domingo, fevereiro 21, 2016

O ADEUS AO MI HÉLDER CÂMARA

Extraído do Facebook de Gérson Peres Batista.

Hélder Câmara nasceu no dia 7 de fevereiro de 1937 e faleceu neste dia 20 de fevereiro de 2016, portanto, com 79 anos de idade.
Começou a se destacar no xadrez ainda bem jovem: com apenas 17 anos já era campeão cearense. Também foi tricampeão carioca, campeão paulista e bicampeão brasileiro (1963, 1968). Em outras quatro ocasiões o enxadrista ficou com o vice-campeonato brasileiro.
Integrou a equipe olímpica brasileira em Lugano (Suíça), em 1968; Siegen (Alemanha), em 1970; Skopje (Iugoslávia), em 1972; Nice (França), em 1974; La Valetta (Malta), em 1980; Thessaloniki (Grécia), em 1984.
Além de excelente enxadrista – o que lhe rendeu o título de Mestre Internacional - Câmara também era um excelente escritor. Manteve, por muitos anos, uma coluna no jornal Diário de São Paulo e escreveu as importantes obras: Caíssa: 64 Crônicas de Xadrez (2006) e Diagonais: crônicas de xadrez (1996), ambas consagradas no meio enxadrístico.
Amante da boa música, do cinema, do esporte (em especial o xadrez, é claro!) e das letras, o Mestre era considerado uma pessoa humilde, de uma inteligência e talento brilhantes... um verdadeiro artista.
Seu dom criativo o levou a criar uma variante de abertura para as peças pretas que leva seu nome, a Defesa Câmara.
Respeitado e admirado por toda a comunidade enxadrística e também fora dela, o MI Hélder Câmara será sempre lembrado com reverência em virtude do legado deixado à cultura nacional.

Por: Vanessa Rodrigues - Editora CXOL
Fontes: MI Antonio Carlos de Resende e Caio Porfírio Carneiro
Foto: Site Oficial de Hélder Câmara

Veja também o Wikipédia

Nenhum comentário: