segunda-feira, fevereiro 02, 2026

XXIII AMIGOS DO CLUBE DE BLITZ

Mitzi faz história no XXIII Amigos do Clube de Xadrez Blitz e abre 2026 em alto nível!

O tabuleiro ferveu no dia 31 de janeiro, no tradicional Clube de Xadrez Professor Hélio Saldanha, com a realização do XXIII Amigos do Clube de Xadrez Blitz. A competição, já consolidada no calendário local, reuniu enxadristas de diferentes gerações para uma verdadeira maratona de raciocínio rápido, estratégia afiada e muita adrenalina.

WCM Mitzi Vedan de Ramos observando o final entre os veteranos Maurides Júnior (D) e Claudinei Gois de Oliveira (E)

Disputado pelo sistema suíço em 9 rodadas, com ritmo blitz de 3 minutos + 2 segundos de incremento, o torneio exigiu decisões rápidas e precisão em cada lance. A arbitragem ficou a cargo do Árbitro Nacional Evandro José Gonçalves, garantindo o bom andamento e a seriedade da competição.

E quem roubou a cena mais uma vez foi a WCM Mitzi Vedan de Ramos. Com uma atuação consistente (+8-1), Mitzi conquistou o título e entrou definitivamente para a história do torneio, tornando-se a maior campeã isolada, agora com quatro conquistas: 2022, 2024, 2025 e 2026. Com isso, ela ultrapassa nomes de peso que dividiam o topo do ranking, como Maurides Júnior, Sérgio Busquete e Antônio Shibata, todos tricampeões.

Outro grande destaque do evento foi o jovem João Vinicius Teixeira de Lima, que mostrou maturidade e talento ao garantir um honroso vice-campeonato, confirmando a força da nova geração do xadrez piraiense.

Além de abrir oficialmente a temporada 2026 do Circuito Piraiense de Xadrez, o torneio também teve peso técnico importante, sendo válido para apuração de rating CBX e FIDE na modalidade blitz, o que valorizou ainda mais cada partida disputada.

Resultado - Fotos - Algumas Partidas

O Circuito Piraiense de Xadrez é promovido e realizado pela Prefeitura Municipal de Piraí do Sul, por meio da Secretaria de Esportes e Turismo, em parceria com a União Esportiva Xadrez Piraí, e conta com o apoio do Programa Nota Paraná e da IdeaFix Uniformes.

Com tradição, competitividade e histórias marcantes sendo escritas a cada edição, o Amigos do Clube de Xadrez Blitz mostrou que 2026 promete ser mais um grande ano para o xadrez em Piraí do Sul. 

Crédito das fotos: Evandro José Gonçalves 

JOGOS MARCANTES DO XADREZ PIRAIENSE

Xadrez também é Cultura!

No dia 29 de janeiro, o xadrez piraiense voltou no tempo para celebrar algumas de suas páginas mais marcantes. A apresentação “Jogos Marcantes do Xadrez Piraiense” reuniu entusiastas, jogadores e curiosos em mais uma ação do Projeto Jogada Cultural – Xadrez também é Cultura, iniciativa da Política Nacional Aldir Blanc, realizada pela PrefeituraMunicipal de Piraí do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

A atividade contou com a participação de Maurides Júnior e Mitzi Vedan de Ramos, dois nomes de grande relevância para o xadrez local. Abrindo o encontro, Maurides fez um panorama geral das partidas selecionadas, contextualizando cada uma delas dentro da história do xadrez piraiense e explicando sua importância esportiva e simbólica.

Durante sua fala, Maurides também destacou que, naturalmente, muitas outras partidas marcaram essa trajetória e que novos encontros poderão trazer análises de outros jogos históricos, mantendo viva a memória do xadrez na cidade.

Na sequência, a Candidata a Mestre Internacional, Mitzi Vedan de Ramos conduziu as análises técnicas e históricas de partidas que ajudaram a construir essa narrativa. Entre elas, a vitória de Hélio Saldanha sobre Erbo Stenzel, considerada uma partida emblemática do pioneiro do xadrez em Piraí do Sul; o confronto entre GM Jaime Sunye Neto e Maurides Júnior, realizado durante a simultânea de fundação do Clube de Xadrez Professor Hélio Saldanha; e a decisiva partida entre Paulo Brizola Machado e Carlos Bolívar, que definiu o campeão do I Campeonato Municipal de Piraí do SulO público também pôde acompanhar análises de jogos que ultrapassam as fronteiras do município, como o histórico empate de Maurides Júnior contra o campeão mundial GM Veselin Topalov, além do empate entre Mitzi Vedan de Ramos e Clara Dias, resultado que garantiu a Mitzi o título de Campeã Pan-Americana.

Mais do que revisitar lances e resultados, o evento mostrou como o xadrez faz parte da identidade cultural de Piraí do Sul, unindo esporte, memória e formação cultural — exatamente como propõe o projeto Jogada Cultural. Uma noite de boas histórias, aprendizado e, claro, muito xadrez.

Crédito das fotos: Rafaele Ferreira Silva