quarta-feira, abril 24, 2013

XIII MEMORIAL PROF. HÉLIO SALDANHA.

Geovani Broday conquista a competição de forma invicta com 10.5/11.0, sem dúvida, uma proeza. 

Dentro das festividades da XI Abril Fest aconteceu o XIII Memorial Prof. Hélio Saldanha nos dias 20 e 21 de abril, evento que valeu rating CBX e FIDE de xadrez rápido e contou com a participação de 12 jogadores, sendo 9 com rating FIDE e 3 sem. 
O sistema de competição foi o schüring em turno único com tempo de reflexão de 20 min. + 10 sec. / k.o. A direção do evento coube ao Sec. de Esportes e Lazer, Hélio Saldanha Júnior, a arbitragem ficou a cargo de Evandro Gonçalves (Ponta Grossa). 

Na cerimônia de abertura, o Prefeito Valentim Zanello Milléo destacou a importância do xadrez e que ele tem sido destaque em todas as competições que tem representado Piraí do Sul. O Secretário de Esportes e Lazer, disse que Piraí do Sul está de portas abertas aos visitantes e que agradece pela participação neste evento, e que com certeza haverão outros e que gostaria de contar com a presença de todos.
Presentes também na cerimônia estiveram Vera Saldanha Sguario que fez um discurso eivado de emoção ao falar do pai Hélio Saldanha, onde destacou a amor incondicional do pai pelo esporte. Presente também o Secretário de Comunicação Abilio Mainardes, Nilceu Zimmermann, secretário de Segurança Pública, e uma das maiores figuras da cidade de Piraí do Sul, Sr. Ricardo Martins Szesz, mais conhecido como Dico, sem dúvida sua pessoa se confunde com a história de Piraí do Sul. 
Na oportunidade um dos convidados, Murilo Gimenez (Presidente do Clube de Xadrez de Curitiba), destacou o trabalho realizado na cidade, e que apesar de ser uma cidade pequena tem um povo com um coração grande. 

A competição teve como objetivos comemorar o aniversário do Clube de Xadrez Prof. Hélio Saldanha, homenagear o pioneiro do xadrez local, Prof. Hélio Saldanha, movimentar o Rating Fide e oportunizar a formação de novos ratings Fide para os enxadristas locais. 

O torneio foi marcado pela competitividade entre os enxadristas ponteiros, com destaque para o jovem talento Geovani Broday (Ponta Grossa), que com uma apresentação de gala conquistou o Memorial de forma invicta e com excelentes apresentações. 
William Cruz (São José dos Pinhais) terminou na segunda colocação, com apenas uma derrota frente ao campeão e um empate frente a Gabriel Broday. O destaque local ficou por conta de Sérgio Busquete com um boa performance o que certamente lhe possibilitará um ótimo rating internacional inicial. 

Os competidores elogiaram muito as condições de realização do Memorial, " (...)De modo geral, fiquei satisfeito com as partidas, meu último torneio sério tinha sido o PR-Absoluto em janeiro e essa disputa serviu como um bom preparatório para o que vem por aí. Mais uma vez é de se destacar a organização do evento e tudo o que envolve o xadrez de Piraí do Sul. A cidade ofereceu todas as condições necessárias para um bom jogo, o que me motiva a retornar outras vezes. Piraí é uma cidade pequena, porém, tem muitas lições a ensinar ao resto do estado (...), destaca William Cruz, extraído do Facebook.

Na cerimônia de premiação o Coordenador da modalidade, Maurides Júnior fez uma homenagem à Prof.ª Vera Saldanha Sguario, exaltando suas qualidades como organizadora e dizendo que se hoje, modéstia a parte, consegue organizar bons eventos, deve muito a ela, aprendeu com ela como organizar, coordenar e realizar as coisas de maneira que todos possam desfrutar de um bom ambiente. No final, emocionado agradece à Prof.ª Vera por fazer parte de sua vida. 

Confira o resultado final da competição. 

AGRADECIMENTOS:

Aos participantes que abrilhantaram a competição, ao árbitro que conduziu o torneio de maneira exemplar dando atenção à divulgação do evento, à Prefeitura Municipal, Secretária de Esporte e Secretária de Comunicação pelo apoio incondicional e totais condições de realização de uma ótima competição. 

Nenhum comentário: