sexta-feira, março 08, 2013

LANÇAMENTO DO PROJETO DE XADREZ ESCOLAR EM PIRAÍ DO SUL.


A secretaria municipal de Esportes e Lazer lançou na quarta-feira (6) o projeto 'Xadrez Escolar', uma parceria com a secretaria municipal de Educação para que cada escola da rede pública municipal tenha seu próprio professor em sala de aula para ensinar os primeiros passos aos alunos. Além disso, o projeto prevê a capacitação dos professores municipais com certificação da Federação de Xadrez do Paraná e a realização de um Festival de Xadrez Escolar.

Segundo o secretário de Esportes e Lazer, Hélio Saldanha Júnior, a reunião foi muito produtiva, pois as “diretoras foram muito receptivas e ficaram empolgadas com o projeto”, disse. A ideia é lançar o xadrez como piloto e fazer o mesmo com as outras modalidades, além de estender para as áreas rurais". O coordenador da modalidade, Maurides Júnior, explica que o xadrez escolar é extremamente importante. “Além de melhorar o rendimento escolar, melhora o comportamento em sala de aula, aumenta o poder de concentração e se revela um grande celeiro de talentos para o esporte de rendimento”.

As aulas de xadrez acontecerão na própria escola e serão dadas pelos professores da rede pública.

O projeto está de acordo com a Lei Municipal 1533/2007 e teve como base a experiência de Xadrez Escolar de Francisco Beltrão, implantada pelo Professor Jerry Pilati, professor e tradutor do Livro "Por que Xadrez nas Escolas?", de Uvêncio Blanco. 

Confira a matéria na página da Prefeitura de Piraí do Sul.

Nenhum comentário: