quarta-feira, fevereiro 06, 2013

10 PERGUNTAS PARA O PROF. HÉLIO SALDANHA JÚNIOR

Iniciamos nossa série de entrevistas em 2013 com o Prof. Hélio Saldanha Júnior, que assumiu a pasta da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Piraí do Sul.
Hélio Saldanha Júnior é filho do Prof. Hélio Saldanha (In memoriam), que foi o pioneiro do Xadrez em Piraí do Sul.
Hélio Saldanha Júnior já atua com a modalidade de voleibol há mais de 27 anos, e fez do voleibol em Piraí do Sul umas das modalidades mais vencedoras até o ano de 2008. Assume agora o compromisso de fazer com que as outras modalidades tenham o mesmo desempenho do voleibol e do xadrez (modalidades a que ele era mais ligado antes de assumir a secretaria) e tornem-se tão vitoriosas quanto. 
Sempre aberto ao diálogo, o Prof. Hélio Saldanha Júnior conta nesta entrevista um pouco de sua trajetória e seus planos para o desenvolvimento do esporte em Piraí do Sul. 

Fale um pouco sobre seu primeiro contato com o esporte.
Meu primeiro contato com o esporte quando pequeno acompanhava meu pai que ia treinar meu irmão na quadra do antigo clube união piraiense (hoje Rotary Club) eu tinha em torno de seis anos.


A família Saldanha é tradicionalmente conhecida pela sua ligação com o esporte. Seu pai, Hélio Saldanha e sua irmã Vera Saldanha Sguario foram grandes jogadores de basquete, por que você optou pelo voleibol?
Treinei basquete quando pequeno e talvez tenha me interessado pelo vôlei devido meu pai já ter falecido, pois ele que era o incentivador do basquete.

O professor Hélio Saldanha além de grande jogador de basquete, também foi o pioneiro do xadrez em Piraí do Sul, você costumava jogar com ele?
Quando meu pai faleceu eu tinha 8 anos e quem me ensinou os primeiros movimentos do xadrez foi ele, sempre via ele jogando com amigos.

Existe uma partida jogada entre o Prof. Hélio Saldanha e o emblemático campeão paranaense Erbo Stenzel, como ficou sabendo desta partida? Recebeu a informação com surpresa?
Recebemos uma correspondência do senhor Licurgo Holzmann um historiador de Curitiba no ano de 1983, ele gostaria de conhecer meu pai pelo feito nessa partida contra o campeão paranaense no auge de sua carreira enxadrista. 

Confira a partida. 


Agora que assumiu a Secretaria de Esportes e Lazer de Piraí do Sul, quais são os seus planos de uma maneira geral e o que pretende para a modalidade de xadrez?
Pretendemos estabelecer uma politica esportiva que seja de acordo com a nossa realidade e voltada para os piraiense de uma forma imparcial com profissionalismo, responsabilidade, competência e transparência. A modalidade de xadrez terá o mesmo apoio que as outras modalidades, participando de competições oficiais e promoveremos grandes eventos tendo Piraí do Sul como sede.

No seu ponto de vista qual a importância de desenvolver o projeto de xadrez nas escolas?
Quando fui diretor de Colégio Estadual Rivadávia Vargas implantei o clube de xadrez escolar, pois como educador tenho uma visão de educar como um todo, sendo que o xadrez é um instrumento de grande importância para os estudantes  desenvolvendo o raciocínio lógico, poder de concentração, pois no xadrez o jogador se depara com o problema e tem que achar a solução. Tentaremos implantar na rede municipal de ensino como parte da grade curricular a disciplina de xadrez.

Quando seu nome surgiu como possível secretário de esportes, muitas pessoas já pré julgaram que o voleibol receberia maior atenção. O que tem a dizer sobre isso?
Sou professor a 27 anos da prefeitura municipal de Piraí do Sul e em todos esses anos trabalhei como professor e técnico de voleibol e sempre procurei fazer o melhor para aquilo que fui contratado, nunca tive cargo algum então se sou contratado para uma determinada função dou o melhor de mim. Agora sou secretário de esportes então agirei da mesma forma fazendo o melhor dentro da minha atual e função que é gerenciar o esporte e o lazer dentro do município de forma imparcial com todas as modalidades, pretendo fazer o que fiz com o voleibol em todas as modalidades.

Você concorda com a separação de Educação Física em licenciatura e bacharelado?
Sou totalmente contrario, já defendi minha opinião em congressos e seminários de Educação Física. Quando cursei a graduação era bem diferente tínhamos prévia (praticas esportivas) e os futuros acadêmicos tinham que ter o mínimo de nação de coordenação, lateralidade e espaço, o básico para poder ensinar.

Em todas as modalidades possíveis, quais são suas prioridades neste momento?
Estruturar, pois hoje, com exceção do xadrez, não contamos com nenhuma modalidade estruturada e infelizmente isso é a realidade.

O que a comunidade esportiva de Piraí do Sul pode esperar de Hélio Saldanha Júnior como Secretário de Esportes e Lazer?
Podem ter a certeza que faremos o melhor para o município, pois sou profissional além de ser piraiense e conhecer as necessidades de nosso povo.

Considerações finais.
Para podermos realizar todos os nossos projetos e objetivos, precisamos de uma equipe competente e comprometida e eu confio plenamente em nossa equipe de professores e funcionários da secretaria de esportes e lazer, pois em anos anteriores já provaram seu valor.

O Blog Xadrez Piraí agradece o Professor Hélio Saldanha Júnior pela entrevista.

Nenhum comentário: