quinta-feira, setembro 08, 2016

UM DIA PARA LEMBRAR... MAURIDES JÚNIOR

Vamos dar inicio a uma nova coluna mensal no Blog Xadrez Piraí. 
Neste espaço, os convidados poderão contar um momento marcante em sua carreira, seja como jogador, ou a frente de suas equipes, como técnico, dirigente, enfim... É uma oportunidade de compartilhar com o público o quanto o xadrez pode nos proporcionar momentos emocionantes. 

Hoje assina a coluna, Maurides Júnior, Coordenador do Clube de Xadrez Professor Hélio Saldanha. 

Já tive momentos extremamente marcantes em minha vida praticando o que chamo de Oitava Arte, desde quando comecei a jogar, em 1991, até dias de hoje, sejam eles por resultados pessoais, sejam eles pelos resultados de nossos atletas, sejam eles por homenagens recebidas. Já tive a honrosa oportunidade de enfrentar um medalhista olímpico de xadrez, e dois campeões mundiais, Magnus Carlsen e Veselin Topalov. Mas tudo isso só foi possível porque em 1997 foi realizado um sonho de termos um clube de xadrez em nossa cidade, o "Clube de Xadrez Professor Hélio Saldanha". Minha narrativa a seguir conta como foi a inauguração, deste, que modéstia a parte, é um dos principais clubes do estado. 

 O DIA "D".  

Chegou o grande dia! Estava tudo acertado com o GM Jaime Sunyê, ele viria a convite do Professor Hélio Saldanha Júnior, e o melhor, iria jogar uma simultânea com alguns Enxadristas Piraienses. 


A inauguração do Clube de Xadrez fez parte das comemorações do aniversário da Comarca e aconteceu no dia 23 de Abril de 1997, às 14h, no Ginásio de Esportes Samuel Milléo. O nome do Clube, escolhido pela Secretária de Educação e Esportes da época, Professora Beatriz Barbosa Búrigo, foi uma justa homenagem ao grande Piraiense Professor Hélio Saldanha, que muito fez pelo esporte local. Na oportunidade, sua família esteve representada por sua esposa, filhos e netos, e o primogênito Antônio Saldanha.

A Banda Municipal apresentou um número para homenagear nosso ilustre visitante e os vários amantes do Xadrez, presentes naquele momento. 
A fita foi descerrada pelo Prefeito Municipal daquele ano, Sr. Rodnei Kalil Abraão Jayme e pelo GM Jaime Sunyê Neto.  
Lembro da leitura, de maneira resumida, que o Professor Hélio Saldanha Júnior fez para apresentar o Grande Mestre Sunyê aos presentes.

"Entre as conquistas de Jaime Sunyê destacam-se a conquista do título de Campeão Brasileiro adulto por sete vezes, tornou-se Mestre Internacional no ano de 1979 e Grande Mestre em 1986 em Dubai, nos Emirados Árabes, foi também Campeão Sul-americano, Pan-americano e o único brasileiro a conquistar o 1º lugar individual numa Olimpíada, no ano de 1992, nas Filipinas. Jaime Sunyê idealizou o Projeto Xadrez Escola, projeto esse que baseia-se fundamentalmente como meio pedagógico de apoio ao desenvolvimento do intelecto da criança, trabalhando a memorização, a imaginação espacial, a concentração, a dedução e a indução dentre outras características.”

A Professora Vera Lúcia Saldanha Sguario, filha de Hélio Saldanha, fez um pronunciamento emocionado. Disse o quanto o Professor Hélio gostava do jogo de Xadrez, gostava do esporte em geral, mas pelo Xadrez, era realmente apaixonado. A família Saldanha estava muito agradecida e lisonjeada pela homenagem que estavam fazendo naquele momento ao seu Pai.

Naquela oportunidade dez enxadristas locais tiveram a chance de enfrentar o GM Jaime Sunyê, foi um dos melhores presentes que o Xadrez já me deu. Jamais esquecerei tal momento, isso, falo por mim, marcou para sempre minha continuidade na modalidade. 

Sunyê enfrentou os seguintes Enxadrístas Piraienses, convidados pelo Prefeito Municipal, pela Secretária de Esportes e pelo futuro Coordenador do Clube, Hélio Saldanha Júnior: Maurides Ferreira da Silva Júnior, Marcos Vicznevski Busquete, Maricelso Ribeiro, Maicol Ribeiro, Vinicius Follador Auer, José Pedro Cardozo, José Carlos Gonçalves (Carlos Bolivar), Rolan Ronei Ressetti, Paulo Eduardo Medeiros e Carlos dos Santos Carneiro. 

Lembro-me que eu estava muito nervoso, suando frio, pensava além da simultânea, em como seria dali para a frente. Clube fundado, e agora? Eu não sei dizer se os outros jogadores estavam tão nervosos quanto a mim, mas, calmos é que não estavam. 

Chegou o grande momento, as mesas estavam colocadas na quadra do Ginásio em linha reta,  esta formação foi rejeitada por Jaime Sunyê, ele pediu que colocassem as mesas de forma que ele ficasse ao centro e as mesas ao seu redor. Nossa inexperiência era clara! 


Antes do primeiro lance, Sunyê fez uma breve explanação de como iria ser a dinâmica da simultânea. Jogou todas com as peças brancas. O primeiro lance seria feito contra mim... Estudei a Abertura Inglesa exaustivamente, mas na hora "h" Sunye, aperta minha mão, deseja uma boa partida e joga 1. e4... Na hora fiquei sem ação... hahaha, mas não tinha o que fazer, jogar era preciso, pensei na Defesa Caro-Kann, que já me disseram certa vez, que não era para os mortais. Sunyê já estava chegando para efetuar o segundo lance, e eu ali, com a mente vazia. Por fim, ele chega, dá uma encarada como que dizendo, "cheguei, jogue!". Bem, pensei uma coisa e joguei outra, normal, 1 e4 c5. Dali para a frente Sunyê foi sempre melhorando a posição de suas peças, até que joguei os lances 23 e 24 de forma "maravilhosa", já era! 


Fui o penúltimo a ser derrotado. O último foi Vinicius Auer (foto abaixo). A melhor partida, segundo o próprio Jaime Sunyê, foi jogada contra um mito do Xadrez Piraiense, Sr. José Pedro Cardozo, por coincidência, um dos meus mentores.

Depois de terminada a sessão de simultânea, todos aplaudiram e correram em busca de uma lembrança junto ao Grande Mestre, fotos, autógrafos, enfim, qualquer coisa que pudesse lembrar aquele momento especial.

Eu, meio acanhado, cheguei para trocar algumas palavrinhas com Sunyê, conversamos sobre os vários aspectos do jogo de Xadrez, falamos sobre os grandes Enxadristas da história, e quem eram os melhores daquela época. Fiquei muito contente com a nossa conversa. Foi a partir daquela simultânea que iriam surgir novos talentos no Xadrez Piraiense, entre eles Sérgio Busquete, ele até comentou comigo: “De agora em diante vou estudar ainda mais, vou ficar bom neste negócio”, e realmente tornou-se um grande Enxadrista Piraiense.

O que todos almejavam agora estava concretizado! A partir de então, não paramos, continuamos em busca de novos sonhos e que certamente hoje também são realidades. Já foi perguntado do motivo de considerar este, talvez o momento mais marcante para mim até aqui, eu creio que seja semelhante ao nascimento de um filho, em que a partir de gerado, vive-se por ele. Assim encarei aquele momento histórico. Hoje tenho multidões de filhos, atletas que formei na base, outros que ajudei a lapidar, mas, acima de tudo, com a fundação do Clube de Xadrez Professor Hélio Saldanha, mais do que enxadristas, formamos cidadãos. 

No mês de outubro, o colunista será o técnico das equipes de Campo Mourão, Artur Monteiro. 


Maurides Júnior é:
Vice Presidente Técnico da Federação de Xadrez do Paraná

Coordenador da Comissão de Regulamentos da FEXPAR

Árbitro Nacional licenciado pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE)
Coordenador Clube Municipal de Xadrez Prof. Hélio Saldanha
Coordenador de Atividades Técnico Desportivas de Piraí do Sul - Pr
Profissional de Educação Física - CREF: 05696 - P / Pr
Delegado do Conselho Regional de Educação Física do Paraná - CREF 9

terça-feira, setembro 06, 2016

SÉRIE JOVENS TALENTOS PARANAENSES - MITZI VEDAN DE RAMOS

Retomando a série sobre jovens talentos paranaenses, apresentamos hoje a enxadrista Mitzi Vedan de Ramos. 

Mitzi é filha dos Piraienses  Mitia Vedan de Ramos e Márcio de Ramos. Reside atualmente em Ponta Grossa - PR.


Aprendeu a jogar xadrez em outubro de 2014 na escola, com o professor Irik Danilo Pinheiro Kuff, começando a competir em 2015. Sua primeira competição foi a segunda etapa do Circuito de Xadrez Rápido dos Campos Gerais em Jaguariaíva, participando na sequência das três etapas, ocupando o segundo lugar da categoria ao final das quatro etapas. 

Logo em seguida, veio o Sul Brasileiro, em Foz do Iguaçu,  conquistando a segunda colocação.

Importantes conquistas da jovem Mitzi:

- 1.º lugar no JEM em Ponta Grossa; 
- 2.º lugar no Torneio do Dia Internacional da Mulher, em Pirai do Sul
- Campeã da Copa Mercosul em Foz do Iguaçu, 
- Em 2015 obteve a 7.ª colocação no campeonato Brasileiro em São Sebastião do Paraíso.
- Vice-campeã do Paranaense de Xadrez Escolar, disputado este ano, em São José dos Pinhais
- Vice-campeã do Paranaense de Rápido, em Piraí do Sul

Agora, em 2016, conquista um dos maiores títulos de sua carreira até aqui, Campeã Brasileira de Xadrez Escolar, evento realizada em Poços de Caldas - MG, de 02 a 04 de setembro.

A jovem campeã treina cinco horas por semana, e além do xadrez, também prática outras atividades, entre elas, o balé. 


O Blog Xadrez Piraí orgulhosamente parabeniza a jovem campeã Mitzi com os votos de que prossiga em sua vitoriosa carreira esportiva. 

segunda-feira, setembro 05, 2016

CAMPEONATO BRASILEIRO ESCOLAR - PARTICIPAÇÃO PARANAENSE

Com uma excelente performance, enxadristas paranaenses encerram sua participação. 

Foi realizado em Poços de Caldas - MG, mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar. 


Na oportunidade foram disputadas as categorias 1ª ao 9 ª Ano do Ensino Fundamental e 1º a 3º ano do Ensino Médio, Feminino e Masculino. O sistema de competição foi o suíço em até seis rodadas ou schüring em turno único com tempo de reflexão de 65 min. k.o. A arbitragem ficou a cargo do AF Wagner Terenzi de Rezende e com a direção do AN Júlio Lapertosa. 



PARTICIPAÇÃO PARANAENSE

Enxadristas de São José dos Pinhais, Cornélio Procópio e Ponta Grossa estiveram presentes representando o estado do Paraná. 


Confira aqui a relação dos enxadristas paranaenses e suas respectivas colocações na competição. Resumo repassado pelo AR Evandro Gonçalves. 

Entre as melhores colocações, podemos destacar:

1.º Fundamental Feminino

Vice-campeã - Ana Cavalcanti Wonsovicz de Moraes (Col N. Sra. do Rosário - São José dos Pinhais)
3.º lugar - Bianca de Oliveira (Escola São Jorge - CCXPG - Ponta Grossa)

2.º Fundamental Feminino

3.º lugar - Antonella Mello Fassini (Escola São Jorge - CCXPG - Ponta Grossa)

2.º Fundamental Masculino

Campeão - Diego Vieira de Godoy (EM Castro Alves - São José dos Pinhais)

4.º Fundamental Feminino

Campeã - Mitzi Vedan de Ramos (Escola São Jorge - CCXPG - Ponta Grossa)

6.º Fundamental Masculino

Campeão - Ivo Henrique Chiaretto (Escola Tales de Mileto - AXPG Ponta Lagoa - Ponta Grossa)

7.º Fundamental Feminino

Vice-campeã - Fabiana Tonse Maciel (IE Cesar Pietro Martinez - AXPG Ponta Lagoa - Ponta Grossa)
3.º lugar - Jhulia Vitoria Felix (Colégio Estadual Elzira Correia de Sá - CCXPG - Ponta Grossa)

2.º Ensino Médio

Campeã - Joana Lisboa da Cunha (CE Costa Viana - São José dos Pinhais) 

Resumo da participação Paranaense.

4 primeiros, 2 vices, 5 terceiros, 3 quartos, 5 quintos, 5 sextos, 2 sétimos, 2 oitavos, 1 nono e 4 décimos. Foram ao todo 22 medalhas, 11 troféus, 33 conquistas. Delegação total de 60 jogadores.
Site oficial do evento.   
O Blog Xadrez Piraí parabeniza a todos os enxadristas paranaenses!

quarta-feira, agosto 31, 2016

ABERTO DO BRASIL DE CAIOBÁ - ECOS DE UM GRANDE EVENTO

UMA GRANDE FESTA DO XADREZ BRASILEIRO!
Texto de Ciro Pimenta (Presidente da FEXPAR)
 
Foi finalizado neste domingo (28/08) o II Torneio Aberto do Brasil de Xadrez SESC Caiobá, com patrocínio da Copel Telecom.

 
O torneio transcorreu em três dias (26 a 28 de agosto) e contou com a participação de 167 jogadores, entre homens e mulheres, adultos e crianças, oriundos de 4 diferentes países (Brasil, Argentina, Espanha e Paraguai) e 7 diferentes estados (PR, SC, SP, RS, RJ, MG e MT). Dentre os jogadores, 22 eram titulados, sendo 03 Grandes Mestres, 02 Mestres Internacionais, 01 WMI (Mestre Internacional Feminino) e 11 Mestres FIDE.
Contamos ainda com a participação de um cadeirante e um deficiente visual.

O evento valeu para o ranking nacional e internacional de xadrez.

Foram distribuídos onze mil reais em prêmios, sendo R$ R$ 10.000,00 em espécie e R$ 1.000,00 em materiais de xadrez (peças oficiais e relógios digitais de xadrez).


Durante as 6 rodadas foram jogadas mais de 500 partidas, tendo como local a linda infraestrutura do salão de eventos do Hotel SESC Caiobá, em Matinhos.

A grande maioria dos enxadristas, juntamente com seus acompanhantes, lotaram os 137 quartos do Hotel SESC Caiobá. Devido à grande demanda, muitos jogadores tiveram que se hospedar em hotéis e pousadas próximos ao local de jogos.

Paralelamente ao evento, ocorreu, em parceria entre a FEXPAR, o SESC-PR e a UFPR Litoral, um Curso de Capacitação em Xadrez Escolar, ministrado pelo Professor Phd em Educação Wilson da Silva. Foram capacitados cerca de vinte professores e universitários, que estarão propagando os benefícios da prática do xadrez para a comunidade do litoral do Paraná.

Ao final do evento, o Mestre Internacional de Xadrez brasileiro Luis Paulo Supi foi premiado com um belo trófeu de Campeão oferecido pelo SESC-PR e com a quantia de R$ 2.500,00 pelo primeiro lugar.


Para o evento foram confeccionados banners, canetas, súmulas, camisetas e tabuleiros personalizados, fortalecendo a parceria entre a FEXPAR, o Sistema FECOMERCIO (SESC-PR) e a Copel Telecom.

A FEXPAR contou uma equipe de 12 pessoas para a realização do evento, dentre árbitros, fotógrafo, digitares de partidas, auxiliar de materiais e assessor de comunicação.

A repercussão do evento nas mídias sociais e entre os participantes foi altamente positiva. 


A FEXPAR agradece o Sistema FECOMERCIO - SESC-PR, através do Presidente Darci Piana e do Coordenador de Jornalismo Ernani Buchmann, pela disponibilização do belíssimo Hotel SESC Caiobá e pelo irrestrito apoio institucional e financeiro ao evento.
Vale ressaltar também o apoio dos funcionários Lucas e Guilherme no planejamento do evento e a especial ajuda e atenção que recebemos dos funcionários Phillip, Rafael e André nos dias do evento - não mediram esforços para nos ajudar! Foram todos fundamentais para o sucesso do evento.


Agradecemos ao amigo Jonel Nazareno Iurk e a Copel Telecom por acreditar em nossa modalidade e por patrocinar este torneio.

Agradecemos a UFPR Litoral, através dos Professores Leôncio e Ricardo, pela bela parceria no Curso de Formação de Professores.

Já estamos programando para o próximo ano um evento ainda maior, de extrema qualidade, que movimente o xadrez estadual e brasileiro e o cenário cultural e esportivo do litoral paranaense.

Seguem anexo algumas imagens do evento.

Fotos do evento podem ser encontradas nos seguintes links:
Facebook da FEXPAR (fotógrafo da FEXPAR)
Fotos do SESC (fotógrafo Ivo Lima)

O resultado final e as partidas do torneio estão aqui:


PARTICIPAÇÃO PIRAIENSE NA COMPETIÇÃO.
Texto de Maurides Júnior

Piraí do Sul esteve presente mais um vez neste magistral evento. A delegação piraiense contou com a participação de 16 enxadristas em várias categorias.


Para o Coordenador da modalidade, Maurides Júnior, "É sempre um satisfação poder proporcionar aos nossos enxadristas a participação em eventos de grande relevância. É sem dúvida, uma excelente oportunidade de treinamento para os Jogos Oficiais do Paraná (Jogos Abertos e Jogos da Juventude).


Podemos destacar as participações de: Kevillyn Lohayne Ribeiro (5.º lugar F14), Douglas Rentz Staron (5.º lugar U16), Paola Helena Fernandes (1.º lugar F18), Amanda Garcia Machado (5.º lugar F18), Marcelo Ferreira Barreto (3.º lugar U18).

"Para o próximo ano, certamente iremos nos programar para nossa participação no III Aberto do Brasil de Caiobá. Sou extremamente agradecido aos nossos atletas pelo empenho e dedicação com que defenderam nossas cores." finaliza Maurides.

segunda-feira, agosto 22, 2016

CIRCUITO PIRAIENSE DE XADREZ - RESULTADOS DA ETAPA

Douglas Rentz e Antônio Shibata foram os vencedores. 

Neste domingo (21) foram realizadas mais duas etapa do Circuito Piraiense Melhores do Ano. A primeira competição foi a XIII Copa Piraí de Xadrez Relâmpago, na sequencia, a XV Taça São Francisco. 
As duas competições valeram para apuração de Rating FIDE.  A arbitragem ficou a cargo do AR Evandro José Gonçalves.

Confira os histórico de cada competição. 

XIII COPA PIRAÍ DE XADREZ RELÂMPAGO.

O sistema de disputa foi o suíço em 11 rodadas com tempo de reflexão de 3 min. + 2 seg. Destaque para o campeão Douglas Rentz Staron com uma excelente performance (10.0/11.0).


Confira a classificação final.  

XV TAÇA SÃO FRANCISCO.

O sistema de disputa foi o suíço em 7 rodadas com tempo de reflexão de 10 min. + 5 seg. 
O campeão foi Antônio Emílio Shibata com incríveis (6.5 / 7.0).



Confira a classificação final

Baixe aqui algumas partidas da XV Taça São Francisco.  

quinta-feira, agosto 18, 2016

JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ - FASE FINAL - PARTICIPAÇÃO PIRAIENSE

Piraí do Sul conquista a medalha de prata no xadrez relâmpago.
  
Dias 15 e 16 de agosto, Piraí do Sul participou da Fase Final dos Jogos Escolares do Paraná, sendo representado pelos Colégios Santa Marcelina (Matheus Oliveira Alves), Leandro Manoel da Costa (Christian Júnior Mainardes) e Jorge Queiroz Netto (Douglas Rentz Staron). 

Após passarem por duas fases classificatórias (regional e macro), os enxadristas chegaram à fase final com boas chances de realizarem uma boa competição. 
O representante do Colégio Estadual Professor Leandro Manoel da Costa, o jovem enxadrista Christian Júnior Mainardes teve uma excelente performance com 4.0 / 5.0, perdendo apenas na última rodada após 4 vitórias seguidas, conquistando a medalha de prata.  O outro representante na competição, do Colégio Santa Marcelina, Matheus Oliveira Alves, obteve a oitava colocação. 

No xadrez rápido as fichas foram depositadas no jovem Douglas Rentz Staron, medalhista na edição passada. Este ano, Douglas teve uma participação modesta (2.0/5.0), não sendo possível alcançar a medalha. Douglas ainda terá o ano que vem para melhorar sua marca nos escolares e ainda existem muitas competições em 2016 para que o forte enxadrista possa brilhar! 

Destacamos também a participação da enxadrista Beatriz Bartmeyer, atleta do Colégio Emília Erichsen (Castro). Bia, como é conhecida, atua por Piraí do Sul nas provas não escolares de alto rendimento. Teve um bom desempenho no xadrez rápido, obtendo a quarta colocação. 

Confira a classificação final das provas individuais.


terça-feira, agosto 02, 2016

CIRCUITO DE XADREZ RÁPIDO DOS CAMPOS GERAIS - 2.ª ETAPA - RESULTADOS

Grandes disputas e grandes partidas marcaram a segunda etapa do Circuito dos Campos Gerais. 

Foi realizado em Piraí do Sul, domingo (31) a segunda etapa do CXRCG 2016. A competição contou com a participação de 147 enxadristas nas categorias de 08 a 18 anos e absoluto. Estiveram presentes atletas de Castro, Ponta Grossa, Siqueira Campos, Itararé - SP, Curitiba, São José dos Pinhais, além da cidade sede. 


A arbitragem principal foi do AN Maurides Júnior (Piraí do Sul), apoiado pelos árbitros Evandro Gonçalves (Ponta Grossa), Anderson Gomes (Ponta Grossa), Amanda Monteiro Lermen (Ponta Grossa), Irik Kuff (Ponta Grossa), João Marcos Kuhn (Ponta Grossa) e o acadêmico de Educação Física, Wesley Barreto (Piraí do Sul). 
O tempo de reflexão foi de 10 min. + 5 seg. no sistema suíço em oito rodadas.

Os grandes vencedores desta etapa foram o AF Paulo Virgilio Rios Rodriguez (São José dos Pinhais) com ótimos 7.0/8.0 e Fabiana Tonse Maciel, também com 7.0/8.0, representado o Clube AXPG - Ponta Lagoa. 

Confira a classificação final da etapa. 

Após a disputa da 2.ª etapa, São José dos Pinhais segue firme na ponta, seguido por Piraí do Sul e Ponta Grossa. 




A próxima etapa terá ainda o local e data definidos.