quinta-feira, fevereiro 18, 2016

CAXIAS DO SUL - ECOS DE UM EVENTO SENSACIONAL!

Palestra, simultânea e Torneio Internacional, mais uma vez a Associação Caxiense de Xadrez promove um dos melhores eventos do país!

De 11 a 14 de Fevereiro, em Caxias do Sul - RS aconteceu o III Seminário Internacional de Xadrez (11 e 12.02) e o XIV Torneio Aberto Internacional (13 e 14). 

Depois de trazer nomes como Ivanchuk, Judit Polgar e Magnus Carlsen, a estrela da vez foi o ex campeão mundial Veselin Topalov (Bulgaria). 

TORNEIO DE EXIBIÇÃO

Ainda como parte integrante do Seminário Internacional o GM Veselin Topalov participou de um evento exibição com outros três Grandes Mestres (Gilberto Milos, o atual campeão brasileiro, Krikor Mekhitarian e o Grande Mestre uruguaio Andrés Rodrigues). 

O sistema de competição foi o Double Round Robin, onde os dois melhores ao final de todos os jogos, fariam a final e os outros dois a disputa de 3.º e 4.º. Logo na primeira rodada o GM brasileiro Gilberto Milos conseguiu um grande vitória frente a Topalov. Mas após a derrota, Topalov acabou tendo uma ótima recuperação conseguindo a vaga para a final, onde derrotou o campeão brasileiro Krikor. 

Confira o resultado final do Torneio Fechado. 

PALESTRA

Na quinta-feira à noite (11.02), Topalov fez uma palestra, onde na oportunidade analisou cinco partidas em que ele enfrentou outro gigante do xadrez, o também ex campeão mundial Vishy Anand. Logo após as analises, o público presente pode fazer perguntas sobre a carreira do campeão. Respondendo uma pergunta do público, Topalov diz que os maiores jogadores de todos os tempos foram Kasparov e Fischer. 
Em seguida, Topalov demonstrou grande simpatia, tirando fotos e distribuindo vários autógrafos. 

SIMULTÂNEA

Na sexta-feira, chegou o grande momento para 36 enxadrista que tiveram a chance de enfrentar o Grande Mestre. Após a exibição de dois vídeos de apresentação, muito bem feitos, diga-se de passagem, Topalov iniciou a simultânea. 

Foram 11 empates e 25 vitórias. Ninguém conseguiu o feito de derrotá-lo!

Entre os jogadores que obtiveram o honroso empate, está Maurides Júnior (Coordenador do Clube de Xadrez de Piraí do Sul e responsável por este blog), que conseguiu uma boa linha defensiva e segurou o campeão, que após 28. Bf2 propôs empate, prontamente aceito! Terei ótimas histórias para contar aos meus alunos! 
Parabenizo os amigos paranaenses que também obtiveram tal feito: Israel Kruger, Lucas Silvestre Borges, professor do Colégio Sepam e responsável pela equipes dos Jogos da Juventude de Ponta Grossa, e o amigo "paranaense honorário", Pablo Acosta.  

Empate!

"Certamente o maior feito de minha trajetória como enxadrista. Foi um momento único poder empatar com um dos grandes nomes do xadrez mundial. Sou muito agradecido a todas as pessoas que direta ou indiretamente me incentivaram e torceram por mim. Indescritível," relatou Maurides. Veja matéria da Prefeitura de Piraí do Sul

Acompanhe a partida!


Confira o resultado da Simultânea. 

XIV TORNEIO ABERTO INTERNACIONAL

No sábado e domingo (12 e 13.02), aconteceu a 14.ª edição do Torneio Aberto, como era de se esperar, Topalov foi o grande campeão com 8.5/9.0, cedendo apenas um empate frende ao GM paraguaio Neuris Delgado. 
O sistema de disputa foi o suíço em 9 rodadas, com tempo de reflexão variando de 15 min. + 5 seg. a 45 min. + 15 seg. 
A equipe de arbitragem foi composta pelos Árbitros Internacionais Carlos Calleros, Leandro Plotinsky e o AF Marcelo Konrath. 

GM Topalov x MI Herman Claudius

Confira a classificação final do XIV Torneio Aberto Internacional de Caxias do Sul.

Para todas as informações, resultados, fotos, vídeos acesse a página da Federação Gaúcha de Xadrez

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Há que se destacar a competência inquestionável dos organizadores do evento, capitaneados por André Ricardo Boff. Realmente um evento grandioso, que além de contar com a presença do ex campeão mundial Topalov, também contou com a presença de grandes nomes do xadrez sul-americano. Foi um grande privilégio poder participar desta festa Caissana!

Topalov, só observando!

Topalov foi um gentleman! Atendeu a todos que o procuraram para fotos, autógrafos e conversas. Desfilava sem problema algum entre os demais participantes. Esbanjou simpatia e atenção aos seus admiradores. Sem dúvida, um grande acerto da Associação Caxiense de Xadrez trazê-lo ao Brasil. 

Só nos resta aplaudir este magnífico evento e que venha 2018! Vamos ficar na expectativa!

Agradecimento a toda equipe organizadora e a Universidade de Caxias do Sul - UCS

Fotos: AF Marcelo Konrath

Um comentário:

Acecomark disse...

Excelente artigo e boa partida contra o ex campeão mundial.
Não tenha dúvida da excelente capacidade do GM Topalov e de ser a estrela do evento, mas uma estrela ainda maior participou do evento e nem foi mencionada: GM Mequinho, o maior jogador brasileiro de todos os tempos.
Eu entendo a babação de ovo para o Topalov, mas acho lamentável nós não valorizarmos o nosso mais espetacular jogador.

Antonio Carlos Alves
Clube de Xadrez de São José dos Campos