni, Pryscilla Polansky, Najla Taha, Vivien Ferenczy e Sarah Beatriz Alves), que conquistou o tetracampeonato. Um grupo de amigas que deu certo. 
Destaque também para o boa performance da Equipe Erbo Stenzel feminina (formada pelas atuais campeãs dos Jogos da Juventude), que obtiveram o vice-campeonato na categoria. 

A classificação geral por equipes foi a seguinte:

Absoluto:
1. Clube de Xadrez de Maringá
2. Instituto de Engenharia do Paraná
3. Handbook

Feminino:
1. Unesxpi
2. Clube de Xadrez Erbo Stenzel 
3. Clube de Xadrez de São José dos Pinhais

* Handbook é o manual de procedimentos da Fide. 

Fotos: Alexandre Zampier e Rafaele Silva

Nenhum comentário: