As partidas de xadrez marcadas pelo silêncio e pela concentração dos enxadristas ganhou na tarde desta quinta-feira (22.08) um ambiente descontraído. Tendo em vista que foram conhecidos os campeões do xadrez convencional ACD (alunos com deficiência) e regular da fase final dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) em Toledo. As partidas foram realizadas no Campu II da Unipar.
No masculino, o resultado final das disputas confirmou o favoritismo do Colégio Sepam, de Ponta Grossa, que subiu no lugar mais alto do pódio. A medalha de prata ficou com o Colégio Estadual do Paraná, de Curitiba e o bronze foi conquistado pelo Colégio Estadual Professor Segismundo Antunes Netto, de Siqueira Campos.
No feminino, a equipe do Colégio Nossa Senhora do Carmo, de Paranavaí faturou o primeiro lugar. O Colégio Estadual Francisco Zardo, de Curitiba, garantiu o título de vice-campeão, e a terceira colocação ficou com o Colégio Estadual Marechal Rondon, de Campo Mourão.
Confira no site oficial dos Jogos Escolares do Paraná a classificação final da modalidade.
Alunos com Deficiência
As equipes ACD (alunos com deficiência) da Escola de Educação Especial Ezoldina Schueroff, de Querência do Norte, comemoraram o primeiro lugar do xadrez convencional com muita alegria. Seguida da Escola de Educação Especial Dom Jaime Luiz Coelho, de Mandaguari, que no masculino conquistou a mesma colocação. Em terceiro lugar ficou o grupo da Escola Municipal Heitor Villa Lobos, de Colombo. Enquanto que no masculino, a instituição de ensino Villa Lobos faturou o primeiro lugar da competição. O grupo da Escola Luis Bifon, de Sarandi levou pra casa a medalha de bronze no peito.
Os Jogos Escolares do Paraná são realizados pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria do Esporte do Paraná, com o apoio dos Núcleos Regionais de Educação e a Prefeitura de Toledo.
COM/SEES
Jaqueline Galvão
comunicacao@sees.pr.gov.br
(41) 3361 7735
(45) 9928 7264
OPINIÃO DO BLOG XADREZ PIRAÍ
Não é de hoje que o SEPAM tem obtidos ótimos resultados, fruto do bom trabalho realizado pelo Professor Lucas Silvestre Borges que vem se destacando como um dos principais treinadores do estado, o que, a olhos vistos tem feito a diferença.
Geovani Broday figura entre os melhores jogadores de sua categoria e até acima, recentemente fez ótimas partidas no Aberto do Brasil, em Maringá.
Os Jogos da Juventude parecem ser o principal palco da saudável rivalidade entre as seleções municipais. Ponta Grossa e Londrina prometem fazer umas das maiores e mais acirradas disputas dos últimos anos, ambos possuem grandes jogadores em seus elencos. No entanto, pelo equilíbrio individual e pelas estratégias nas escalações das equipes, é possível que outras municípios acabem por surpreender, São José dos Pinhais tem fortes jogadores e individualmente tem conseguido bons resultados nos vários eventos que tem participado. Vamos aguardar e torcer para que o maior vencedor seja o xadrez na sua descoberta por novos talentos.
Mais fotos do evento.
Mais fotos do evento.
Obrigado pelas palavras Maurides, atingimos nosso objetivo geral nos Jogos Escolares do Paraná pelo segundo ano consecutivo, o Colégio SEPAM é um grande parceiro do esporte e merece os resultados, assim como os atletas que gostam do xadrez! Abraços para todos.
ResponderExcluir