Piraí do Sul recebe mais uma edição da Copa Paraná!
De 25 a 27 de julho, Piraí do Sul viveu mais um fim de semana especial para o xadrez feminino. A cidade sediou, pela terceira vez, a Copa Paraná de Xadrez Feminino, reunindo jogadoras de várias regiões do estado para disputas cheias de emoção e espírito esportivo.
Foram 24 enxadristas vindas de cidades como Ponta Grossa (AXPG e Colégio SEPAM), Paranaguá (Associação de Pais e Enxadristas de Paranaguá), Campo Mourão (Associação Mourãoense de Xadrez), Clube de Xadez de São José dos Pinhais, Clube de Xadrez de Siqueira Campos, Clube de Xadrez de Maringá, Curitiba, Pinhão, Cascavel (Serpentes do Oeste), e claro, as anfitriãs do Clube de Xadrez Piraí.O torneio foi realizado no sistema suíço, com 6 rodadas e ritmo clássico (90 minutos + 30 segundos por lance), garantindo partidas de altíssimo nível. A direção do evento ficou por conta do Árbitro da Federação Internacional de Xadrez Maurides Júnior, com o suporte do Árbitro Nacional Evandro Gonçalves.“É sempre uma
honra poder realizar eventos desta importância em Piraí do Sul”, comentou
Maurides, que também é o coordenador da modalidade no município. Apoiamos
o xadrez feminino e buscamos oferecer boas condições às participantes,
recebendo feedbacks positivos que nos motivam. O apoio da Prefeitura Municipal e de suas
secretarias de esporte e turismo, educação e cultura e comunicação tem sido fundamental para
ampliarmos e incentivarmos a modalidade”.
Título com sabor especial!
A grande campeã
da competição foi a MN Ellen Larissa Bail, do Clube de Xadrez de
Maringá, que brilhou com uma excelente campanha de 5.5 pontos em 6
possíveis. Curiosamente, seu primeiro título da Copa Paraná também
foi conquistado em Piraí do Sul – terra de boas lembranças para a campeã!
Para Ellen, “O torneio foi marcado por partidas disputadas, evidenciando a força do xadrez feminino no Paraná. Importante também destacar o alto nível das participantes, principalmente das mais jovens, demonstrando resiliência, maturidade e técnica. Com apoio contínuo, acredito que o estado tem potencial para formar futuras representantes de destaque no cenário nacional. A competição também serviu como preparação para o Campeonato Brasileiro Feminino. Por fim, gostaria de ressaltar e agradecer a organização impecável do torneio que fez com que o xadrez pudesse se desenvolver no mais alto nível de competição. Mais uma vez, cumpriu-se o propósito de viabilizar e difundir o xadrez feminino."
A prata ficou com a enxadrista WCM Mitzi Vedan de Ramos, do Clube Xadrez Piraí, que além da excelente colocação, ainda ganhou 18 pontos de rating internacional, passando a ter 1950 na listagem da FIDE de agosto. Mitzi destacou: “Gostei muito do torneio, sinceramente. Foi uma experiência tranquila, com partidas em horários adequados e bem distribuídos, além de um ambiente agradável. Quanto às partidas em si, achei que, no geral, foram boas, embora eu não tenha feito minha melhor performance. Ainda assim, me ajudaram a identificar pontos que preciso melhorar para os próximos torneios. No final das contas, foi uma ótima experiência, e pretendo participar novamente nos próximos anos!”
Detalhes que fazem história.
Um dado
curioso: as quatro primeiras colocadas do ranking inicial também foram
as quatro primeiras na classificação final, o que só reforça o nível
técnico altíssimo da competição.
Confira a classificação da Copa Paraná de Xadrez Feminino.
Fotos da competição.
Playlist Canal Xadrez Piraí .
Crédito das fotos: Maurides Júnior, Evandro Gonçalves e Secretaria Municipal de Comunicação (Danilo Kyoshi e Ricardo Zaia).