Competição foi organizada pela Prefeitura de Piraí do Sul e União Esportiva Xadrez Piraí.
O Clube de Xadrez Professor Hélio Saldanha, localizado no Ginásio Municipal de Esportes, sediou a XXII Taça São Francisco de Xadrez, organizada pela Prefeitura de Piraí do Sul e União Esportiva Xadrez Piraí, com apoio do Sicredi e do Programa Nota Paraná.
O torneio, realizado no domingo (03), contou com a participação de 22 enxadristas e ocorreu em oito categorias com o sistema suíço de sete rodadas, usando um tempo de reflexão de 10 minutos mais 5 segundos por lance efetuado.
O professor Maurides Júnior, técnico da equipe de Xadrez de Piraí do Sul, destacou que o evento é tradicional na cidade e ao longo dos anos tem revelado novos talentos no xadrez, sendo parte do Circuito Piraiense de Xadrez, agora em sua 27ª edição.
Tiago Mendes, Diretor de Esportes da Turismo, destacou a retomada de várias modalidades esportivas em Piraí do Sul, incluindo o xadrez já consolidado, e mencionou competições passadas e futuras, como o campeonato de voleibol, o Festival de Handebol, Atletismo, Tênis de Mesa e os campeonatos municipais. Ele enfatizou o compromisso da equipe da Secretaria de Esportes e Turismo em promover o esporte em todas as idades e modalidades na cidade.
Classificação da XXII Taça São Francisco de Xadrez.
Geral:
1. Henrique Galvan Calçada;
2. Lucas Galvan Calçada;
3. Maurides Júnior.
Feminino:
1. Mitzi Vedan de Ramos;
2. Karoline Campos Teixeira.
Sub-10 Feminino
1. Heloisa Fanckin da Costa.
Sub-12 Feminino
1. Gabriela Rabbers Moreira;
2. Marina Brisola Teixeira.
Sub-10 Masculino
1. Felipe Auer Abilhoa;
2. Gabriel Batista Gonçlaves;
3; Caio Bentivenha.
Sub-12 Masculino
1. João Vinicius Teixeira de Lima;
2. João Victor Teixeira de Lima;
3. Leonardo Batista Gonçalves;
4. Elvis José Teixeira da Silva;
5. Guilherme Teixeira Pereira.
Sub-14 Masculino
1. Heitor Fernando Brandalize;
2. Gustavo Gabriel Florindo;
3. Luís Antônio Fanckin da Costa;
Sub-16 Masculino
1. Pedro Henrique Alves de Lima;
2. Christofer das Brotas Pereira Oliveira.
Confira a classificação final AQUI.
Texto extraído da página da Prefeitura Municipal de Piraí do Sul, link para a matéria original AQUI.
BREVE HISTÓRICO DA TAÇA SÃO FRANCISCO.
Texto de Maurides Júnior
A primeira edição da Taça São Francisco aconteceu em 1999, e teve como vencedor Maurides Júnior, seguido por Sérgio Busquete e Wilian Ribeiro Alves. No feminino, a primeira campeã foi Talita Precoma Mainardes, seguida por Lilian Schons e Grasielle Santana, em 2000. O idealizador da competição foi Carlos Bolivar (foto), proprietário da Casa São Francisco, tradicional comércio em Piraí do Sul. Inclusive, ele foi o patrocinador da competição por um bom tempo. A competição se manteve como forma de homenagear Carlos Bolivar, um dos grandes ícones do Xadrez local e um dos grandes incentivadores da modalidade. Carlos Bolivar faz parte do Hall da Fama do Xadrez Piraiense, eleito em 2022.
Os maiores vencedores da Taça São Francisco foram, no absoluto: Maurides Júnior (1999, 2009 e 2015), Igor Dalcol Marcondes (2017, 2018 e 2019) e Sérgio Busquete (2003 e 2005). No feminino, a maior vencedora é Maria Verônica Bartmeyer (2016 e 2018).
A Taça São Francisco é uma das competições mais tradicionais do calendário local, ao lado do Amigos do Clube, Memorial Professor Hélio Saldanha e do Municipal. Pode-se dizer que estas competições formam o Grand Slam do Xadrez Piraiense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário