terça-feira, agosto 07, 2018

IV ABERTO DO BRASIL - ECOS DE UM GRANDE EVENTO

Caiobá recebeu grandes enxadristas e algumas lendas! 

Com patrocínio da Copel Telecom e SESC Paraná e realização da Federação de Xadrez do Paraná, aconteceu em Caiobá a quarta edição do Aberto do Brasil, neste ano, além de valer para calculo de rating nacional e internacional, também valeu para obtenção de norma para títulos internacionais. 

O evento muito bem organizado e elogiado pelos Grandes Mestres participantes mostrou mais uma vez que o estado do Paraná tem um potencial enorme para grandes competições. Foi realmente uma grande festa do xadrez brasileiro. Foram distribuídos R$ 30 mil em prêmios. 

Além de grandes nomes do xadrez brasileiro e internacional, tivemos a participação de três lendas do esporte, o paranaense Jaime Sunye, Grande Mestre Internacional e único brasileiro a conquistar uma medalha de ouro em uma olimpíada de Xadrez, em Manila, 1992. Sunye também é um dos fundadores do Clube de Xadrez Professor Hélio Saldanha, em Piraí do Sul; o Grande Mestre Argentino naturalizado italiano, Carlos Garcia Palermo, que entre tantos feitos, possui uma vitória frente a um dos titãs do xadrez, Robert James Fischer, em 1970, e o Grande Mestre Julio Granda, sem dúvida um dos maiores nomes das américas em todos os tempos e atual campeão mundial de seniors, título conquistado em 2017. 
 Grandes lendas do Xadrez, Granda, Sunye e Palermo. 
O sistema de competição foi o suíço em 9 rodadas com tempo de reflexão de 90 min. + 30 seg. A direção de prova ficou a cargo de Ernani Buchmann. A arbitragem ficou por conta do AF Paulo Virgílio Rios Rodriguez (São José dos Pinhais - Pr), AN Ciro Pimenta (Curitiba), AA João Paulo Polles (Marechal Cândido Rondon - Pr), AL Guilherme Biazotto (São José dos Pinhais), AA Rodrigo Zacarias (Curitiba); AA Soraya Vallim Miranda (Guaratuba - Pr) e AI Hernando Fernandez (Paraguai); Emanueli Santos (Matinhos - Pr). 

Para o Árbitro FIDE e Presidente da Federação de Xadrez do Paraná, Paulo Virgílio Rios Rodrigues "O já tradicional aberto Caiobá Copel Telecom é um dos mais fortes do Brasil, cresce em número de rodadas e dias a cada ano, na sua 4.ª edição,  valido para obtenção de normas cumpriu com sucesso seu objetivo. MF Languiedei (Argentina) obteve sua primeira norma de MI.
Eventos como esse são possíveis graças ao patrocínio da Copel Telecom e Sesc." 

O Grande campeão do IV Aberto do Brasil foi o Grande Mestre Internacional e atual campeão mundial de Seniors, Julio Granda, que concorrerá ao cargo de Vice-presidente da entidade máxima do xadrez, a FIDE.  Destaque também para as ótimas atuações dos Grandes Mestres Jose Fernando Cubas (Paraguai) e Andres Rodrigues (Uruguai), segundo e terceiro respectivamente, à apenas meio ponto do campeão. 
Os vencedores do IV Aberto do Brasil, Granda, Cubas e Rodriguez. 
Além do evento principal, a Fexpar também promoveu um torneio de xadrez blitz, conquistado pelo Mestre Internacional Renato Quintiliano (Brasil) e outro de xadrez escolar, vencido pelo jovem Alvaro Alves Almeida Júnior (Curitiba). 

Confiram todos os resultados:


Todas as fotos e demais informações você encontra no site oficial do evento.

Em 2019 iremos participar mais uma vez! E já tem data, 12 a 18 de agosto!

PARTICIPAÇÃO DE PIRAÍ DO SUL

Piraí do Sul participou nas três edições anteriores e não poderia deixar de participar desta. A delegação piraiense foi a a maior do evento, com 18 participantes e quatro acompanhantes. Neste ano participamos em um número maior de categorias, tendo enxadristas nas categorias Sub 10, 12, 14, 16, 18, 20 e absoluto.
Piraí do Sul teve um grande participação tanto no evento principal, quando no torneio de xadrez relâmpago.

Torneio de Relâmpago:

Sub 18 - Douglas Rentz Staron (7.º lugar)
Feminino - Taynara Leszczynski (Campeã)
Feminino - Mitzi Vedan de Ramos (3.º lugar)
Feminino - Julia Cristine Ferreira (4.º lugar)
Feminino - Amanda Schnepper (7.º lugar)

IV Aberto do Brasil:

Sub 12F - Mitzi Vedan de Ramos (vice-campeã)
Sub 12F - Maria Eduarda Godoi (4.ª lugar)
Sub 14F - Jhulia Vitoria Felix (3.º lugar)
Sub 14F - Júlia Ferreira (4.º lugar)
Sub 14F - Andresa Pontes (5.º lugar)
Sub 14F - Marilene Miranda (6.º lugar)
Sub 18F - Karoline Campos Teixeira (3.º lugar)
Sub 10 - Carlos Daniel Ferreira da Luz (2.º lugar)
Sub 12 - Gabriel Martins dos Santos (9.º lugar)
Sub 14 - Jackson Bueno da Silva (5.º lugar)
Sub 14 - João Arthur Solak de Souza (8.º lugar)
Sub 16 - José Francisco Bartmeyer (8.º lugar)
Sub 18 - Douglas Rentz Staron (6.º lugar)
Sub 20 - Marcelo Ferreira Barreto (6.º lugar)
Feminino - Taynara Leszczynski (8.º lugar)

Importante destacar que nossa participação somente foi possível pelo grande apoio da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Esportes e Lazer, Negócios Jurídicos, Administração e Fazenda. Além disso, conseguimos bons patrocínios e também recursos oriundos do Programa Nota Paraná, onde o comércio local e até de fora do município tem auxiliado muito a União Esportiva Xadrez Piraí.

AGRADECIMENTOS:

Não poderia deixar de agradecer aos nossos atletas que muito bem nos representaram e aos pais pela confiança.


Deixar também o nosso agradecimento para a Prefeitura Municipal de Piraí do Sul (Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Negócios Jurídicos, Secretaria de Administração e Secretaria de Fazenda), aos patrocinadores: Loja Maçônica de Piraí do Sul, Santos & Sutil Advocacia, Life Academia, Hiper Farma, Jorge Elizário Miguel Filho e World Vet. Nosso agradecimento às Empresas do comércio local e de Ponta Grossa que em muito nos auxilia com o Programa Nota Paraná: Autoposto Borsato, Autoposto Allegro, Autoposto Moreira, Autoposto Pinheiro Preto, Calçados Catarinense, Fanelli Atacarejo, Farmabrotas, Farmácia Desconto Fácil, Farmais, Farmasul, Fortefarma, Hiperfarma, Moreira Farma, O Boticario, Oles 15 Horas, Pani Rocha, Panificadora Aristides, Panificadora Martins Passos, Posto BV (Ponta Grossa), Restaurante Ipirangão, Super Fanelli, Supermercado Avenida, Supermercado Cláudia (Ponta Grossa), Supermercado Moreira e Supermercado Super Cipa (Ponta Grossa). E claro, o nosso agradecimento a todos os clientes que fazem a sua doação das notas para o Xadrez Piraí. 

Nenhum comentário: