segunda-feira, novembro 17, 2008

PARANÁ É PRATA NAS OLIMPÍADAS ESCOLARES!


João Pessoa (PB) – Depois de três dias de muita concentração em cinco rodadas da modalidade de xadrez convencional os paranaenses Thiago Crema de Macedo do Colégio Marista Pio XII de Ponta Grossa e Joice Kathcart do Colégio Nobel de Paranavaí, conquistaram a medalha de prata na competição.
Joice teve três vitórias nas três primeiras rodadas, foi derrotada na quarta, mas não desanimou e na última rodada com muita dedicação chegou à vitória para garantir a medalha de prata. Joice é irmã gêmea de Jéssica Kathcart, que ano passado em Poços de Caldas, ficou com a medalha de ouro nas Olimpíadas de 12 a 14 anos. Este ano é a primeira vez na nova classe de 15 a 17 anos. Na fase regional que venceu a competição foi Jéssica, que desistiu de ir à fase final dos Jogos Colegiais em Curitiba, como a vaga pertence ao Colégio, foi a vice-campeã, sua irmã Joice, que deu conta do recado, ficou campeã estadual e agora em João Pessoa conquistou a prata. “Foi muito bom ter ganhado esta medalha, estou muito feliz. Como ano passado a Jéssica dividiu a medalha comigo, esta de prata pertence a ela também, tenho certeza que ela estava torcendo muito por mim”, disse Joice.

O ouro ficou com Ana Vitória Rothebarth do Mato Grosso e o bronze com Vanessa Faustino Luiz do Rio de Janeiro.
No masculino, Tiago Macedo, começou vencendo, depois teve dois empates, e no último dia de disputas, na quarta rodada conseguiu uma brilhante vitória, e prometeu que iria pegar uma medalha, Promessa realizada, nova vitória e a medalha de prata após a quinta rodada. Esta é a segunda medalha de Thiago nas Olimpíadas Escolares, em 2006, na classe de 12 a 14 anos, em Poços de Caldas, Thiago ficou com a medalha de bronze. “Foi ótimo esta medalha, fiquei feliz, e saber que muita gente esta torcendo por e a retribuição desde carinho é com esta medalha”, disse Thiago.
A medalha de ouro foi para Bergson Fernandes Filho do Maranhão e o bronze para Igor Conte Mourão do Rio de Janeiro.
Para a técnica Giany Machado França, que acompanhou os dois enxadristas, disse que a conquistas destas medalhas é fruto da dedicação do alunos. “Estou muito orgulhosa deles. A Joice já é minha aluna, sempre dedicada, como sua irmã Jéssica. e o Thiago um amor de menino, muito dedicado e inteligente. Fico feliz em fazer parte desta conquista”, avaliou Giany.

O presidente da Paraná Esporte Ricardo Gomyde, mais uma vez ficou feliz por mais duas medalhas conquistadas pelo Paraná. Joice e Thiago são exemplos que os nossos Jogos Colegiais são importantes para o desenvolvimento do esporte em todas as cidades do Paraná. Eles estão de parabéns, pos esta conquista, e com certeza darão ainda muitas outras alegrias ao Paraná”, afirmou Gomyde.

Extraído da página da Paraná Esporte:
Governo do Estado do Paraná
Secretaria de Estado da Educação – Paraná Espore
Coordenação de Comunicação
Marcelo Flessak

quarta-feira, novembro 05, 2008

10 PERGUNTAS PARA VERA LÚCIA SALDANHA SGUARIO.

A Professora Vera Lúcia Saldanha Sguario conta um pouco de sua experiência frente à Secretaria de Esportes de Piraí do Sul, do orgulho que tem dos enxadrístas locais e do trabalho realizado na área e se emociona ao falar do pai, o Professor e enxadrísta Hélio Saldanha.

1. XP: Quando teve seu primeiro contato com o jogo de xadrez?
Prof.ª Vera:
Em tempo idos... Nasci e me criei vendo meu pai participando de Campeonatos Estaduais e até nacionais, não esquecendo dos jogos competitivos realizados nos finais de tarde, sábados, domingos e feriados, quase sempre em nossa casa, regado com muito chimarrão.

2. XP: Como foi receber o convite para participar da fundação do Clube de Xadrez Municipal que leva o nome do seu pai, o professor Hélio Saldanha?
Prof.ª Vera:
Muito gratificante e emocionante vendo o nome de nosso pai, perpetuado no esporte através do xadrez. São gestos como estes que nos incentivam a continuar prestando serviços relevantes para a comunidade, pois: “Todos colhemos o que plantamos”.

3. XP: A família Saldanha sempre foi adepta dos esportes, isso vem de herança do prof. Hélio?
Prof.ª Vera:
Felizmente nossa família foi e continua adepta ao esporte. São gerações, partido de meu pai e irmãos, passando para os filhos e hoje já está com nossos netos, seguindo o caminho que achamos o melhor, na atual conjuntura; O Esporte.

4. XP: A cidade de Piraí do Sul hoje é conhecida como um dos municípios que mais se destacam no Estado na modalidade de xadrez em várias faixas etárias. A que se deve este destaque?
Prof.ª Vera:
O xadrez Piraiense já e reconhecido no Estado. Vários fatores influenciaram: apoio, infra-estrutura, credibilidade e trabalho, muito trabalho e dedicação, principalmente do instrutor (Maurides) num projeto que se iniciou tímido, difícil pela complexidade da modalidade esportiva, foi crescendo, se estruturando e hoje chegou aonde chegou, e com certeza, se projetará ainda mais.


5. XP: Quando assumiu a pasta da secretaria de esportes em 2001 a senhora criou a Comissão Amigos do Esporte, uma oportunidade para aproximar a comunidade da administração esportiva. Foi criada também a Comissão Amigos do Xadrez. Como analisa a atuação destas comissões ao longo destes anos?
Prof.ª Vera:
Não foi fácil convocar e reunir pessoas da comunidade para opinar, discutir, apontar soluções para os problemas relacionados à pasta. Muitos anos de conscientização, apoio, até que se atingisse o objetivo: aproximação da comunidade, mais precisamente esportiva, ajudando, julgando, decidindo o que é melhor para a comunidade. O primeiro passo foi dado para a administração participativa.

6. XP: Hoje existe em Piraí do Sul a lei de incentivo do ensino de xadrez nas escolas públicas municipais, qual a importância desta lei?
Prof.ª Vera:
A modalidade de xadrez, até alguns anos atrás desconhecida, hoje para as Escolas Públicas Municipais por meio da Lei é de suma importância. Desenvolve todos os sentidos: atenção, disciplina, raciocínio, espírito de equipe e competitividade, além do lazer sadio que a modalidade proporciona.

7. XP: Neste ano a senhora estará deixando a secretaria de esportes, apesar disso, pretende acompanhar não só o xadrez como todas as outras modalidades esportivas?
Prof.ª Vera:
Com certeza. Não somos perpétuos em cargos e funções, principalmente públicos, mesmo porque acreditamos que mudanças são necessárias para que mais pessoas tenham oportunidade de apresentarem e desenvolverem seus projetos que venham ao encontro da comunidade Piraiense. Costumo dizer que depois de meu esposo, filhos, netos e familiares, o ambiente que mais me identifico são os locais esportivos, assistindo, participando, torcendo e vibrando. Nem que seja pela TV.

8. XP: Qual sua expectativa com relação ao próximo secretário de esportes?
Prof.ª Vera:
A expectativa não é só minha, mas de todos os munícipes. Tenho certeza que a próxima gestão tudo fará para a continuidade, já que o piraiense é um desportista nato. Desejo muito sucesso a meu sucessor ou sucessora e toda a sua equipe.

9. XP: A senhora foi secretária de esportes em quatro gestões, isso demonstra sua competência na área. Qual o legado que a senhora deixa aos esportistas e aos funcionários com que conviveu ao longo destes anos?
Prof.ª Vera:
Fui secretária em 4 gestões, em tempos diferentes. Não me julgo tão competente assim, acho que existem outras pessoas que teriam, talvez, mais condições de exercer tal função. Porém, o que tenho é muito boa vontade, disposição e muita garra, não desisto nunca no primeiro obstáculo. O legado que espero ter deixado é de experiência, companheirismo, respeito e de lealdade. Dizer que tive o prazer de conviver por oito anos consecutivos com uma pequena equipe, porém de grandes valores, formando a “família do esporte” e que juntos vestimos a camisa.

10. XP: Qual a mensagem que a senhora deixa aos praticantes do xadrez em Piraí do Sul?
Prof.ª Vera:
Dizer do meu orgulho e satisfação em ter jovens como vocês, que em um mundo onde há tanta inversão de valores, de conceitos e respeito, existem jovens, adolescentes e adultos que se utilizam da prática do xadrez não só competitivo, mas de lazer também. Prossigam, perseverem... O mundo tem jeito e vocês enxadrístas piraienses conseguem separar o joio do trigo. Parabéns, sigam em frente e contem sempre comigo no que estiver ao meu alcance.

No mês de dezembro o entrevistado será o campeão do Circuito Piraiense de Xadrez que será conhecido após a disputa do XIII Municipal Absoluto de Xadrez.

segunda-feira, novembro 03, 2008

II CXRCG - 4.ª ETAPA - RESULTADOS.

Gabriel Broday (Ponta Grossa) e Alessandro Monteiro (Piraí do Sul) foram os grandes vencedores desta etapa.
Neste feriado do dia 02 de novembro o Colégio Jorge Queiroz Netto (CEJQN) foi palco da quarta etapa do CXRCG – Circuito de Xadrez Rápido dos Campos Gerais.
O sistema de competição foi o suíço em sete rodadas com tempo de reflexão de 20 min/k.o. A arbitragem ficou a cargo do AR Maurides Júnior auxiliado por André Leme Halat e Leandro Moura.
Nesta etapa destacamos o excelente desempenho dos enxadrístas Gabriel Broday (Absoluto) e Alessandro Monteiro (Juvenil) que obtiveram 100% de aproveitamento e graças aos seus desempenhos conquistaram um aumento considerável de rating Fexpar.
Adenilson Moreira obteve a segunda colocação e pela sua regularidade assumiu a liderança do Circuito e agora depende apenas das próprias forças para ser o campeão e garantir sua vaga na final do paranaense absoluto deste ano.
A quinta e última etapa acontecerá no dia 07 de dezembro em Piraí do Sul.

A classificação final por categoria foi a seguinte – melhores:

Absoluto:
1. Gabriel Broday (7.0 / Ponta Grossa); 2. Adenilson Moreira (6.0 / Piraí do Sul); 3. Claudinei Góis de Oliveira (5.0 / Siqueira Campos); 4. Vagner da Silva (4.0 / Piraí do Sul); 5. Herbert Patrick Morais (4.0 / Ponta Grossa).

Sub 14
1. Alessandro Monteiro (7.0 / Piraí do Sul); 2. Willian King (5.0 / Piraí do Sul); 3. Fabiana Rodrigues (4.0 / Piraí do Sul).

Sub 12
1. Renato de Oliveira Barreto (6.0 / Piraí do Sul); 2. Ingryd Salete Borges (4.0 / Piraí do Sul); 3. Diogo Rentz (3.0 / Piraí do Sul).

Sub 10
1. Felipe Fankin Bett (3.0 / Piraí do Sul); 2. Samuel King (3.0 / Piraí do Sul); 3. Andrey Felipe Lopes (3.0 / Piraí do Sul).


Sub 08
1. Luiz Fernando Lemes (4.0 / Piraí do Sul); 2. Douglas Rentz (3.0 / Piraí do Sul); 3. Higor Flügel (1.0 / Piraí do Sul).

Após a disputa da quarta etapa os melhores colocados no Circuito são os seguintes:

Absoluto:
1. Adenilson Moreira (392,85 / Piraí do Sul); 2. Herbert Patrick Morais (378,57 / Ponta Grossa); 3. Gabriel Broday (359,43 / Ponta Grossa); 4. Rafael Nabosny (319,33 / Piraí do Sul); 5. Sérgio Busquete (237,47 / Piraí do Sul).

Feminino:
1. Rafaele Ferreira Silva (110,53 / Piraí do Sul); 2. Thaís Branger Correa (41,33 / Jaguariaíva); 3. Rafaela Xavier (32,57 / Arapoti).

Sub 16
1. Mayko Pereira (331,53 / Ponta Grossa); 2. Felipe Ribas (312,85 / Ponta Grossa); 3. Wagner Sokolski (103,71 / Piraí do Sul).

Sub 14
1. Willian King (265,61 / Piraí do Sul); 2. Alessandro Monteiro (181,67 / Piraí do Sul); 3. Victor Gomes Brondani (83,14 / Arapoti).

Sub 12
1. Renato de Oliveira Barreto (323,67 / Piraí do Sul); 2. Geovani Broday (207,14 / Ponta Grossa); 3. Ingryd Salete Borges (148).

Sub 10
1. Marcelo Ferreira Barreto (157,05 / Piraí do Sul); 2. Felipe Fankin Bett (62,86 / Piraí do Sul); 3. Samuel King (51,33 / Piraí do Sul).

Sub 08
1. Luiz Fernando Lemes (179,33 / Piraí do Sul); 2. Douglas Rentz (93,04); 3. Lesly Montúfar (66 / Londrina).

A Diretoria Regional dos Campos Gerais entregou na tarde desta segunda-feira (03/11) os alimentos arrecadados nesta etapa. A entidade beneficiada foi o Asilo São Vicente. Maurides Júnior, Diretor Regional da FEXPAR, destaca que desde que assumiu a direção regional tem essa preocupação de foro social.

Na próxima etapa, 07 de dezembro, em Piraí do Sul, serão arrecadados brinquedos para a brinquedoteca da APAE.

quinta-feira, outubro 30, 2008

ANAND AINDA É O CAMPEÃO MUNDIAL!

Com um empate na 11.ª rodada Anand mantem o título máximo do Xadrez mundial!

Anand empatou com peças brancas e manteve seu título sem necessidade de jogar a 12.ª partida. Anand optou por jogar 1.e4, que normalmente é sua abertura favorita. Kramnik jogou a Variante Najdorf da Siciliana, tentando desequilibrar, mas Anand pronto desviou-se dos terrenos conhecidos e não teve problemas para manter o controle sobre a partida. Depois de uma troca forçada de damas, Kramnik, com ligeira desvantagem no final, deixou de esforçar-se e ofereceu empate. Anand ganhou o Campeonato Mundial de 2008 por 6,5:4,5. Felicidades ao Campeão Anand!

A partida que decidiu o título mundial.

Partida 11
(11) Anand,V (2783) - Kramnik,V (2772) [B96]

WCh Bonn GER (11), 29.10.2008
1.e4 c5 2.Cf3 d6 3.d4 cxd4 4.Cxd4 Cf6 5.Cc3 a6 6.Bg5 e6 7.f4 Dc7 8.Bxf6 gxf6 9.f5 Dc5 10.Dd3 Cc6 11.Cb3 De5 12.0–0–0 exf5 13.De3 Bg7 14.Td5 De7 15.Dg3 Tg8 16.Df4 fxe4 17.Cxe4 f5 18.Cxd6+ Rf8 19.Cxc8 Txc8 20.Rb1 De1+ 21.Cc1 Ce7 22.Dd2 Dxd2 23.Txd2 Bh6 24.Tf2 Be3 ½–½

Fonte: http://www.chessbase.com/espanola/newsdetail2.asp?id=6488

terça-feira, outubro 28, 2008

MUNDIAL DE XADREZ - R10 - KRAMNIK RESPIRA!

A volta por cima de Kramnik (foto)?!

Bastava um empate para Vishy Anand manter o título, porém parece que ao estar tão perto do triunfo os nervos parecem atrapalhar um pouco. Em uma tranqüila variante da Defesa Nimzoindia, que Anand já havia jogado em várias ocasiões, o Campeão Mundial perdeu o rumo e consumiu muito tempo. Kramnik atacou conseqüentemente até terminar rompendo a posicão das negras com as peças maiores. No movimento 29 Anand não teve mais remédio que render-se.
O marcador agora é de 6:4 em favor de Anand.

Eis a partida:

Partida 10
(10) Kramnik,V (2772) - Anand,V (2783) [E21]
WCh Bonn GER (10), 27.10.2008
1.d4 Cf6 2.c4 e6 3.Cc3 Bb4 4.Cf3 c5 5.g3 cxd4 6.Cxd4 0–0 7.Bg2 d5 8.cxd5 Cxd5 9.Db3 Da5 10.Bd2 Cc6 11.Cxc6 bxc6 12.0–0 Bxc3 13.bxc3 Ba6 14.Tfd1 Dc5 15.e4 Bc4 16.Da4 Cb6 17.Db4 Dh5 18.Te1 c5 19.Da5 Tfc8 20.Be3 Be2 21.Bf4 e5 22.Be3 Bg4 23.Da6 f6 24.a4 Df7 25.Bf1 Be6 26.Tab1 c4 27.a5 Ca4 28.Tb7 De8 29.Dd6 1–0

segunda-feira, outubro 27, 2008

MUNICIPAL SUB 18!


Rafael Nabosny conquista o tricampeonato piraiense sub 18!

No último final de semana, dias 25 e 26/10 o Clube de Xadrez foi palco da decisão do título de campeão municipal na categoria até 18 anos.
O sistema de competição foi o suíço em quatro rodadas com tempo de reflexão de 65 min./k.o.
Como era de se esperar o campeonato foi muito disputado e o vencedor foi conhecido apenas na última rodada no jogo entre Nabosny e Lucas Oliveira. Rafael fez um bom uso do Gambito Benkö e com um melhor desempate que Valderino conquistou o evento pela terceira vez seguida.

A classificação final foi a seguinte – cinco melhores:

1. Rafael Nabosny (3½ / SB = 7.75); 2. José Valderino (3½ / SB = 2.75); 3. Tomílas Blens (3.0); 4. Vagner da Silva (2.0); 5. Lucas Ferreira Oliveira (1.0).

Algumas partidas do evento.

Tomílas Blens (1966) x Rafael Nabosny (2095) – Defesa Siciliana [B33]
III Municipal Sub 18 (2), 25.10.2008
1.e4 c5 2.Cf3 Cc6 3.d4 cxd4 4.Cxd4 Cf6 5.Cc3 e5 6.Cf3 Bb4 7.Bd3 d5 8.Cd2 Bg4 9.f3 Bh5 10.Cxd5 Cxd5 11.exd5 Dxd5 12.0-0 Bc5+ 13.Rh1 0-0 14.Cb3 Tad8 15.Cxc5 Dxc5 16.De1 Cb4 17.De2 Cxd3 18.cxd3 Db5 19.Df2 Dxd3 20.Be3 a6 21.Tfe1 Td5 22.Tac1 h6 23.h3 Tfd8 24.Tc7 b5 25.Tec1 e4 26.f4 De2 27.T1c2 Td1+ 28.Rh2 Dxf2 29.Bxf2 Bg6 30.Be3 T8d3 31.Te2 f5 32.Tc6 Bh5 33.g4 fxg4 34.hxg4 Bxg4 35.Tg2 Bf3 36.Bg1 Bxg2 37.Rxg2 T3d2+ 38.Rh3 e3 39.Te6 0-1

José Valderino (2064) x Lucas Oliveira (1893) – Defesa Índia do Rei [E70]
III Municipal Sub 18 (2), 25.10.2008
1.d4 Cf6 2.c4 g6 3.Cc3 Bg7 4.e4 d6 5.Bd3 0-0 6.Cge2 c5 7.d5 e6 8.0-0 Te8 9.Bg5 h6 10.Bxf6 Bxf6 11.f4 exd5 12.cxd5 Bd7 13.Dc2 Db6 14.Rh1 Ca6 15.Bxa6 Dxa6 16.f5 g5 17.Cg3 Bd4 18.h4 f6 19.Dd1 Te7 20.Dh5 Be8 21.Dg4 Tg7 22.Ch5 Bxh5 23.Dxh5 Tf8 24.Tf3 Bxc3 25.Txc3 Db5 26.b3 De8 27.Dxe8 Txe8 28.hxg5 Txg5 29.b4 cxb4 30.Tc4 a5 31.a3 b5 32.Tc6 Td8 33.axb4 axb4 34.Tb1 Tg7 35.Txb4 Tb7 1-0

Rafael Nabosny (2095) x José Valderino (2064) – Defesa Siciliana [B32]
III Municipal Sub 18 (3), 26.10.2008
1.e4 c5 2.Cf3 Cc6 3.d4 cxd4 4.Cxd4 e5 5.Cf5 g6 6.Cd6+ Bxd6 7.Dxd6 De7 8.Dd1 Cf6 9.Cc3 h6 10.Bd3 d6 11.0-0 g5 12.Cd5 Cxd5 13.exd5 Cb4 14.Bc4 Bf5 15.Bb3 0-0 16.a3 Ca6 17.Dh5 Rg7 18.Te1 Tac8 19.De2 Cc5 20.Ba2 Cd7 21.Bb1 Tc7 22.c4 Bxb1 23.Txb1 f5 24.b3 f4 25.Bb2 f3 26.gxf3 Df7 27.Rg2 Cf6 28.Bc1 Ch5 29.Tb2 Cf4+ 30.Bxf4 Dxf4 31.De4 Tcf7 32.Dxf4 Txf4 33.Te3 h5 34.Tc2 b6 35.b4 Tc8 36.Tec3 Td4 37.h3 Rf6 38.a4 Rf5 39.Tc1 h4 40.T1c2 a5 41.bxa5 bxa5 42.Rf1 Tc7 43.Re2 Tc8 44.Re3 Tc7 1/2-1/2

Lucas Oliveira (1893) x Rafael Nabosny (2095) – Gambito Benkö [A57]
III Municipal Sub 18 - (4), 26.10.2008
1.d4 Cf6 2.c4 c5 3.d5 b5 4.cxb5 a6 5.b6 Dxb6 6.Cc3 g6 7.e4 d6 8.Dc2 Bg7 9.Be3 0-0 10.Bd3 e6 11.dxe6 fxe6 12.f3 Cc6 13.a3 Tb8 14.Tb1 Dc7 15.Cge2 Ca5 16.Cg3 d5 17.exd5 exd5 18.b4 Te8 19.Rf2 cxb4 20.Txb4 Txb4 21.axb4 Cc4 22.Bd4 Cg4+ 23.fxg4 Df4+ 0-1

De 14 a 23 de novembro serão conhecidos os campeões nas categorias absoluto e feminino adulto.

MUNDIAL - R9 - ANAND A UM EMPATE DO TÍTULO!

Com um empate em 45 lances Anand dificilmente perderá a coroa de campeão do mundo!

A nona partida da série para decidir o mundial terminou mais uma vez empatada. Kramnik esteve melhor e surpreendentemente ofereceu empate para Anand que prontamente aceitou.
O escore agora é de 6:3 em favor de Vishy.

A nona partida foi esta.

Partida 9
(9) Anand,V (2783) - Kramnik,V (2772) [D43]

WCh Bonn GER (9), 26.10.2008

1.d4 d5 2.c4 e6 3.Cf3 Cf6 4.Cc3 c6 5.Bg5 h6 6.Bh4 dxc4 7.e4 g5 8.Bg3 b5 9.Be2 Bb7 10.Dc2 Cbd7 11.Td1 Bb4 12.Ce5 De7 13.0–0 Cxe5 14.Bxe5 0–0 15.Bxf6 Dxf6 16.f4 Dg7 17.e5 c5 18.Cxb5 cxd4 19.Dxc4 a5 20.Rh1 Tac8 21.Dxd4 gxf4 22.Bf3 Ba6 23.a4 Tc5 24.Dxf4 Txe5 25.b3 Bxb5 26.axb5 Txb5 27.Be4 Bc3 28.Bc2 Be5 29.Df2 Bb8 30.Df3 Tc5 31.Bd3 Tc3 32.g3 Rh8 33.Db7 f5 34.Db6 De5 35.Db7 Dc7 36.Dxc7 Bxc7 37.Bc4 Te8 38.Td7 a4 39.Txc7 axb3 40.Tf2 Tb8 41.Tb2 h5 42.Rg2 h4 43.Tc6 hxg3 44.hxg3 Tg8 45.Txe6 Txc4 ½–½

sexta-feira, outubro 24, 2008

NOVO EMPATE E ANAND COM A MÃO NA TAÇA!


Novo empate em 39 lances deixa Anand a um ponto do título!

O movimento inaugural da oitava rodada foi realizado por Peer Steinbrück, Ministro de Finanças da Alemanha. Kramnik, jogando de brancas, igual às partidas anteriores, començou com 1.d4. Empate em 39 lances e Anand pode garatir o título já na próxima rodada!
A partida foi a seguinte:

Partida 8
(8) Kramnik,V (2772) - Anand,V (2783) [D37]

WCh Bonn GER (8), 24.10.2008

1.d4 Cf6 2.c4 e6 3.Cf3 d5 4.Cc3 dxc4 5.e4 Bb4 6.Bg5 c5 7.Bxc4 cxd4 8.Cxd4 Da5 9.Bb5+ Bd7 10.Bxf6 Bxb5 11.Cdxb5 gxf6 12.0–0 Cc6 13.a3 Bxc3 14.Cxc3 Tg8 15.f4 Td8 16.De1 Db6+ 17.Tf2 Td3 18.De2 Dd4 19.Te1 a6 20.Rh1 Rf8 21.Tef1 Tg6 22.g3 Rg7 23.Td1 Txd1+ 24.Cxd1 Rh8 25.Cc3 Tg8 26.Rg2 Td8 27.Dh5 Rg7 28.Dg4+ Rh8 29.Dh5 Rg7 30.Dg4+ Rh8 31.Dh4 Rg7 32.e5 f5 33.Df6+ Rg8 34.Dg5+ Rh8 35.Df6+ Rg8 36.Te2 Dc4 37.Dg5+ Rh8 38.Df6+ Rg8 39.Dg5+ Rh8 ½–½