quarta-feira, janeiro 04, 2017

O GENIAL E GENIOSO MAGNUS CARLSEN

Sim, ele é genial! E sim, ele também é genioso!

Apesar de adjetivos parecidos, um define o talento, a grande capacidade intelectual e o outro o temperamento. Carlsen vem demonstrando nas competições que tem participado que realmente faz jus aos dois. 

No último mundial em que bateu o russo Sergey Karjakin, em Nova Iorque, após perder a partida, não quis ficar para a coletiva de imprensa, causando um certo desconforto. Nos mundiais de rápido e relâmpago, mais uma vez demonstrou que tem uma personalidade difícil. Alguns veem isso como falta de espírito esportivo, outros com sendo atitude antiética não condizente com a modalidade. Eu vejo isso como personalidade forte. Opiniões à parte, o que a grande maioria concorda é que Carlsen é um grande gênio dos tabuleiros, e porque não dizer, fora dele também. É um fenômeno de mídia, fazendo comerciais e participando de programas de tv. Desde de Fischer e Kasparov não se via tamanha divulgação de um campeão mundial de xadrez.

Não é unânime dizer que o jovem campeão está entre os três maiores enxadristas de todos os tempos. Na minha opinião está em segundo, atrás do Titã Kasparov e a frente de Bobby Fischer, que me corrijam se eu estiver errado, tinha um gênio ainda mais difícil do que Carlsen. O fato é que o jovem campeão tem mostrado que nos finais ele dá as cartas. Chega a ser surreal as saídas que ele encontra para vencer partidas, que mesmo comentaristas mais experimentados não haviam encontrado. 

Nos mundiais bateu duas vezes o indiano Vishy Anand e agora por último o russo Karjakin, com certa dificuldade, ou talvez estratégia de levar a final para onde ele é consideravelmente mais forte. Está liderando os três ratings da FIDE e em todas as competições tem conseguido êxito.
 
Listas são sempre polêmicas e cada um faz a sua, é como fazer uma lista dos melhores do futebol, embora a maioria coloque Pelé como o melhor de todos, a quem diga que Maradona foi melhor, atualmente já colocam Messi e até Cristiano Ronaldo a frente dele (o que é uma forçação de barra!). Mas enfim, eis minha lista dos maiores da história.

1. Garry Kasparov 



4. Mikhail Tal    







Claro, alguns nomes poderiam estar na lista, Reshevski, Kramnik, Anand, Smyslov, Keres, Korchnoi, etc. 
E você, qual a sua lista?