Londrina e Curitiba foram os grandes campeões da edição 2012 dos Jogos da Juventude do Paraná.
De 12 a 17 de novembro, a modalidade de xadrez foi disputada nos Jojups 2012, em São José dos Pinhais.
Foram três provas em disputas, xadrez relâmpago, xadrez rápido (ambas individuais) e o xadrez convencional por equipes. No xadrez masculino a disputa esteve sempre acirrada entre Ponta Grossa (que saiu na frente com melhores desempenhos no xadrez relâmpago), Londrina (que assumiu a ponta após ótimos resultados no xadrez rápido) e São José dos Pinhais (que com grandes vitórias frente Ponta Grossa e Londrina tinha tudo para conquistar o convencional).
A disputa foi emocionante até a última partida do convencional, Ponta Grossa enfrentou Francisco Beltrão e conseguiu um ótimo resultado (4 x 0), porém precisava contar com tropeços dos seus adversários diretos, Londrina e SJP.
Tiago, o lobo uivando pela quarta vez.
SJP precisava de três pontos para conquistar o convencional, mas seu adversário, Curitiba não vendeu o peixe barato, a vitória veio, mas com escore insuficiente (2,5 x 1,5). Londrina também torcia por um tropeço de seus adversários, mas tinha que fazer sua parte frente a equipe de Piraí do Sul (em 2007 os papeis estavam invertidos, Piraí do Sul precisava de uma vitória para medalhar, e conseguiu, 3 x 1, a única vitória londrinense na época coube a Lucas Henrique da Silva, sem dúvida surgia na oportunidade um grande jogador), e conseguiu um escore total (4 x 0), restou torcer por empate no T4 (SJP x Curitiba) e tudo estaria consumado.
Partida nervosa, final de torre com um peão a mais para um dos lados, finalmente após a troca das torres houve o empate e com isso Londrina conquistava o tão sonhado tetra campeonato. Muitos abraços entre os integrantes da equipe vencedora (além de alguns uivos). Realmente uma conquista marcante.
No feminino a disputa não foi diferente, Campo Mourão, treinada pelo multi-campeão de jogos oficiais Artur Monteiro, a sempre favorita Paranavaí, treinada por Rogério Santos, apareciam como franca favoritas, além de Londrina e Maringá, mas eis que surge uma Phoenix e o evento muda de rumo. Curitiba (dos professores Alexandre Zampier e Érica Jorge), veio comendo pelas beiradas e marcando uma regularidade importante até o final.
Os responsáveis pelo re-born curitibano!
Havia sete anos que Curitiba não conquistava um título dos Jojups e enfim ele veio com a perseverança dos grandes vencedores, vale ressaltar o esforço dos professores Alexandre e Érica, que de forma altruísta sempre participam de várias competições, fazendo o possível e o impossível para que seu atletas tenham a possibilidade de estar sempre jogando e mantendo o ritmo. No final a recompensa chegou e a conquista do título geral demonstra que com esforço, determinação e algumas broncas construtivas os resultados acabam aparecendo. Curitiba volta assim, a figurar no posto mais alto.
Confira todos os resultados aqui.
Participação piraiense
A jovem equipe piraiense teve uma boa participação nas provas individuais, no feminino com as atletas Ingryd Salete Borges (4.º lugar no xadrez relâmpago e 6.º no xadrez rápido), Susana Bartmeyer (5.º lugar no xadrez rápido e 4.º lugar entre os melhores tabuleiros 4 por equipe) e Maria Verônica Bartmeyer (5.º lugar no xadrez rápido). Vale destacar também a evolução de Ketheryn Salete Borges e Mariana Soek (participando pela primeira vez e mostrando que tem ótimo potencial, Piraí do Sul agradece).
No masculino os destaques ficam por conta de Guilherme Bartmeyer (5.º lugar entre os melhores tabuleiros) e que mostrou ser um jogador muito firme nas partidas de xadrez convencional. Luiz Fernando Lemes Ferreira fez sua estreia em finais com um honroso 9.º lugar no xadrez relâmpago e promete ser um dos grandes nomes do xadrez em Jojups futuros. Emanoel Chimim, também estreando em Jojups, obteve a prata entre os melhores tabuleiros e também mostra-se um jogador com potencial, sobretudo nas partidas de convencional.
Igor Dalcol Marcondes obteve a oitava colocação na prova de xadrez rápido e também mostrou seu valor nas partidas de convencional.
Esta edição marcou a despedida dos tabuleiros dos Jojups de Alessandro Monteiro, a quem em nome do município de Piraí do Sul agradeço pelo anos de dedicação defendendo as cores piraienses.
Tudo tem sua hora, o melhor ainda esta por vir. De coração, agradeço a todos os nossos enxadrístas pelo empenho e por dar o melhor de si nas várias competições no ano, culminado com a participação nos Jojups 2012.
Agradecimento especial a Prefeitura Municipal de Piraí do Sul que sempre deu as melhores condições para que pudéssemos participar das maiores e melhores competições do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário