quarta-feira, janeiro 27, 2016

10 PERGUNTAS PARA BRUNA GARCIA DE SOUZA



Nascida me Curitiba, Bruna Garcia de Souza este ano conquistou o título mais importante da modalidade na categoria, o Campeonato Paranaense de Xadrez Feminino. Fez um evento brilhante com ótimas partidas sagrando-se a grande campeã de forma invicta.

Bruna, que atualmente representa São José dos Pinhais, aprendeu a jogar xadrez em Joaçaba – SC, onde morou por 7 anos, e praticava sempre nas aulas de educação física com o professor Cesar Junqueira, no Colégio São José. Na época, também tinha um treinador chamado Maurílio e sempre que podia jogava com seus pais. 

Em seu primeiro torneio, também em Santa Catarina, Bruna conquistou a medalha de prata e a partir de então, incentivada pelos seus pais, não parou mais. 

Nesta entrevista ao Blog Xadrez Piraí, a campeã paranaense nos conta um pouco de sua trajetória e a emoção de conquistar o título máximo do xadrez feminino paranaense. 

1. Ano passado, sua irmã Kim foi campeã Paranaense. Este ano você conquistou o título mais importante do estado na categoria. A que se devem estes bons resultados? Treinamento, perseverança?

Bruna Garcia: Então, sinceramente foi fé, fé que eu tinha capacidade de ganhar, e sempre com pensamento positivo!  Eu não tive tempo pra treinar ou me preparar contra as adversárias.

2. Nos últimos anos, o Campeonato Paranaense feminino tem atraído um número pequeno de participantes. Qual sua opinião sobre isso?

Bruna Garcia: Acho que o xadrez não é muito incentivado, na verdade, em relação aos outros esportes, ele é bem desvalorizado, muito difícil fazer do xadrez uma profissão, por isso muitos jogadores, começam faculdade ou trabalho, e não tem tempo para continuar com o xadrez, e aos poucos vão largando.
 
3. De uma maneira geral, você acha que o xadrez feminino no Brasil precisa ser mais valorizado?

Bruna Garcia: Acredito que sim! Ainda somos desvalorizadas e muitas vezes subestimadas por sermos mulheres. Já presenciei casos de homens falando que mulheres são mais fáceis de enfrentar. 
 
4. Em 2015 tivemos uma grande decepção no esporte com o cancelamento dos Jogos da Juventude do Paraná. Equipes foram prejudicadas este ano, tendo em vista que muitos jogadores não mais terão idade para representarem seus municípios. Comente isso.

Bruna Garcia: É uma grande decepção para qualquer jogador seja qual modalidade for, saber que os jogos foram cancelados!  Acho que não tem como não ficar chateado com essa situação, mas infelizmente dão prioridades para outras coisas antes dos esportes.

5. Em que momento do Paranaense você sentiu que poderia conquistar o título?

Bruna Garcia: No momento em que empatei com a Cintia Leão (Cintia Rocha Leão, de Campo Mourão), na terceira rodada, eu já estava bem esperançosa. 

6. Sua partida com a Joana Lisboa, na sexta rodada chamou a atenção. Foi um belo final. Quando você trocou as torres, havia calculado aquela posição final?

Bruna Garcia: Sim, já tinha calculado que entraria naquele final, que eu conseguiria promover antes, e ir atrás da vitória, confesso que fiquei com medo de perder aquele final, antes das trocas de torre, e já estava com "pouco tempo", mas tentei manter a calma.

Confira a partida válida pela sexta rodada que deu o título à Bruna Garcia. 


7. Você tem participado de eventos em SP. Como são os Jogos de lá em comparação com os jogos do Paraná?

Bruna Garcia: O nível de SP é muito mais forte que do Paraná, pois a maioria dos jogadores é contratada.  A organização dos torneios eu particularmente prefiro do Paraná, mas em compensação, em SP é apenas um jogo por dia, para dar tempo de ser preparar para as próximas rodadas.

8. Em março, Piraí do Sul pretende promover o Torneio do Dia Internacional da Mulher. Uma competição voltada somente ao público feminino. Acha que é uma forma de incentivar ainda mais o xadrez feminino no Paraná?

Bruna Garcia: Acho que sim, esse torneio inclusive pode servir de exemplo a outros municípios e estados que poderiam fazer também para o dia das mulheres.

9.  O que você considera mais importante para ser uma grande jogadora?

Bruna Garcia: Bom, é importante disciplina com o torneio, foco, jamais subestimar as adversárias, sempre jogar de igual pra igual e dar sempre seu melhor, e como eu disse Fé e confiança. Além de treinos, exercícios de táticas ajudam muito também.

10. Qual o próximo passo da Campeã Bruna Garcia?

Bruna Garcia: Esse ano eu pretendo só jogar abertos do Paraná, de SP, o Brasileiro amador também, e alguns torneios que sejam realizados nos fins de semana, para não atrapalhar meu trabalho. 

Considerações Finais:

Gostaria de agradecer a todos que me ajudam, ou já ajudaram: Alexandre Zampier, Érica Rita Jorge, Jomar Egoroff, MF Bolívar, Paulo... Meus pais, que sempre me apoiaram em tudo e meus irmãos, Celia Garcia, Luciano Souza, Kim Garcia de Souza... As mães que eu trabalho que me dispensam pra jogar me dão a maior força! E a todos que torcem e apoiam.

O Blog Xadrez Piraí parabeniza a jovem enxadrista Bruna Garcia de Souza e a agradece pela entrevista. 
  
Fotos: AI Pedro Caetano.

Nenhum comentário: