domingo, novembro 23, 2014

CARLSEN MANTÉM O TÍTULO MUNDIAL

Acabou!

Um mundial decidido por um lance não visto? Na sexta partida do mundial, Anand deixou escapar um lance que poderia mudar a história do match, 26...Cxe5. Naquele dia, na entrevista coletiva após o término do jogo, Carlsen declarou que "havia sido muito sortudo". Bem, omissões a parte, Anand tornou este match mais difícil do que o primeiro, quando perdeu o título. 
O mundial mostrou que os "engines" são mágicos, pois parecem transformar capivaras em deuses da analise, ousando até a criticar os GM deste match, perguntas do tipo "como não viu isso, como não viu aquilo" foram latentes nos comentários nas redes sociais. É claro que 26... Cxe5 poderia ter sido decisivo, no entanto, são humanos, suam, tem vontade de irem ao banheiro, cansam e sobretudo, pode se distrair. 
O fato de mais uma vez Carlsen ter batido Vishy não pode apagar a história desse gigante dos tabuleiros, afinal, após ter perdido, venceu o torneio de candidatos e tentou sua sorte novamente. 
Quanto a Carlsen, não há bem o que dizer sobre ele que todos os amantes na nobre arte já não saibam, é campeão de tudo, e apesar do cansaço demonstrado neste match, aparenta reinar por algum tempo ainda. 

Confira todas as partidas do mundial aqui.

Acompanhe a partida que decidiu o título em favor do gênio norueguês, um final dramático. Na sala de imprensa Carlsen declarou "Estou feliz e aliviado..." 

Nenhum comentário: