terça-feira, janeiro 29, 2019

A VOLTA DOS TORNEIOS SELETIVOS

Torneios Seletivos são retomados 10 anos após a sua última edição. 

E começou o calendário local com a disputa dos Torneios Seletivos categorias 1, 2, 3 e 4. A competição aconteceu neste domingo (27.01 p.p.). O sistema de disputa foi o Round Robin em turno único (categoria 4), turno e returno (categorias 1 e 3) e match (categoria 2). O tempo de reflexão foi de 3' + 2" e teve a arbitragem de Kim Garcia de Souza. 

A competição visa apontar os semifinalistas para o XVIII Amigos do Clube, um dos eventos mais tradicionais do calendário local. 

Confira a classificação final dos Torneios Seletivos

ENTENDA A FÓRMULA DE DISPUTA

Um breve histórico do Campeonato Amigos do Clube. Em 1998 ele foi criado pelo Coordenador da Modalidade, Maurides Júnior. Na oportunidade não existiam fases classificatórias e o torneio era disputado no sistema Round Robin em turno único, onde os participantes poderiam escolher o dia de jogar. O primeiro campeão foi Sérgio Busquete, que viria a ganhar novamente nos anos de 2000, 2002, 2004, 2008 e 2010. 
A partir de 1999 começaram a ser disputados os torneios seletivos categorias 1 (integrantes do ranking local do 1.º ao 10.º lugar), 2 (do 11.º ao 30.º), 3 (do 31.º ao 50.º) e 4 (do 5.º em diante). A ideia era limitar o número de participantes para a final, por conta do aumento do número de eventos do calendário local. 
Em 2004, o Campeonato Amigos do Clube foi dividido em três fases, Torneios Seletivos, Semifinal e final. A semifinal é dividida em dois grupos, de acordo com o rating dos 20 classificados dos Torneios Seletivos, e classificam-se para a fase final os cinco melhores de cada grupo. E foi assim até 2010. 
A partir de 2011 o Amigos do Clube voltou a ser disputado só em uma fase, até 2018. Este ano, conseguimos readequar o calendário e voltar com as três fases. 
A primeira fase disputada com tempo de reflexão de 3' + 2", a fase semifinal com tempo de reflexão de 7' + 5" e a fase final será disputada no xadrez convencional. 

O Campeonato Amigos do Clube é um evento oficial do Clube de Xadrez Professor Hélio Saldanha - União Esportiva Xadrez Piraí. 

Fotos: Kim Garcia de Souza

Nenhum comentário: