quinta-feira, novembro 19, 2015

CAMPEONATO PARANAENSE DE XADREZ RÁPIDO - ECOS DE UMA GRANDE COMPETIÇÃO

UMA GRANDE FESTA DO XADREZ PARANAENSE!

Pela quarta vez, Piraí do Sul sediou um evento estadual na modalidade de xadrez. No último domingo (15), a cidade recebeu enxadristas para a disputa do Campeonato Paranaense de Xadrez Rápido nas categorias Sub 08, 10, 12, 14, 16, 18, 20, feminino e absoluto.

Da disputa, participaram atletas piraienses e também representantes das seguintes cidades e clubes: São José dos Pinhais, Associação de Xadrez de Ponta Grossa, Clube de Xadrez Erbo Stenzel (Curitiba), Siqueira Campos, Ibiporã, Cornélio Procópio, Londrina, Escola Santo Angelo (Ponta Grossa), Instituto de Engenharia do Paraná, Paranavaí, Apucarana, Nova Santa Bárbara, Clube de Xadrez Interativa (Londrina), Foz do Iguaçu, Guaraniaçu, Clube de Xadrez de Curitiba, Goioxim, Reserva do Iguaçu e Castro.

De acordo com o coordenador da modalidade no município, Maurides Júnior, o evento foi um grande sucesso. “A Prefeitura ofereceu excelentes condições para recebermos os visitantes, tanto que ao final da competição os dirigentes das delegações visitantes fizeram uma moção de aplauso elogiando a organização do campeonato”, destacou.
 
Ainda segundo Júnior, essa é a quarta vez que Piraí sedia um campeonato paranaense, “o que demonstra que a cidade é uma grande referência em organização de eventos deste porte. Para o ano que vem vamos nos candidatar para sediarmos o evento mais importante das categorias de 08 a 20 anos, o Festival Paranaense de Menores. Além disso, pretendemos ainda realizar o paranaense de xadrez relâmpago e um aberto do Brasil (rápido ou pensado, ainda em análise)”, revelou.



A COMPETIÇÃO:

O sistema de disputa utilizados foram o Round Robin (turno único e returno) e suíço em até 9 rodadas, com tempo de reflexão de 10 min. + 5 seg. 
A arbitragem coube ao AF Amauri Redígolo (Apucarana), AI Carlos Calleros (Curitiba), AN Maurides Júnior (Piraí do Sul), AR Alexandre Zampier (Curitiba), AR Evandro Gonçalves (Ponta Grossa), Giovane Metzger (Curitiba), Weslley Carneiro (Curitiba), João Marcos Kuhn (Ponta Grossa), AA Elaine Redígolo (Apucarana), Bianca Santos (Apucarana) e Rodrigo Oliveira (Piraí do Sul, apoio).

Para as categorias de 08 a 12 anos a competição foi válida para a apuração de rating CBX de xadrez rápido, enquanto nas categorias de 14 a 20 anos e absoluto a apuração de rating foi válida para CBX e FIDE. 

Além de apontar os campeões estaduais em cada categoria, também foi considerada uma pontuação específica para apontar os desempenhos de cada equipe/município. A disputa foi acirrada. 

As cinco melhores equipes foram:

1. CX SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - 178 PONTOS;
2. ASSOCIAÇÃO DE XADREZ DE PONTA GROSSA - 155;
3. PONTA GROSSA - 150;
4. CLUBE DE XADREZ ERBO STENZEL - 145;
5. PIRAÍ DO SUL - 140. 

Confira todas as classificações individuais AQUI.  


Texto Base: Secretaria de Comunicação de Piraí do Sul
Fotos: Rafaele Ferreira Silva e Karla Siqueira
Edição de Fotos: Carla do Prado e Maurides Júnior

Nenhum comentário: