terça-feira, julho 01, 2014

NOVAS REGRAS EM VIGOR! ATENÇÃO!

Hoje, 1.º de julho de 2014 entram em vigor as novas regras de xadrez da FIDE, dentre as principais mudanças podemos destacar:

- O Xadrez rápido passa a perder com um único lance impossível;
- O árbitro poderá a interferir em casos que antes não podiam, caso das provas de rápido e relâmpago.
- Poderá haver apelações contra o árbitro (desde que não conste o contrário no regulamento da competição).
- Rápido / Blitz mudou. Agora blitz é até 10 minutos apenas (antes era até 15). 10 min. e 1 seg agora é Xadrez Rápido.
Uma das mudanças mais rígidas, sem dúvida é:
"11.3.b - Durante a partida, é proibido ao jogador portar celular e/ou outro meio eletrônico de comunicação no ambiente de jogo. Se é evidente que o jogador trouxe tais equipamentos eletrônicos para o ambiente de jogo, deverá perder a partida. O oponente deverá vencer. O regulamento de uma competição pode especificar penalidade diferente, menos severa. O árbitro pode solicitar ao jogador que permita a revista de suas roupas, bolsas ou outros itens pessoais a serem inspecionados, em revista privada. O árbitro ou pessoa - do mesmo gênero do jogador - autorizada pelo árbitro, deverá revistar o jogador. Se o jogador recusar-se a cooperar com estas obrigações, o árbitro poderá tomar medidas de acordo com o disposto no Artigo 12.9."
Essa, sem dúvida vai pegar a galera! Atenção organizadores, perceba que existe a possibilidade de colocar no regulamento da competição, algo um pouco mais brando, talvez com relação ao porte, no entanto, se nada constar no regulamento, já era, portou, PERDEU!
Texto base de Pablyto Robert.

Nenhum comentário: