O governador Beto Richa sancionou nesta sexta-feira (16), no Palácio das Araucárias, a lei estadual 909/2011, que cria a Secretaria de Estado do Esporte (Sees). Com isso, a pasta – que até agora funcionava em caráter especial – ganha autonomia, com orçamento e quadro de pessoal próprios, o que garantirá melhores condições para a promoção do esporte no Paraná. A Secretaria do Esporte ficará responsável pelo planejamento, organização, acompanhamento e manutenção das políticas e diretrizes do governo do Estado para o esporte e o lazer. “Está concretizado um sonho da comunidade esportiva de todo o Paraná. É uma conquista que certamente dará muitos frutos”, disse o secretário do Esporte, Evandro Rogério Roman. O trabalho do secretário e de sua equipe foi elogiado pelo governador. “Com a criação da secretaria, vamos ter uma equipe ainda mais forte, que garantirá mais atenção ao esporte paranaense e melhores resultados”, disse Richa.
De acordo com Roman, o esporte em todos os municípios do Estado será fortalecido com a criação da secretaria: “Teremos autonomia, maiores investimentos e condições para atingir os pequenos, médios e grandes municípios”.
Segundo Roman, a partir do ano que vem o orçamento da secretaria passa de R$ 7,5 milhões para cerca de R$ 50 milhões. “Era um orçamento pequeno para um estado com população de 10 milhões de habitantes. Agora teremos também a possibilidade de buscar recursos por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, junto às empresas do Estado, e com isso fortalecer as federações esportivas”, afirmou.
O secretário disse que entre os projetos para 2012 está a construção de pistas de atletismo e centros de treinamentos no interior do Estado e investimentos nos programas Talento Olímpico, Combate à Obesidade e Jogos da Reforma Agrária, entre outros. Segundo ele, além de dar atenção a esportes que já têm tradição no Paraná, a intenção é fomentar outras modalidades, para que melhorem rendimento e resultados.
Com a criação da secretaria, a Paraná Esportes – autarquia responsável por programas da área – dá lugar ao Instituto Paranaense de Ciência e Esporte (IPCA), ligado à nova pasta.
Confraternização
Coincidentemente, os funcionários da Paraná Esporte tinham marcado para essa sexta-feira (16/11), ao final do expediente, a festa de confraternização de fim de ano. Com a criação da Secretaria de Estado do Esporte houve mais motivos para comemoração. Um pouco antes, no Auditório da Paraná Esporte, no encerramento de um encontro com técnicos para discussão de propostas para o ano que vem, o secretário Evandro Rogério Roman mais uma vez convocou a equipe para os trabalhos que virão com a implantação da Sees.
“Vamos marcar fevereiro de 2012 para ser o mês de transição entre o que tínhamos e o que teremos pela frente, depois de um ano bastante difícil, de entrosamento e estruturação da equipe. Teremos muito trabalho até o fim de fevereiro para que possamos largar bem, sempre com a interação entre os setores administrativo, financeiro e técnico. Até agora, tudo aquilo a que nos propusemos a fazer, conseguimos realizar.”
O secretário Evandro transmitiu também os cumprimentos do Governador Beto Richa feito no ato de sanção da lei estadual que criou a Secretaria. “Ele parabenizou a nossa equipe, dizendo que só ouviu falar bem do Esporte por todos os lugares onde passou. Devemos continuar assim, com essa nova filosofia de trabalho, bem aberto, bem técnico e bem planejado”, convoca Evandro.
Assessoria de Imprensa
AENotícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário