segunda-feira, dezembro 02, 2013

X COPA JAIME SUNYE

COMPETIÇÃO HOMENAGEIA ENXADRISTA PARANAENSE. 

Enxadristas de várias localidades estiveram em Piraí do Sul, no último domingo (1°), para participar da X Copa Jaime Sunye realizada no Clube de Xadrez Prof. Hélio Saldanha. A competição homenageia o grande enxadrista paranaense. Os municípios representados, além da cidade sede, foram: Cascavel, Castro, Ponta Grossa, Siqueira Campos, Bauru (SP) e São Manuel (SP). A competição contou pontos para o Circuito Piraiense de Xadrez 2013.

A arbitragem foi realizada por Geovano Oliveira e Evandro Gonçalves. Segundo o coordenador da modalidade no município, Maurides Júnior, os objetivos da competição são “homenagear o maior nome do xadrez do Paraná, o Grande Mestre Internacional, Jaime Sunye, apontar classificados para a final do Campeonato Paranaense Absoluto e Feminino e movimentar o rating internacional dos participantes”.

Ainda de acordo com Júnior, o evento foi muito competitivo. “Ficamos muito contentes com os resultados de nossos enxadristas, podendo destacar nossas meninas que quase tomaram o pódio em 100% e no masculino destaque para Maicol Ribeiro, que realmente teve uma grande performance. Além disso, nossas competições têm atraído um bom público visitante, o que aumenta ainda mais a responsabilidade de realizar bons eventos. Mas temos conseguido, os enxadristas têm gostado e isso nos deixa muito satisfeitos”, revela.

Confira os vencedores - 5 melhores de cada categoria:

Absoluto:
1. Sandro Ziarecki (Cascavel), atuação perfeita com 100% de aproveitamento. 
2. Ângelo Luiz da Silva (São Manuel - SP)
3. Maicol Ribeiro (Piraí do Sul)
4. Eduardo Higino Jr. (Bauru - SP)
5. Felipe Truppel (Piraí do Sul)

Feminino:
1. Maria Verônica Bartmeyer (Piraí do Sul)
2. Petra Bartmeyer (Piraí do Sul)
3. Amanda Schnepper (Ponta Grossa)
4. Rafaele Ferreira Silva (Piraí do Sul)
5. Susana Bartmeyer (Piraí do Sul)

Confira a classificação final

Jaime Sunye

O enxadrista Jaime Sunye Neto nasceu em Curitiba, em 2 de maio de 1957. O atleta é também engenheiro civil e iniciou no esporte influenciado pelo avô. Foi bicampeão brasileiro juvenil e campeão juvenil pan-americano em Buenos Aires, 1975. Venceu sete vezes o Campeonato Brasileiro (em dez atuações). Participou de sete Torneios Zonais Sul-Americanos, tendo vencido em São Paulo (1989). Participou ainda de três Torneios Interzonais, com grande destaque no primeiro deles, no Rio de Janeiro em 1979, quando obteve a 5ª colocação.

Representando o Brasil, participou de nove Olimpíadas, tendo ganho a medalha de ouro do primeiro tabuleiro em 1992 (Manila). Obteve o título de Mestre Internacional em 1980 e o de Grande Mestre em 1986, tendo atingido em 1999 o rating de 2558, a classificação mais elevada de sua carreira. Foi presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (1988 a 1992).

Texto: Secretaria de Comunicação de Piraí do Sul (Andressa Fanchin e Abílio Mainardes).

Nenhum comentário: