domingo, janeiro 31, 2016

PARANAENSE ABSOLUTO CHEGA AO FIM!

Terminou neste domingo (31) a competição mais importante da categoria. Ernani confirmou seu sexto título. O MN Hugo Caetano ficou com um honroso vice-campeonato e em terceiro Rafael Moreira Araújo. 

Com uma condução impecável da equipe de arbitragem, capitaneada pelo AI Pedro Caetano com auxílio de Artur Monteiro e Paulo Rios, terminou com sucesso mais um grande evento promovido pela Federação de Xadrez do Paraná, este ano com o apoio do Instituto de Engenharia do Paraná - IEP, o Campeonato Paranaense Absoluto, realizado de 26 a 31 de janeiro, foi disputado no sistema suíço em oito rodadas com tempo de reflexão de 90 min. + 30 seg e consagrou Ernani Choma pela sexta vez. 

Foram dias de grandes jogos, onde a rivalidade ficou restrita apenas ao tabuleiro, como deve ser, e mostrou que realmente o Paraná possui grandes jogadores. No final, ganham todos, com uma competição de alto nível e com uma ótima premiação, foram R$ 8 mil em prêmios, sendo R$ 2 mil para o 1.º lugar.

Em janeiro de 2005, Ernani, que na oportunidade conquistava o bicampeonato paranaense, respondeu a uma pergunta feita por este blogueiro, na época, colunista do jornal "Gazeta de Pirahy", com uma certa carga "profética".  

"Ano passado eu ganhei pela primeira vez, me tornando o campeão paranaense mais jovem da história, com 17 anos. Agora já sou bicampeão, e, além da evidente importância do título, quero ser o maior vencedor e bater o record de Jomar Egoroff e Mauro de Athayde, que ganharam 6 vezes cada, ganhando 7 vezes ou quantas mais eu possa."  

Certamente o futuro MI está cumprindo sua promessa, seu compromisso com ele mesmo. Desde então, Jomar ainda se mantém como o maior vencedor, com sete títulos, venceu o último no ano seguinte a esta matéria. Ernani está chegando!

O MN Hugo Caetano assegurou o vice-campeonato ao bater o veterano e lendário MF Vitório Chemin com um belo arremate, mostrando um jogo muito sólido. Um jogador, que certamente também escreverá seu nome no panteão dos grandes do Paraná. 

Veja a partida:


Na terceira colocação, o forte Rafael Moreira Araújo (Nutrinho), que depois de um certo ostracismo na modalidade, voltou e voltou muito bem, confirmou seu terceiro lugar com uma vitória frente ao MF Bolívar Gonzalez. 

Confira a partida. Sveshnikov foi muito bem neste campeonato!


Confira a classificação final do Absolutão Paranaense!  

Baixe aqui as partidas do evento. 

A melhor partida do evento, eleita conforme o regulamento da competição foi:



O Blog Xadrez parabeniza os vencedores desta edição, assim como, todos os envolvidos na organização, que fez desse, um grande evento. 

sábado, janeiro 30, 2016

PARANAENSE ABSOLUTO - ERNANI CHOMA É HEXA, É HEXA!!

Com uma rodada de antecedência Ernani Choma, em fase sensacional da carreira, confirma seu favoritismo e conquista o Campeonato mais importante da categoria pela sexta vez!

Sim. Ele está chegando! Agora falta apenas um para Ernani igualar o recorde de Jomar Egoroff com sete títulos (1986, 1990, 1992, 1993, 1997, 2001 e 2006). Choma conquistou o título nos anos de 2003, 2004, 2005, 2009, 2010 e agora em 2016, título válido para 2015. Sem dúvida, dois gigantes do nosso estado. Com a vitória frente ao talentoso Jefferson Barbosa e com os demais resultados, o título foi confirmado. 

Confira a partida que deu o título de campeão ao futuro MI Ernani Choma.


Choma e sua perigosa Sveshnikov!

Em uma entrevista concedida (reveja a entrevista) por Ernani, em 2010, ele nos contou o motivo de gostar tanto desta variante da Siciliana.

A briga agora é pelo vice-campeonato, e está acirrada! O MN Hugo Caetano está com 5.5 e depende apenas das próprias forças para confirmar esta condição. William Cruz, Bolívar Gonzalez, Vitório Chemin, Rafael Araújo, Alvaro Almeida e Jefferson Barbosa também pode chegar à honrosa segunda colocação. 

Confira a classificação parcial após 7 rodadas. 

Eis os jogos da última rodada, que acontecem amanhã, às 8h30. Não percam!

sexta-feira, janeiro 29, 2016

CAMPEONATO PARANAENSE ABSOLUTO - CHOMA LIDERA!

Faltando duas rodadas para o final, Ernani Choma assume a liderança após bater Hugo Caetano e Bolívar Gonzalez. 

Ernani Choma, em busca de mais um título.


Terminou a poucos instantes a sexta rodada do Absolutão Paranaense. Choma lidera, com 5.5/6.0 seguido de perto pelo MN Hugo Caetano e Jefferson Barbosa, ambos com 5.0 pontos. 

Acompanhe a partida entre Hugo Caetano e Ernani Choma, válida pela 5.ª rodada. 


Classificação parcial após a 6.ª rodada.

Jogos da 7.ª Rodada. Destaque para os jogos: Jefferson Barbosa x Ernani Choma; Bolívar Gonzalez x Hugo Caetano; e William Cruz x Gustavo Horokoski. 

quinta-feira, janeiro 28, 2016

CAMPEONATO PARANAENSE ABSOLUTO - 4.ª RODADA - HUGO CAETANO LIDERA DE FORMA ISOLADA!

Terminou agora a pouco a 4.ª rodada do Absolutão Paranaense! O representante de Foz do Iguaçu, Mestre Nacional Hugo Caetano é o único líder.

Com uma boa vitória sobre Jefferson Barbosa, Hugo mantém 100% de aproveitamento e segue com ótimas chances de conquistar o título inédito. Faltando ainda quatro rodadas para o final, nada está definido e outros jogadores podem encostar no líder. 

Acompanhe a partida que deu a quarta vitória ao jovem Mestre Hugo Caetano.


Amanhã, como diria Claudinei Gois*, a "pegada é seca!". Jogo difícil contra o agora MI Ernani Choma. 

No jogo dos MF's Ernani Choma levou a melhor sobre a lenda Vitório Chemim. O MF Bolívar Gonzalez também segue com boas chances após vencer Henrique Nemeth. Talvez a surpresa da rodada tenha ficado a cargo de Tainan Tomaz que derrotou um dos favoritos ao título Victor Hugo Borges. 

Veja a partida.





Amanhã a 5.ª rodada começa às 12h45. 

* Claudinei Gois é técnico das equipes de Siqueira Campos.

CAMPEONATO PARANAENSE ABSOLUTO

Começou neste último dia 26.01.2016 a maior e mais importante competição do estado na categoria absoluto. O Instituto de Engenharia do Paraná, em Curitiba é o palco!

O evento promete ser muito disputado com grandes nomes do xadrez paranaense, como os MF's Bolívar Gonzalez, Vitório Chemin e o favorito, tendo em vista sua excelente participação no Brasileiro deste ano, Ernani Choma. Mas ao que parece alguns jogadores irão tentar desbancar os favoritos, entre eles os MN's William Cruz, Henrique Nemeth e Hugo Caetano e os sempre fortes Vitor Hugo Moreira Borges e Jefferson Barbosa. 

Um dos confrontos mais aguardados aconteceu já na terceira rodada, entre Vitor Hugo Moreira Borges, neste evento representando Cornélio Procópio, contra Ernani Choma. O resultado foi um empate. Vitor pareceu bem preparado para enfrentar a conhecidíssima, porém difícil de ser batida, Sveshnikov, de Ernani.

Confira a partida.


Até o momento apenas dois jogadores continuam com 100% de aproveitamento, e irão se enfrentar na próxima rodada, às 15h30. Hugo Caetano e Jefferson Barbosa, que aliás, já bateu um dos favoritos o MN William Cruz. 


Confronto de líderes.
Confira classificação parcial após três rodadas. 

Confrontos da 4.ª rodada

A arbitragem está a cargo do AI Pedro Caetano e AF Paulo Virgilio Rodriguez

quarta-feira, janeiro 27, 2016

FESTIVAL PARANAENSE DE MENORES 2016 SERÁ EM FOZ DO IGUAÇU.

De 25 a 27 de março, Foz será o palco do evento mais importante da categoria. 

As etapas classificatórias para o Festival Paranaense de Menores já podem ser agendadas e podem ser realizadas até no máximo dia 20/03/2016.

Leiam com muita atenção o REGULAMENTO GERAL (Em 27.01.2016 - Regulamento Oficial).
As propostas para a realização de etapas classificatórias deverão ser enviadas para analise da Federação de Xadrez do Paraná com um prazo de antecedência de 5 dias e deverão ser enviados ao VP Técnico Maurides Júnior com cópia para o Presidente Ciro Pimenta nos seguintes e-mails: fexpar.campos.gerais@gmail.com e ciropimenta@hotmail.com

ETAPAS AGENDADAS:

Piraí do Sul - 20 e 21/02/2016 - Responsável: AN Maurides Júnior (Em breve Folder)
Ibiporã - 21/02/2016 - Responsável: Ricardo Kinoshita (Em breve Folder)
Ponta Grossa - 27 e 28/02/2016 - Responsável - AR Evandro Gonçalves (Em breve Folder)
Guaraniaçu - 27/02/2016 - Responsável - Elton Francisco (Em breve Folder)
Cruzeiro do Oeste - 27/02/2016 - Responsável - AA Rodrigo Fernandes Macedo (Em breve Folder).

RELAÇÃO DE ENXADRISTAS CLASSIFICADOS (Atualizado em 27.01.2016)

O Festival Paranaense de Menores é um competição oficial da Federação de Xadrez do Paraná. 

10 PERGUNTAS PARA BRUNA GARCIA DE SOUZA



Nascida me Curitiba, Bruna Garcia de Souza este ano conquistou o título mais importante da modalidade na categoria, o Campeonato Paranaense de Xadrez Feminino. Fez um evento brilhante com ótimas partidas sagrando-se a grande campeã de forma invicta.

Bruna, que atualmente representa São José dos Pinhais, aprendeu a jogar xadrez em Joaçaba – SC, onde morou por 7 anos, e praticava sempre nas aulas de educação física com o professor Cesar Junqueira, no Colégio São José. Na época, também tinha um treinador chamado Maurílio e sempre que podia jogava com seus pais. 

Em seu primeiro torneio, também em Santa Catarina, Bruna conquistou a medalha de prata e a partir de então, incentivada pelos seus pais, não parou mais. 

Nesta entrevista ao Blog Xadrez Piraí, a campeã paranaense nos conta um pouco de sua trajetória e a emoção de conquistar o título máximo do xadrez feminino paranaense. 

1. Ano passado, sua irmã Kim foi campeã Paranaense. Este ano você conquistou o título mais importante do estado na categoria. A que se devem estes bons resultados? Treinamento, perseverança?

Bruna Garcia: Então, sinceramente foi fé, fé que eu tinha capacidade de ganhar, e sempre com pensamento positivo!  Eu não tive tempo pra treinar ou me preparar contra as adversárias.

2. Nos últimos anos, o Campeonato Paranaense feminino tem atraído um número pequeno de participantes. Qual sua opinião sobre isso?

Bruna Garcia: Acho que o xadrez não é muito incentivado, na verdade, em relação aos outros esportes, ele é bem desvalorizado, muito difícil fazer do xadrez uma profissão, por isso muitos jogadores, começam faculdade ou trabalho, e não tem tempo para continuar com o xadrez, e aos poucos vão largando.
 
3. De uma maneira geral, você acha que o xadrez feminino no Brasil precisa ser mais valorizado?

Bruna Garcia: Acredito que sim! Ainda somos desvalorizadas e muitas vezes subestimadas por sermos mulheres. Já presenciei casos de homens falando que mulheres são mais fáceis de enfrentar. 
 
4. Em 2015 tivemos uma grande decepção no esporte com o cancelamento dos Jogos da Juventude do Paraná. Equipes foram prejudicadas este ano, tendo em vista que muitos jogadores não mais terão idade para representarem seus municípios. Comente isso.

Bruna Garcia: É uma grande decepção para qualquer jogador seja qual modalidade for, saber que os jogos foram cancelados!  Acho que não tem como não ficar chateado com essa situação, mas infelizmente dão prioridades para outras coisas antes dos esportes.

5. Em que momento do Paranaense você sentiu que poderia conquistar o título?

Bruna Garcia: No momento em que empatei com a Cintia Leão (Cintia Rocha Leão, de Campo Mourão), na terceira rodada, eu já estava bem esperançosa. 

6. Sua partida com a Joana Lisboa, na sexta rodada chamou a atenção. Foi um belo final. Quando você trocou as torres, havia calculado aquela posição final?

Bruna Garcia: Sim, já tinha calculado que entraria naquele final, que eu conseguiria promover antes, e ir atrás da vitória, confesso que fiquei com medo de perder aquele final, antes das trocas de torre, e já estava com "pouco tempo", mas tentei manter a calma.

Confira a partida válida pela sexta rodada que deu o título à Bruna Garcia. 


7. Você tem participado de eventos em SP. Como são os Jogos de lá em comparação com os jogos do Paraná?

Bruna Garcia: O nível de SP é muito mais forte que do Paraná, pois a maioria dos jogadores é contratada.  A organização dos torneios eu particularmente prefiro do Paraná, mas em compensação, em SP é apenas um jogo por dia, para dar tempo de ser preparar para as próximas rodadas.

8. Em março, Piraí do Sul pretende promover o Torneio do Dia Internacional da Mulher. Uma competição voltada somente ao público feminino. Acha que é uma forma de incentivar ainda mais o xadrez feminino no Paraná?

Bruna Garcia: Acho que sim, esse torneio inclusive pode servir de exemplo a outros municípios e estados que poderiam fazer também para o dia das mulheres.

9.  O que você considera mais importante para ser uma grande jogadora?

Bruna Garcia: Bom, é importante disciplina com o torneio, foco, jamais subestimar as adversárias, sempre jogar de igual pra igual e dar sempre seu melhor, e como eu disse Fé e confiança. Além de treinos, exercícios de táticas ajudam muito também.

10. Qual o próximo passo da Campeã Bruna Garcia?

Bruna Garcia: Esse ano eu pretendo só jogar abertos do Paraná, de SP, o Brasileiro amador também, e alguns torneios que sejam realizados nos fins de semana, para não atrapalhar meu trabalho. 

Considerações Finais:

Gostaria de agradecer a todos que me ajudam, ou já ajudaram: Alexandre Zampier, Érica Rita Jorge, Jomar Egoroff, MF Bolívar, Paulo... Meus pais, que sempre me apoiaram em tudo e meus irmãos, Celia Garcia, Luciano Souza, Kim Garcia de Souza... As mães que eu trabalho que me dispensam pra jogar me dão a maior força! E a todos que torcem e apoiam.

O Blog Xadrez Piraí parabeniza a jovem enxadrista Bruna Garcia de Souza e a agradece pela entrevista. 
  
Fotos: AI Pedro Caetano.

segunda-feira, janeiro 18, 2016

ERNANI CHOMA, UM CAMPEONATO BRASILEIRO PARA ENTRAR NA HISTÓRIA!

Com um desempenho brilhante e com um jogo muito sólido, o paranaense Ernani Choma consegue a norma para tornar-se MI (Mestre Internacional).


O Campeonato Brasileiro deste ano foi disputado no Rio de Janeiro, de 09 a 17 de janeiro, e contou com a participação de 12 enxadristas que brigavam pelo título máximo da modalidade. Entre os grandes favoritos estavam o multicampeão Rafael Leitão e o determinado Krikor Sevag Mekhitarian. 

Krikor fez um campeonato brasileiro fantástico, terminando de forma invicta o certame e conquistando o bicampeonato brasileiro. Sem dúvida, um grande feito. 

Ernani Choma, sensacional performance! 

Merece grande destaque a brilhante participação do MF Ernani Choma (Reveja entrevista de Ernani para este blog), que conseguiu sua norma definitiva de MI, e teve um desempenho sensacional no Rio de Janeiro. Além da norma, Choma obteve um honroso posto de terceiro lugar, algo de fato, histórico. 

Acompanhe a última partida do agora MI Ernani Choma no Campeonato Brasileiro deste ano. 



O Blog Xadrez Piraí parabeniza o GM Krikor Sevag Mekhitarian pela conquista do título máximo do xadrez brasileiro, e ao paranaense Ernani Choma pelo grande desempenho na competição.  

Fotos: CBX e Revista Meio Jogo. 

quinta-feira, janeiro 14, 2016

CURSO DE ARBITRAGEM EM PIRAÍ DO SUL

Atenção interessados em ingressar na carreira de Árbitro de Xadrez! Dias 08 e 09 de fevereiro não perca a oportunidade!! 


terça-feira, janeiro 12, 2016

MF ERNANI CHOMA É O PARANA NO BRASILEIRO ABSOLUTO

Começou neste dia 09/01/2016 a 82.ª edição do Campeonato de Xadrez Absoluto, organizado pela CBX - Confederação Brasileira de Xadrez. Choma lidera isolado após 3 rodadas.

O MF Ernani Francisco Choma representa o estado do Paraná no evento.
Boa sorte Ernani!!

Acompanhe as transmissões das partidas ao vivo aqui!

CAMPEONATO PARANAENSE ABSOLUTO E FEMININO

O Instituto de Engenharia do Paraná (Curitiba) sediará as duas competições. 

De 23 a 25/01 (Feminino) e de 26 a 31/01 (Absoluto), a Federação de Xadrez do Paraná promove a edição 2015 dos eventos mais importantes das respectivas categorias. Ao todo, serão distribuídos R$ 10 mil em prêmios. 

Os atuais campeões são o MF Carlos Martins (Acompanhe matéria no site da Revista Meio Jogo) e a jovem Kim Garcia de Souza (Reveja entrevista ao Blog Xadrez Piraí). 

Para todas as informações: